21 formas de ter a melhor família que existe

O que é preciso para ser uma família onde os membros se amam e apoiam uns aos outros?

Sônia Penha

As famílias são um dom de Deus. Quem não gostaria de ter uma família onde os membros se amam e apoiam uns aos outros?

Cada família é única com suas qualidades e também com suas próprias dificuldades, o que as torna mais fortes são as maneiras pelas quais elas superam os fardos e comemoram as alegrias juntos.

Fortalecendo o amor em família através da proximidade com Deus

Então, como podemos conseguir essa união?

Podemos começar pelas coisas simples: conversando, rindo, tendo discussões “saudáveis”, sim, é isso mesmo, até os desentendimentos podem contribuir para um resultado positivo, que continua com os diálogos abertos, apoio e amor.

Advertisement

Se você deseja unir mais cada membro de sua família, estas dicas poderão ajudar.

1. Honre os mais velhos

Familiares mais velhos viveram muito e possuem experiências, boas e ruins, que contribuem para o aprendizado e crescimento em família. Valorize e mostre gratidão por essa sabedoria aprendendo com seus erros e acertos.

2. Envolvam-se em constante diálogo

Na família, se comunicar bem é importante para a harmonia e felicidade. Todos precisam desse atributo. Conversar evita mal-entendidos, resolve problemas, ajuda a conhecer e entender melhor cada pessoa, demonstra interesse. Fale sobre vários assuntos. Ouça e lembre-se que não é preciso concordar sempre.

3. Comece a ensinar os filhos cedo

Estabeleça disciplinas familiares e regras básicas enquanto os filhos são pequenos. Assim eles crescerão sabendo o que é apropriado e o que não é, se sentirão seguros, protegidos e contribuindo para a família viver em harmonia.

4. Respeite os avós

Eles são importantes, são o coração de qualquer família e os filhos precisam saber disso, precisam amá-los e respeitá-los. Pedir-lhes que compartilhem suas histórias, bem como a história da família, fortalecerá o respeito e amor de todos.

Advertisement

5. Dê presentes – tanto materiais como emocionais

Pensar em cada membro da família individualmente e surpreendê-los com um presente simples ou um gesto faz com que sintam que são parte importante da família. Por exemplo, dê sua paciência ou humor para melhorar o ambiente ou anime e incentive um membro triste de sua família. Isso vai melhorar muita coisa.

O amor como base de uma família feliz

6. Seja honesto

Quer seja num grande ou pequeno acontecimento em sua vida ou na família, procurem expor os sentimentos e comparar ideias de uma maneira equilibrada e respeitosa.

7. Fale sobre os problemas

Caso estejam passando por tempos difíceis – morte na família ou crise financeira – uma reunião de família ajuda a falar sobre isso e buscar solução ou compreensão.

8. Os filhos também têm voz

Os filhos são inteligentes e capazes, possuem voz, opinião e perspectiva. Ouça, respeite e aprecie tudo o que eles fazem para o bem da família.

Advertisement

9. Converse sobre as mudanças

Ao planejar uma grande mudança ou trocar de emprego o apoio que a família pode dar nos surpreende, as ideias que eles oferecem a partir de suas próprias experiências ajudam no sucesso dessas mudanças.

10. C omam juntos

Fazer as refeições juntos regularmente é uma oportunidade de fortalecer a união, se inteirar da vida, necessidades, afazeres e realizações dos outros membros da família e até oferecer apoio e ajuda.

5 formas de reservar tempo para ter uma família feliz

11. Aprecie seus pais

Os filhos precisam compreender que os pais têm um dos trabalhos mais difíceis e precisam, muitas vezes, ser firmes e tomar decisões difíceis para o bem da família. Precisam apreciar os pais por conduzi-los e obedecê-los nessas decisões.

12. Aceite diferentes perspectivas

É importante para a união da família entender que cada um, irmãos, pais e filhos, tem sua opinião e nem sempre irão concordar. Aceitem isso e escutem as sugestões e opiniões de todos.

Advertisement

13. Façam perguntas difíceis

Vocês já fizeram as perguntas “Eu sou feliz? Realizada?”. Ficamos tão ocupados com a rotina diária que nos esquecemos de avaliar a vida pessoal e familiar. Os membros da família precisam confiar uns nos outros para avaliar essas questões e checar pontos importantes da vida que contribuirão para a felicidade e realização de todos.

14. Planeje atividades

Caso a união não venha de forma natural para a sua família, não se estresse, procure fazer alguma atividade juntos, como corridas, um lanche ou um passeio para garantir que vocês permaneçam conectados.

15. Criem algo juntos

Crie vínculos fazendo algo bonito para a casa ou para os membros da família, como jardinagem ou decoração para uma festa. Esse convívio proporciona experiências especiais.

16. Ofereçam palavras de amor

Mesmo não concordando com alguém da família, certifique-se de dizer palavras encorajadoras, construtivas e jamais ofensivas.

17. Tenha um tempo para si mesmo

Para que cada um seja mais positivo e amoroso na família é importante ter um tempo para cuidar si mesmo e fazer coisas que aprecie e necessite.

Advertisement

18. Ofereça cuidado

Se alguém da família precisar, se ofereça para cuidar dessa pessoa. É importante que aqueles que nos conhecem bem estejam lá durante os tempos difíceis.

19. Ajude com as tarefas diárias

Mostre que você se importa e está comprometido com o bem-estar da sua família ajudando nas tarefas diárias e aliviando o fardo uns dos outros.

5 regras insubstituíveis que você tem que ter em casa

20. Cultivem memórias

Manter fotos antigas e filmes caseiros sempre à mão ajuda a família, às vezes, a reviver memórias importantes que a construíram, fortalecendo ainda mais o amor e a união.

21. Seja um ombro amigo

Uma das melhores coisas sobre as famílias é que elas podem ser um sistema de apoio fenomenal ao oferecer ajuda, consolo e incentivo aos membros da família em tempos bons e ruins.

Advertisement

Ser uma família onde os membros se amam e apoiam uns aos outros é algo que podemos conseguir começando por essas coisas simples. Nunca deixe de lutar pela paz, união e felicidade da família, pois eles são o bem maior que temos nesta vida.

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.