Reerguer-se na vida: Mudar não depende dos outros

Transformar nossas vidas é algo que somente nós mesmos podemos fazer. Veja como ter a energia necessária para isso.

6,879 views   |   19 shares
  • “Havia uma pequena menina, suja e maltrapilha, de cabelos desgrenhados, muito magra, sentada no meio fio de uma rua movimentada. Ela estava abraçada a uma boneca de pano, igualmente rota. Aquela visão parecia ser chocante somente para mim, pois os demais transeuntes que passavam, olhavam-na, mas eles pareciam não enxergá-la. Sentei-me ao seu lado. Seus grandes e sofridos olhos fitaram os meus e lágrimas translúcidas começaram a verter por seu rosto. Primeiro, eram tímidas. Mas depois de alguns minutos, viraram tempestade. Peguei-a pela mão e a levei comigo. Quis mudar sua história e acabei transformando a minha.”

  • Este “relato” é ficcional. Trata-se de um dos meus pequenos contos. Mas, tenho a certeza, que para muitos ele é realidade. Estes são seres mais evoluídos, capazes de doar uma parte de si mesmos a outros que precisam de mais amor e carinho do que eles necessitam naquele momento. Em troca, eles recebem paz e aprendizado. Outros, ainda não chegaram a este patamar, pois precisam acalentar a própria alma antes de poder acalmar o espírito alheio.

  • Cada vida foi enviada para a Terra por um motivo, com uma função. Cada um tem seu valor. Ninguém é mais ou menos que o outro. Isso é muito importante. Contudo, algumas pessoas acabam por perder a trilha e, por não saberem mais qual o caminho a seguir, escolhem aquele com alguns obstáculos mais difíceis ou com luminosidade menos intensa.

  • Se você não estiver encontrando sua pisada na mata densa, não se preocupe tanto em encontrá-la rapidamente. Acalme seu coração e busque ajuda naqueles que você sabe estarem ao seu lado para vê-lo se reerguer. Aqui tenho algumas palavras que podem auxiliá-lo nesta transformação:

  • 1. Conte com você

  • Os que querem vê-lo bem e feliz ficarão ao seu lado, mas eles não podem fazer escolhas por você. Portanto, você tem que ser uma pessoa segura de si para tomar as decisões corretas. No início, a dificuldade em escolher entre dois assuntos será grande, mas se você insistir, mesmo que faça a escolha errada, ficará cada vez mais forte e, ao final do processo, voltará a ter confiança em si mesmo.

  • 2. Perdoe-se

  • Todos nós erramos. Todos nós temos problemas. Todos nós caímos. O que nos diferencia é que alguns de nós conseguimos nos levantar e outros não. Isso se deve ao fato de que os primeiros se afundam na culpa e não se perdoam, e os outros não fazem isso. Em qual dos grupos você se encaixa?

  • 3. Entenda que você tem um lugar ao sol

  • Todos nós temos um objetivo aqui na Terra. A gente não veio para cá a passeio. Por isso, ficar sentado dia após dia se lamentando não é o programa. Se você acha que os percalços da vida o levaram a estar onde e como está agora, está totalmente errado. Você se colocou nesta situação e só você pode mudá-la. Seu lugar lá fora está reservado e pronto para te receber, basta você encontrá-lo.

  • Advertisement
  • 4. Esqueça o papo do merecimento

  • Dizer que você não merecia que isso ou aquilo tivesse acontecido com você, com sua família ou com seus amigos e que é por causa disso que você não está apto a fazer qualquer coisa para melhorar sua situação é um erro. E dos grandes. Isso é a mais completa ilusão que nossa mente pode pregar em nós mesmos. Não deixe que isso aconteça com você. Se você precisar de um tratamento de choque, vá a algum lugar, como uma instituição que trata de pessoas com problemas de saúde e veja o que elas "não mereciam” e veja como elas reagem a isso. Vai te fazer muito bem.

  • 5. Escreva sobre a sua verdade

  • Já pensou em colocar num papel, ao final de cada dia, a resposta para esta pergunta: “Qual é a sua verdade?”. Isso significa dizer que você vai escrever sobre o que acredita que a vida significa para você e o que você está fazendo com a sua vida. Mas não basta escrever. A cada 15 ou 20 dias, leia o que escreveu durante este período. Você não precisa mostrar para ninguém. Isso é para ver como suas escolhas influenciam sua visão e observar seu progresso.

  • Há muito que falar sobre a vida, sobre mudanças e transformações, sobre nossa capacidade de melhorar a nós mesmos para, então, e só então, conseguirmos melhorar o mundo. Mas, creio que, para este artigo, o que escrevi acima já é o bastante.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

Reerguer-se na vida: Mudar não depende dos outros

Transformar nossas vidas é algo que somente nós mesmos podemos fazer. Veja como ter a energia necessária para isso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr