Quando é hora de dizer "não"

Uma das maiores fontes de sofrimento dos seres humanos, até hoje ainda, é a dificuldade de dizer “não” quando necessário.

2,935 views   |   1 shares
  • Este artigo foi publicado originalmente no blog de Eliana Barbosa e republicado aqui com permissão.

  • Uma das maiores fontes de sofrimento dos seres humanos, até hoje ainda, é a dificuldade de dizer "não" quando necessário. Essa falta de assertividade é uma limitação muito destrutiva – um entrave à felicidade – porque quem passa por isso vive a vida com medo de desagradar os outros, o que na verdade é o medo de ficar só.

  • Me diga: Como anda a sua habilidade para dizer "NÃO" quando é preciso?

  • A necessidade de aprovação é uma dependência emocional que tem causado grandes desastres nos relacionamentos e, é claro, na saúde de muita gente.

  • Quando você sente vontade ou necessidade de dizer "não", mas acaba dizendo "sim", você está sendo desonesto com a pessoa mais especial da sua vida – Você! E, ao longo do tempo, essa postura de não sinceridade consigo próprio poderá lhe causar, dentre outros males, sérios problemas físicos, depressão, desesperança e mau humor. E, é claro, a tão temida solidão, porque ninguém valoriza quem não se valoriza.

  • É hora de ser sincera com você!

  • Quantas pessoas há que ficam sustentando uma situação negativa, suportando maus-tratos ou esperando pela mudança dos outros, numa enganosa tentativa de manter as coisas como estão, mesmo que estejam um caos. É o famoso temor de sair da "zona de conforto" – aquela situação que por pior que esteja, é a que você conhece. Tudo fora dessa "zona de conforto" é desconhecido e incerto e demanda coragem para enfrentar o novo.

  • O mais triste acontece quando a pessoa vai suportando a dor do desprezo, da ingratidão, numa vã esperança de que os outros se modifiquem para melhor, que reconheçam a sua importância. Se esse é o seu caso, por favor, acorde para a vida: os outros não vão mudar só porque você quer ou porque você está sofrendo; quem tem que mudar, agora, já, é você, com determinação e certeza de que você merece ser amado e bem tratado sempre!

  • Pare de "dar murro em ponta de faca"

  • E não se assuste quando falo em mudança, porque um olhar diferente ou um silêncio onde era esperado um grito ou discussão, já é uma postura de mudança.

  • É hora de dar um basta nas situações mal resolvidas, e esse ato de "basta" não precisa ser deixar tudo para trás e sim, quem sabe, um murro na mesa, um grito de liberdade, para que o outro entenda que você chegou no seu limite e não vai permitir mais nada que não seja amor, respeito e consideração. Você tem que mostrar os seus limites!

  • Advertisement
  • E daqui para a frente, quando depender de você, escolha relacionamentos mais saudáveis, tomando muito cuidado com pessoas que não têm nada a perder. São elas as que mais podem lhe fazer sofrer!

  • E, em caso de dúvida, diga "não"! Um "não" na hora certa pode lhe poupar muitas dores e decepções pela vida afora! Pense nisso com carinho!

  • Leia mais artigos de Eliana Barbosa

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Escritora, psicoterapeuta e terapeuta de Florais de Bach, life coach, conferencista motivacional e, desde 2003, apresentadora de programas em TV e Rádio. Livros publicados: O best-seller “ACORDANDO PARA A VIDA – Lições para sua transformação interior”, “O ENIGMA DA BOTA – Enfrentando a sucessão empresarial com equilíbrio e sabedoria”, “CARA A CARA COM ALGUÉM MUITO ESPECIAL: VOCÊ! – Histórias e lições inspiradoras para você se conhecer... e vencer!” e “SEJA O HERÓI DE SUA HISTÓRIA – Como reescrever sua história e mudar sua vida”, em coautoria com Richard Krevolin (todos pela Novo Século Editora), com lançamento simultâneo nos EUA, em inglês – “BE THE HERO OF YOUR STORY”. Eliana Barbosa é autora também de vários e-books na área comportamental, e do treinamento online “PROJETO VOCÊ MELHOR EM 30 DIAS”.

Website: http://www.youtube.com/elianabarbosashow

Quando é hora de dizer "não"

Uma das maiores fontes de sofrimento dos seres humanos, até hoje ainda, é a dificuldade de dizer “não” quando necessário.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr