10 passos para viver um casamento para a vida inteira

Muito se fala sobre as dificuldades do casamento, mas difícil mesmo é deixar escapar a oportunidade de ser feliz a vida toda.

Suely Buriasco

Muitos dizem que o casamento para a vida inteira é um mito e banalizam o divórcio como se ele fosse a solução para a maioria dos problemas conjugais, quando verdadeiramente, a solução está na harmonização do casal. Muitos são os exemplos que comprovam que não só é possível, como bastante viável, manter um casamento pela vida toda.

Eu mesma tenho grandes exemplos na família, como escrevi no artigo A família unida: Doce herança.

Mas casamento feliz não depende da sorte, e sim da edificação efetiva que se inicia antes mesmo do casamento. Nesse sentido alguns passos são fundamentais:

1. Explore os padrões familiares

Conhecer valores e crenças da família de origem facilita muito. Antes de casar representa um alerta e depois sinaliza a melhor forma de entender e lidar com os padrões do cônjuge.

2. Desenvolva a empatia

Compreender as diferenças é fundamental, a empatia proporciona um novo olhar sobre as situações ligadas ao cônjuge e facilita a busca de opções favoráveis para se entender com ele.

Advertisement

3. Cultive a amizade

Isso mesmo, a amizade é um dos pilares das uniões duradouras. Você pode ter sentimentos em relação ao seu cônjuge, mas se não for parceiro(a), amigo(a) e fiel não levará essa união de forma satisfatória. Com amizade é possível separar as emoções e encarar o outro com comprometimento e respeito.

4. Faça um pacto de casamento

As pessoas costumam fazer o contrato formal, mas na prática o que vale mesmo é o pacto, por isso é importante que o casal faça acordos em relação à vida em comum. Atendendo muitos casais em conflito pude perceber o quanto isso é importante, pois o relacionamento se transforma a partir do comprometimento de ambos.

5. Busque ajuda profissional

Se o relacionamento se mostra mais negativo do que positivo, não espere que as coisas se compliquem ainda mais, busque ajuda o quanto antes. É muito bom quando se pode contar com um especialista para dissolver as possíveis turbulências.

6. Busque apoio espiritual

A oração tem grande poder e mantém a harmonia e o bom ânimo entre os cônjuges. No lar representa um alicerce seguro capaz de afastar vibrações negativas que insuflam os desentendimentos. Orar pelo relacionamento é uma grande defesa a favor da harmonia e união do casal.

7. Seja atencioso(a)

Esteja sempre atento(a) em relação ao seu cônjuge a fim de demonstrar amor e detectar suas necessidades mais prementes. A atenção é uma forma generosa de se doar e manifestar bons sentimentos.

Advertisement

8. Elogie seu amor

Cuidado com o rigor das críticas, elas podem formar um círculo vicioso muito negativo para a relação. Procure dar ênfase aos pontos positivos da pessoa que você ama e transmita isso com espontânea satisfação.

9. Não permita que a mágoa se instale

Quando o conflito se transforma em briga, os cônjuges se magoam e a irritação se amplia. O quanto antes procure dissolver os desentendimentos, formular acordos e, conforme escrevi Não espere o outro tomar a iniciativa de salvar seu casamento: Tome você!

10. Renove a relação

O novo é sempre muito atrativo, assim, busque revigorar o relacionamento com pequenas surpresas que representem alguma quebra na rotina diária. A vida a dois pode ser muito estimulante, basta que os cônjuges invistam na satisfação de revigorar a relação.

Será mesmo tão difícil manter um casamento para a vida toda? Aparentemente pode ser mais fácil optar pelo divórcio, no entanto, quando observamos as consequências constatamos que, na maioria das vezes, difícil mesmo é desistir de tentar.

Pensando em divórcio? Considere 5 razões para manter seu casamento

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.