5 formas divertidas de esconder legumes na dieta das crianças

Obrigar uma criança a ingerir legumes não é uma tarefa agradável. Escondê-los nos alimentos pode ser uma boa ideia.

Michele Coronetti

Em um mundo perfeito crianças e adultos ingerem legumes e alimentos saudáveis. Como isso é basicamente utopia, uma ideia é esconder os legumes nos alimentos preparados para as crianças.

Como inserir legumes na alimentação das crianças

Aqui estão 5 formas de inserir legumes de forma tranquila, sem choro ou birra:

1. Smoothies

Essa bebida colorida tem conquistado o paladar de muitos. Doce, gelada e de cores alegres, ela permite a adição de legumes que ajudarão na nutrição da criança sem que ela perceba. Podem ser usados cenouras, beterrabas, couves, espinafres. Acrescidos de iogurte, mel e pedras de gelo ficam ótimos e saudáveis. Não esqueça de usar suco de fruta natural ou frutas congeladas como o morango. Brinque com as cores e as texturas.

6 receitas de sucos com legumes escondidos para crianças

Advertisement

2. Molhos

Esta técnica consiste em inserir os legumes na preparação de molhos, afinal eles serão processados e ficarão irreconhecíveis. Usando molho pronto, acrescente cenouras ou beterrabas cozidas, couves, brócolis ou couve-flor, espinafre, milho verde cozido ou outros legumes processados. Ficam melhor ainda se o molho for feito com tomates frescos e ervas aromáticas.

3. Bolos e tortas

Muito comum no paladar brasileiro, o tradicional bolo de cenoura denuncia sua origem e as crianças adoram. Outros bolos doces podem ser acrescidos da cenoura, beterraba, batata-doce ou mandioquinha, pois são raízes adocicadas. Acrescente o legume à receita, faça um bolo tradicional ou um cupcake, substituindo o óleo ou margarina por iogurte natural.

Já nos salgados, esconder legumes em tortas diversas é uma excelente opção. Purês de batatas, abobrinhas ou outros legumes ralados ficarão ótimos em tortas, pães, pizzas e muffins.

4. Misturas

Da próxima vez que fizer uma omelete, que tal acrescentar alguns legumes frescos ralados ou cozidos e picados? Quando bater a massa da panqueca, acrescente-os também. No preparo de hambúrgueres podem ser colocados à vontade e depois congelar. Em dias frios, uma sopa creme batida com vários legumes é deliciosa. Coloque mais legumes nas refeições de toda a família.

10 receitas de saladas para um dia quente

Advertisement

5. Suplemento alimentar

Aqueles dias corridos onde fica difícil acrescentar os legumes na preparação dos alimentos, as necessidades das crianças podem ser supridas através destes divertidos suplementos alimentares que contém legumes em sua composição. No formato de balas gelatinosas, cápsulas ou em pó é uma outra opção para manter as vitaminas.

13 ideias criativas para incluir vegetais nas refeições das crianças

Essas ideias podem fazer parte do dia a dia de uma família saudável e protegida pelas vitaminas fornecidas pelos legumes. Como benefício, um crescimento mais equilibrado e menos doenças nas crianças poderão ser garantidos.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.