7 meios de salvar um casamento do divórcio

Dicas simples que podem realmente salvar um casamento afundando em um divórcio iminente.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Quando um casal enfrenta um relacionamento extremamente difícil, surge o sentimento de estar remando em uma canoa furada prestes a afundar… Nesse contexto, o divórcio começa a parecer a única saída possível.

Mas não é!

Como recuperar um casamento que está à beira do divórcio

Se mesmo com todo o sofrimento que têm passado, vocês ainda conseguem sentir amor um pelo outro, considerem estas 7 dicas que podem realmente salvar um casamento naufragando de um divórcio iminente:

1. Não entrem em pânico

A ansiedade e o estresse de uma relação desgastada não permitem que os cônjuges consigam avaliar de forma clara e realista a situação.

Advertisement

Na maioria das vezes, esse estado de ansiedade leva as pessoas a reagirem de forma depressiva aos desafios.

Quando sentir a tensão crescer dentro de você, uma técnica simples de respiração pode ajudar a encontrar calma. Feche os olhos, inspire pelo nariz contando até 3; segure o ar e conte até 3; por fim, solte todo o ar dos pulmões lentamente, contando até 6. Repita 5 vezes (ou mais, se for preciso!) e observe como se sente.

2. Escutem um ao outro

Os problemas acontecem no casamento por causa da leitura errada que um faz do outro.

Uma boa comunicação é fundamental no casamento e comunicar-se não significa somente falar. Escutar talvez seja a parte mais significativa disso.

Demostrem interesse no que outro tem a dizer e esperem o outro terminar de falar antes de acrescentar sua opinião.

Advertisement

A importância de saber ouvir para a felicidade familiar

Outra ferramenta muito importante nessas situações é repetir o que o outro acabou de dizer, mas com suas próprias palavras. Isso ajuda a ver se compreenderam exatamente a mensagem que o outro quis passar.

Se algum ponto foi compreendido de forma equivocada, o outro cônjuge tem a chance de tentar se explicar de forma diferente.

3. Não prejudiquem um ao outro

Gosto de uma passagem da Bíblia que diz: “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” (1 João 4:18)

Não há como o amor sobreviver em um clima de constantes ameaças. Um casamento só floresce quando fincado no solo da confiança e do respeito mútuos.

Advertisement

A regrinha de ouro – “faça ao outro o que gostaria que fizessem a você” – precisa ser aplicada à risca.

4. Conheçam as necessidades um do outro

Grande parte dos problemas no casamento começa quando um dos cônjuges (ou ambos!) passa a focar apenas em suas próprias necessidades.

O simples fato de demonstrar interesse em conhecer quais são as necessidades do seu parceiro já proporciona uma melhoria incrível no relacionamento, porque faz com que o outro se sinta valorizado.

5. Sejam o melhor que podem ser

Façam de tudo para agradar. Se no momento parece ser impossível resolver os grandes problemas, foquem nos pequenos.

Coisas simples como cozinhar algo que o marido goste, esconder um chocolate com um bilhetinho debaixo do travesseiro, trazer uma florzinha para esposa, pode ser um primeiro passo muito importante.

Advertisement

Faça sua parte, mesmo se achar que no momento o outro não está merecendo esse agrado, e observe a transformação acontecer.

6. Sejam pacientes

Mesmo com a sombra da separação pairando no ar, vocês podem mostrar paciência.

O fato de demonstrar que estão dispostos a esperar as coisas se acalmarem, que ainda tem fé na relação de vocês e que estão dispostos a fazer os ajustes necessários para fazer o casamento dar certo tem um poder de atração incrível e pode representar uma guinada no cenário atual.

7. Relembrem os dias felizes que tiveram juntos

Se vocês se casaram é porque um dia se apaixonaram um pelo outro, certo? E para que isso acontecesse tenho certeza que ambos possuem qualidades que despertaram a afeição do outro.

Relembrem essas qualidades e os dias felizes que passaram juntos. Aquela viagem especial, as idas ao cinema ou aquele esporte que praticavam juntos.

Advertisement

Ver fotos antigas ajuda a reavivar a memória dos momentos bons e também dos desafios que venceram juntos.

14 razões para lutar por seu casamento

Escolham uma dessas dicas para colocar em prática hoje!

Enquanto existir amor, existe esperança para o casamento de vocês. E uma família feliz é o tipo de coisa pela qual vale a pena lutar.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.