Três maneiras de ajudar seu filho adolescente a vencer a pressão dos colegas

Quando seus filhos crescem, a influência dos amigos e colegas na vida deles se torna cada vez mais predominante.

2,775 views   |   6 shares
  • Quando seus filhos crescem, a influência dos amigos e colegas na vida deles se torna cada vez mais predominante. A pressão dos colegas pode ser uma influência tanto positiva quanto negativa neles e nas decisões que tomam. Por esse motivo, há três coisas muito importantes que você deve fazer com seus filhos quando alcançarem essa idade crítica e passarem a receber a pressão externa dos colegas.

  • 1. Ensine a seus filhos o valor que eles têm

  • Filhos que são valorizados em casa provavelmente não vão ceder a influências negativas quando estiverem fora de casa. Garantir que seus filhos se sintam amados e valorizados em tudo o que fazem é provavelmente a coisa mais importante que você pode fazer como pai ou mãe para ajudá-los a combater as influências externas do mundo. Se seus filhos se sentem bem a respeito de quem são e estão confiantes de suas escolhas e opiniões, eles serão menos influenciados pelas escolhas e opiniões dos colegas. Converse com seus filhos. Faça com que saibam que você os valoriza, que confia neles e que eles são importantes da maneira como são. Inclua seus filhos em conversas importantes e realmente leve a opinião deles em conta. Isso os ajudará a se sentir valorizados e mais autoconfiantes em seu processo de tomada de decisões.

  • 2. Incentive os interesses

  • Cada filho tem um conjunto exclusivo de talentos e habilidades. Ajude seus filhos a descobrir esses interesses e habilidades e faça tudo o que puder para incentivá-los. Um filho que tem seus próprios interesses é menos suscetível a ser persuadido por um grupo de colegas. Ter interesses genuínos os ajudará e fará com que escolham amigos que também tenham esses mesmos interesses. Com isso, eles farão parte de um grupo de amigos que pode ser eficiente ao incentivar seus filhos a alcançar metas relacionadas aos interesses deles.

  • 3. Tenha uma boa comunicação com seus filhos

  • Enquanto seu filho ainda é jovem, abra linhas de comunicação eficientes. Se você conversar com eles sobre qualquer assunto quando forem jovens, há chances de que falarão com você sobre coisas mais importantes quando forem mais velhos. Com uma comunicação aberta, você pode falar com seus filhos sobre suas preocupações quanto à associação deles com pessoas da mesma idade. Você pode começar a falar com eles sobre situações específicas que talvez venham a enfrentar, e juntos criar um plano abrangente sobre como lidar com essas situações. Esse é um momento importante para falar com seus filhos e ajudá-los a decidir como vão agir quando a situação se apresentar. Se um jovem já está familiarizado com uma escolha que lhe é apresentada, e se já decidiu como vai reagir, é bem mais provável que siga o plano conforme decidido anteriormente do que se jamais tiver conversado sobre aquela situação.

  • Advertisement
  • Apesar de a pressão de amigos ser uma influência importante na vida de seus filhos, os pais e a família são ainda mais importantes. Se seus filhos sentem que são amados e que têm o apoio dos pais, é bem mais provável que evitem a pressão que vem dos amigos e colegas, que ouçam seu conselho como pai ou mãe e encontrem o próprio caminho deles por meio de escolhas importantes. O mais importante a fazer é se lembrar de que uma influência para o bem na vida de seus filhos precisa começar quando ainda são jovens, e que essa influência precisa ser consistente.

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original 3 important ways to help your teenager overcome peer pressure, de Lynn Scoresby.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Dr. A é um terapeuta familiar há mais de 35 anos e já publicou mais de 20 livros/programas de treinamento.

Website: http://www.FirstAnswers.com

Três maneiras de ajudar seu filho adolescente a vencer a pressão dos colegas

Quando seus filhos crescem, a influência dos amigos e colegas na vida deles se torna cada vez mais predominante.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr