7 truques para ajudar os filhos a terem sucesso na escola

Crianças precisam ser motivadas, se for da maneira certa, elas irão conseguir grandes resultados em um período relativamente curto de tempo.

8,488 views   |   1 shares
  • Diferentemente dos adultos, as crianças precisam de muita motivação para se manterem concentradas e interessadas. Mesmo sabendo que seu filho é talentoso e bom em várias matérias, é bem provável que não seja o melhor. Sempre há algo a fazer para motivá-lo e inspirá-lo a dedicar-se mais nos estudos.

  • Nós que já somos adultos sabemos como o conhecimento, o talento e outros atributos são importantes para se conseguir um emprego bem remunerado ou até mesmo a promoção tão desejada. Sabemos que aqueles que não se dedicam, nem se esforçam, que são acomodados e mesmo preguiçosos, dificilmente alcançam algo melhor. Assim, é importante fazer de tudo para ajudar seu filho a entender que o futuro dele está nas suas próprias mãos, que depende dele mesmo.

  • 5 maneiras de se envolver com a escola de seu filho
  • Aumentar o interesse do seu filho em várias disciplinas para que ele se saia bem nos estudos não é algo demorado ou impossível. À medida que alcançar uma vitória a cada vez, uma boa nota a cada matéria ou dever cumprido, isso o estimulará a ir mais longe, melhorar e buscar o sucesso sempre.

  • Veja aqui algumas maneiras de ajudar seus filhos a conseguirem bons resultados em um período relativamente curto de tempo.

  • 1. Organização

  • Separe um tempo e organize o lugar onde seu filho irá estudar e passar seu tempo. Um aspecto importante para o bom estudo e para que seu filho fique sentado em uma mesa por um longo tempo são a iluminação, cadeiras confortáveis e móveis adequados. Enquanto os filhos estiverem estudando retire os brinquedos de perto para evitar distrações. Especialistas recomendam um quarto claro, arejado e espaçoso o suficiente. É mais difícil fazer seu filho estudar num ambiente desorganizado, por isso deixe-o limpo e arrumado. Ajude os filhos a organizar suas próprias coisas ensinando-lhes bons hábitos. Organizar adequadamente o tempo também é uma ferramenta poderosa para os estudos, além dos intervalos, por isso deixe seu filho ter um descanso de vez em quando.

  • 2. Processos de aprendizado com brincadeira

  • Se seus filhos são pequenos inclua jogos interessantes aos estudos. Crianças pequenas não se concentram por muito tempo, para elas é difícil se concentrar em uma única coisa por mais de 15 minutos. Para ajudá-los use sua criatividade. Torne o aprendizado algo divertido para se fazer. Penas coloridas, suprimentos escolares, como cadernos com personagens de desenhos, são coisas que servirão de truque!

  • Advertisement
  • 3. Foque em seus pontos fortes

  • Ninguém é perfeito. As crianças possuem habilidades e talentos, mas não devem necessariamente ser destaques ou melhores em tudo o que fazem. Descubra em que seu filho é bom e trabalhe essa habilidade para que se torne seu ponto forte. Porém não o deixe se esquecer que há outras áreas importantes também. Se suas notas em matemática são boas, não significa que as de português devam ser ruins.

  • 4. Estabeleça uma relação aberta e amigável com seu filho

  • Exerça sua autoridade, mas não com violência, ameaças ou castigos. Respeite os sentimentos de seu filho. Não os manipule, nem tente suborná-lo com promessas de comprar algo em troca de boas notas na escola. Isso mimará seu filho e o fará ainda mais preguiçoso. Não demonstre sua frustração, desapontamento e sentimentos negativos transparecerem. Ser amigo tem mais efeito.

  • 5. Converse com o professor

  • Vá a escola e conheça os professores do seu filho. Apresente-se e diga que você quer saber sobre a vida escolar dele. Pergunte-lhes o que você pode fazer para seu filho ser um melhor aluno. Escute os professores mesmo nas conversas desagradáveis e no caso de qualquer problema, seja parte da solução. Os pais querem ouvir coisas positivas sobre seus filhos, mas a realidade é que muitas crianças são desobedientes e malcriadas e merecem mais atenção. Saiba também quem são os amigos dos seus filhos, se são uma boa influência, se são alunos fracos e caso estejam sendo maus exemplos, convença seu filho de que ele merece se relacionar com pessoas melhores.

  • 6. Faça parte da escola do seu filho

  • Envolva-se na vida escolar do seu filho. Se você demonstrar interesse, ele irá apreciá-lo e começará a compartilhar suas experiências diárias com você. Relacione-se bem com os professores, isso é importante, pois eles passam grande parte do tempo com seu filho e conhecem-no muito bem. Também participe das reuniões e torne-se um membro da associação de pais e professores.

  • 7. Mantenha a calma e o otimismo

  • Não se frustre se os resultados do seu filho não forem bons, nem comece a descrever ou mesmo imaginar o quão difícil a vida dele vai ser no futuro porque sua nota foi menor do que a habitual. É natural os filhos gostarem de sair com os amigos, de jogar ou de brincar. Não castigue seu filho por maus resultados. Acalme-se, pois o medo e a ansiedade só pioram as coisas e vai arruinar seu relacionamento com seu filho e, em vez de respeito, ele poderá sentir medo ou até mesmo ódio por você.

  • Advertisement
  • Agora que você já sabe a maneira certa de estimular seus filhos para terem sucesso nos estudos, aproveite e boas notas!!

  • 6 deveres dos pais ao participarem da vida escolar dos filhos

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Sou esposa e mãe de duas lindas filhas. Amo minha família! Gosto de ler e me informar sobre vários assuntos, de artesanato e atividades que envolvam a família e os amigos.

7 truques para ajudar os filhos a terem sucesso na escola

Crianças precisam ser motivadas, se for da maneira certa, elas irão conseguir grandes resultados em um período relativamente curto de tempo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr