Por que ser sábio é uma das melhores coisas que você pode fazer para as gerações futuras

Ser informado não é sinônimo de ser sábio. A humanidade recebe informação em excesso e sofre de escassez de sabedoria.

1,243 views   |   1 shares
  • Este artigo foi publicado originalmente no blog Allred10. Foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

  • O século XXI trouxe-nos um mundo onde o conhecimento de quase todo tópico está ao nosso alcance. Uma biblioteca onipresente de informação disponível para qualquer pessoa que tenha acesso a um computador ou um smartphone.

  • Esta acumulação quase ilimitada de fatos deveria significar que a humanidade faz melhores escolhas e que as pessoas são melhores agora do que no passado. Isto não parece ser o caso. Você pode ler milhares de livros ou passar todo o seu tempo livre pesquisando, mas isso não significa que você fará escolhas sábias.

  • Há milhões de pessoas muito inteligentes na terra com plena capacidade de compreender o conhecimento que está ao seu redor. São pessoas instruídas e capazes de determinar como fatos aleatórios se relacionam entre si.

  • Aqueles que são realmente sábios escolhem a informação correta que conduza ao melhor resultado para todos e, em seguida, usam essas informações corretamente para gerir suas próprias vidas. A sabedoria não vem do volume de informações ou grau de inteligência. A sabedoria consiste em evitar as armadilhas que aprisionam as pessoas mais experientes e inteligentes. Os sábios não são seduzidos pelos sofismas da sociedade, seus próprios objetivos e egos. Em vez disso, concentram-se nas melhores respostas para os problemas que desafiam a humanidade.

  • Pense nas pessoas poderosas e inteligentes que destruíram suas reputações, e as vidas dos outros, fazendo escolhas insensatas. Na história recente desses nomes estão políticos, grandes executivos e celebridades, entre outros.

  • Sabedoria só vem para aqueles que podem abster-se com sucesso do egoísmo, cobiça por poder e riqueza e apetites físicos impróprios. Estes três males têm desonrado homens e mulheres poderosos desde o alvorecer da civilização. Esses mesmos males também danificam aqueles de nós menos experientes e inteligentes.

  • Orgulho e ego continuam a atormentar mesmo aqueles que podem controlar seus males internos. É que esses são insidiosos porque todos querem se sentir bem sobre si mesmos e sobre o que fazem. A queda dos egoístas vem de duas fontes. Primeiro, eles se preocupam em excesso em parecer inteligentes e sofisticados, em vez de honestos e íntegros. Em segundo lugar, eles fazem escolhas que são politicamente corretas ao invés de realmente corretas.

  • Advertisement
  • A moralidade do cinema, as práticas políticas e as filosofias de homens e mulheres mal orientados cobram pedágio sobre a sabedoria até mesmo das melhores pessoas. Orgulho e ego os fazem acreditar e defender ideias que apelam para o intelecto, mas rejeitam a sabedoria. Lembre-se, só porque as notícias trazem "Um estudo mostra que..." não significa que a conclusão do comentarista está correta.

  • Enquanto satisfazer nossos egos com intelectualismo e elitismo nos faz sentir importantes, ser sábios nos fará mais felizes. Fazer escolhas sábias também beneficia aqueles dentro de nossa esfera de influência. Acima de tudo, ser sábio é a melhor coisa que podemos fazer por nossos filhos e as gerações que se seguem.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Roger Allred é casado, tem 9 filhos e 20 netos. Ele já trabalhou em vários empregos e posições, tem uma fé fundada em Jesus Cristo e ele e sua esposa ajudam seus filhos com os problemas diários da vida.

Website: http://allred10.com/

Por que ser sábio é uma das melhores coisas que você pode fazer para as gerações futuras

Ser informado não é sinônimo de ser sábio. A humanidade recebe informação em excesso e sofre de escassez de sabedoria.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr