10 meios comprovados cientificamente para fazer seu casamento durar

Veja alguns gestos e atitudes simples que se aplicados a cada dia na vida a dois ajudarão a construir um casamento maduro e estável.

Sônia Penha

Sabemos que manter um casamento exige dedicação de ambos os cônjuges. A união bem-sucedida não é algo que acontece automaticamente ou sem esforço, também não precisamos nos assustar, pois isso não é algo impossível de se alcançar.

6 sinais de que seu casamento irá durar a vida inteira

Muitas vezes achamos que não vamos conseguir, mas através de gestos e atitudes simples a cada dia ou a cada momento junto da pessoa que amamos, poderemos construir um casamento maduro, forte, estável e feliz. O psicoterapeuta Dr. Barton Goldsmith, Ph.D. diz que “ao ser amável e dar apoio, você pode manter a sua fundação forte e construir seus sonhos para o futuro.”

Então, ficou mais animado? Se você deseja construir esse futuro, veja aqui algumas maneiras que o Dr. Barton sugere para fazer isso acontecer.

1. Sejam legais e bons um com o outro

Isso é algo que ajuda significativamente o casamento, ele diz, porque se vocês estão em desacordo um com o outro, é provável que já pararam de fazer coisas boas e ser legais para o outro. O Dr. Barton sugere que continuem abrindo portas, cozinhando, e dizendo “Eu te amo”.

Advertisement

2. Procure fazer pequenas coisas que vão fazer o seu cônjuge sorrir

Dr. Barton chama isso de “Caça ao Tesouro”: Todos os dias procure algo para fazer a pessoa que você ama sorrir. Pode ser algo simples, como um chaveiro, uma flor ou até mesmo uma boa citação, algo que a faça saber que você esteve pensando nela e a tem perto do seu coração.

3. Esqueça as pequenas coisas que lhe incomodam

Não deixe esses comportamentos afetarem seu relacionamento e deixe seu ressentimento de lado, explica o Dr. Barton. Tenha uma boa conversa que poderá consertar a maioria das pequenas diferenças, assim os dois ficarão felizes.

4. Nunca discuta na frente das crianças

Esse é o melhor presente para darem a seus filhos, um bom relacionamento um com o outro. “Quando vocês brigam, seus filhos podem ficar ansiosos sobre o que vai acontecer com a família e com eles. Além disso, nunca use a palavra ‘divórcio’ na frente deles; ela é ameaçadora e tóxica.”, esclarece o Dr. Barton.

5. Olhe para as coisas boas que o seu companheiro faz

É comum os cônjuges verem as coisas que seus parceiros fazem errado, o Dr. Barton explica que é “porque talvez queiram um pouco de munição para a próxima questão a ser discutida”, e sugere que “dizer ao cônjuge o que ele está fazendo certo pode evitar que essa outra questão nunca chegue.”

Ciência comprova: As relações que duram mais dependem de 2 coisas básicas

Advertisement

6. Nunca culpe, envergonhe ou reclame

É fácil apontar o dedo e expressar seu desapontamento. O Dr. Barton aconselha que primeiro ponderemos as perguntas: “Como seu cônjuge se sentirá com o que você está prestes a lhe dizer? Será que vai tornar as coisas melhores?” É mais eficaz dizer, em tom agradável, que você gostaria que ele fizesse algumas coisas de uma maneira diferente, exemplificando.

7. Deixe bilhetinhos de amor

Dr. Barton diz que quando coloca a mão no bolso e encontra um pedaço de papel dizendo “Eu te amo”, isso ilumina o seu dia e ele se sente melhor sobre sua vida. Lembrar seu cônjuge da sua afeição inabalável é algo poderoso e uma força para ele trabalhar mais um dia e cuidar da família.

8. Sejam carinhosos com frequência

Ir juntos para a cama, andar de mãos dadas e aconchegar-se no sofá são maneiras do marido e da esposa conectar-se fisicamente, diz o Dr. Barton. Isso aprofunda a ligação emocional do casal. Se o seu cônjuge deseja ir para a cama e você ainda quer ficar acordado, deitem-se juntos até que ele caia no sono e só então volte a fazer o que você queria.

9. Jantem como uma família sempre que possível

Se você quer que seus filhos se tornem bons adultos essa é uma ótima maneira, além de aproximar todos, explica Dr. Barton, mas ter um jantar romântico apenas para o casal deve ser também uma obrigação.

10. Confie que você está com a pessoa certa

Duvidar que a pessoa com quem você está é a certa o impedirá de colocar o tipo certo de energia nesse relacionamento, alerta o Dr. Barton, e numa fase difícil a certeza de que você fez a escolha certa irá facilitar resolver os problemas e tornará a vida a dois mais agradável.

Advertisement

7 sinais de que seu casamento está amadurecendo positivamente

Viu como não é tão difícil assim? Então aproveite e aplique essas maneiras simples na sua vida a dois e ajude a construir um casamento duradouro.

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.