Hora de passar a limpo o passado

Aprenda 7 lembranças que transformarão sua vida e suas relações familiares, amorosas e pessoais.

Eliana Barbosa

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Eliana Barbosa e republicado aqui com permissão.

Em minhas palestras sempre falo sobre a importância de saber viver o “Aqui e Agora”, arquivando o passado no passado e deixando as preocupações do futuro para quando ele se tornar presente.

Porém, é preciso ficar claro que situações mal resolvidas do passado, que lhe causaram decepções, mágoas ou culpas podem estar afetando o seu viver hoje, causando-lhe amargura e tristeza sem fim.

Então, nesse caso, é preciso reabrir seu baú de recordações, remexer nas feridas não cicatrizadas e passar tudo a limpo. Veja como:

  1. Lembre-se: Hoje você é uma pessoa que amadureceu com as duras provas que passou. Ao invés de se manter sofrendo e reclamando pelos traumas que viveu, procure ser grato pelas experiências que adquiriu. Essa mudança de ponto de vista tem o poder de libertá-lo das amarras de um passado triste.

    Advertisement
  2. Fugir de lembranças que o feriram é como adiar a felicidade. Encare suas dores, compartilhe suas lembranças com quem possa lhe compreender e aconselhar, e verá que as coisas em sua vida começarão a fluir.

  3. E, principalmente, disponha-se a perdoar. Primeiro, o autoperdão, aceitando suas fraquezas e erros que atraíram complicações para sua vida. E, depois, exercite o perdão a todos aqueles que, em determinada época, foram os vilões de sua história.

  4. E não confunda perdão com reconciliação. Você deve perdoar a todos, porém com alguns deles você deverá manter distância, para sempre!

  5. Pare de acreditar que perdoar dará mais poder para o ofensor ou que vai libertar a consciência dele. Esqueça o outro… Ele é o que é e você deverá tomar cuidado com ele!

  6. Mas você pode ser e estar bem melhor do que é e está hoje, com a firme decisão de sair do papel de vítima, deixar de lado a tola ilusão de que o passado poderia ter sido diferente, e seguir em frente!

    Advertisement
  7. Entenda que o perdão é libertador para você – uma poderosa “vacina” contra a depressão e doenças mais graves, bem como a “chave mágica” para uma vida de alegrias e prosperidade!

Pense nisso com carinho!

Toma un momento para compartir ...

Eliana Barbosa

Escritora, psicoterapeuta e terapeuta de Florais de Bach, life coach, conferencista motivacional e, desde 2003, apresentadora de programas em TV e Rádio. Livros publicados: O best-seller “ACORDANDO PARA A VIDA – Lições para sua transformação interior”, “O ENIGMA DA BOTA – Enfrentando a sucessão empresarial com equilíbrio e sabedoria”, “CARA A CARA COM ALGUÉM MUITO ESPECIAL: VOCÊ! – Histórias e lições inspiradoras para você se conhecer... e vencer!” e “SEJA O HERÓI DE SUA HISTÓRIA – Como reescrever sua história e mudar sua vida”, em coautoria com Richard Krevolin (todos pela Novo Século Editora), com lançamento simultâneo nos EUA, em inglês – “BE THE HERO OF YOUR STORY”. Eliana Barbosa é autora também de vários e-books na área comportamental, e do treinamento online “PROJETO VOCÊ MELHOR EM 30 DIAS”.