10 coisas que todo casamento precisa para progredir

Preste atenção nestas 10 dicas valiosas que, se seguidas, darão um gás no seu casamento e aproximarão seu cônjuge ainda mais de você.

Marcia Denardi

Embora o casamento não tenha um manual de instruções para orientar o casal que decide mergulhar nesse compromisso, e nem uma conduta correta e única a ser seguida, algumas dicas podem ser muito úteis para que o casal enfrente com coragem e determinação os desafios do matrimônio, e podem ajudá-lo no progresso do relacionamento. Afinal, um casamento “feliz para sempre” não é construído do dia para a noite, mas sim, na maioria das vezes, leva a vida toda para chegar ao patamar considerado excelente, e definitivamente feliz.

6 sinais de que seu casamento irá durar a vida inteira

Casamentos que chegaram a esse nível formidável de felicidade, quase sempre tinham dez características em comum, que estão listadas a seguir:

1. Comunicação aberta

Sem dúvida, a total lealdade entre ambos os cônjuges é uma das partes mais importantes do progresso do casamento. Relacionamentos em que há segredos tendem a enfraquecer e com frequência acabar. Por isso, abra seu coração ao seu companheiro e veja surgirem grandes resultados no seu casamento.

2. Trabalhar em equipe

Quando o casal trabalha em união para fazer o casamento progredir, é mais provável que esse objetivo seja alcançado. Afinal, a eficiência é bem menor e o objetivo fica muito mais distante quando dois soldados da mesma equipe batalham em direções opostas ou quando apenas um deles derrama suor para vencer a batalha, não é mesmo?

Advertisement

3. Mantenha o foco na espiritualidade

Existe um belo ditado que diz “a família que ora unida permanece unida”. Apesar de esse ditado falar especificamente em oração, o sentido da frase pode ter um significado muito profundo e amplo. Quando o casal ora junto, além de estudar as escrituras, fortalecer a fé, aprender e aplicar valores cristãos em sua família e em seu casamento, uma fortaleza espiritual é construída, o que ajuda a manter o casal sempre fiel a esses princípios e ao cônjuge.

Como a fé pode unir um casal e melhorar o casamento

4. Objetivos comuns

Embora os cônjuges tenham diferentes interesses individualmente, os mesmos objetivos gerais para a família e o casamento, como métodos de criação dos filhos, local onde o casal pretende viver e constituir a família, e outros interesses que envolvam o casal de um modo geral, fazem com que ambos andem em uma mesma direção e geralmente mantenham-se unidos em propósito, fortalecendo a relação.

5. Um lar limpo e organizado

Pode parecer estranho para alguns estabelecer uma relação entre um casamento feliz e uma casa limpa e organizada, mas calma porque há uma boa explicação para isso. Acontece que um lugar limpo e organizado para passar ao lado da pessoa que você ama torna o ambiente mais agradável e aconchegante, e consequentemente mais propício para aliviar o estresse do dia a dia, sendo um ponto a mais para fortalecer a relação. Se o trabalho para tornar o ambiente agradável for dividido entre ambos os cônjuges, ao invés de o trabalho doméstico recair somente sobre um dos dois, fica ainda mais fácil que o casal passe bons momentos junto.

6. Com quem fica o dinheiro?

O descontrole financeiro, conforme explicado no artigo Como driblar 3 dos principais conflitos do casamento, é um dos grandes vilões de qualquer casamento. Mas há outro pequeno erro que pode trazer grandes problemas para o feliz casal: o fato de apenas um dos cônjuges ter controle sobre as finanças da casa. Por isso, é importante que o casal estabeleça em união o orçamento doméstico, dividindo as responsabilidades financeiras e entrando em acordo sobre as decisões que envolvam os gastos da família. A tendência é que o estresse seja bem menor.

Advertisement

7. Tenha um tempo sozinho

É maravilhoso passar muito tempo com a pessoa que você mais ama, certo? Mas ter um tempo só seu, para cuidar um pouco de si mesmo(a), fará com que o tempo que você passa junto com seu cônjuge se torne ainda mais agradável. Afinal, você não pode matar a saudade se não deixa ela surgir. Além disso, você precisa cuidar de você mesmo e estar bem para cuidar de quem você ama.

8. Intimidade

O sexo é uma parte importante do casamento e é essencial para aproximar o casal a manter a paixão sempre viva.

9. Amizades

Manter boas amizades e bons relacionamentos com os seus familiares e os do cônjuge é essencial para um bom casamento. Vocês certamente vão passar ótimos momentos de diversão e alegria juntos de seus amigos e familiares, além disso, vão compartilhar grandes experiências construtivas e aprender com eles.

10. O ingrediente simples e mais importante de qualquer casamento… Amor

Ame seu cônjuge de forma abnegada, incondicional e singela, e você terá sempre força para enfrentar qualquer desafio e correr atrás de qualquer sonho, afinal, você terá ao seu lado a pessoa que dará sempre sentido à sua vida e estará sempre ao seu lado para o que der e vier.

Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.