5 formas de ser fiel aos votos de casamento feitos no altar

Amar e respeitar na alegria, na tristeza, na saúde e na doença - você tem feito isso? Saiba como ser uma pessoa de palavra e honrar essas promessas!

Evelise Toporoski

Você é uma pessoa de palavra? Quando disse “sim” no dia do casamento, prometeu amar e respeitar o parceiro na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. E agora, tem cumprido o que prometeu?

O casamento civil é um contrato válido para a sociedade e a legislação. Quando o matrimônio também é feito no âmbito religioso, envolve um convênio entre o casal e Deus, aí a responsabilidade aumenta!

Não espere o outro tomar a iniciativa de salvar seu casamento: Tome você!

Esta passagem da Bíblia explica exatamente o teor do convênio “Por esta razão, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e os dois serão uma só carne. (…) Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Mateus 19: 4-6).

Dennis Rayner, autor de livros sobre matrimônios, dá dicas para manter um relacionamento saudável e duradouro:

Advertisement

1. Orem juntos todos os dias

Seja qual for sua crença, faça sua prece com o parceiro todas as manhãs e noites. O casal que busca força espiritual junto e não dá espaço para pequenos desentendimentos que podem se transformar em grandes brigas.

2. Evitem a palavra divórcio

O livro O Segredo ensina que nossos pensamentos e palavras podem se tornar realidade, sejam coisas boas e ruins. A autora, Rhonda Byrne, define como a lei da atração.

Mesmo em momentos de raiva e discussão, evite ameaçar a divorciar-se ou ir embora para sempre. A ideia que no início parece assustadora vai se tornando comum, até que se torna uma opção e uma infeliz realidade.

3. Renovem o convênio

É cada vez mais comum casais que fazem uma nova confraternização para renovar os votos de casamento. E não precisa ser algo caro, basta reunir familiares e amigos íntimos em sua própria casa, no aniversário de casamento ou outra data importante, e escrever novos votos e metas para o casamento se manter duradouro.

10 sugestões para renovar os votos de amor e união no casamento

Advertisement

Faça em forma de documento, assinem e mantenham à vista para manter vivo o que foi combinado!

4. Cumpram as promessas

É importante renovar os votos, mas é essencial cumpri-los todos os dias. Cuidem um do outro na alegria, na tristeza, na saúde ou na doença. Sejam verdadeiros companheiros e pessoas de confiança para a pessoa que lhe ama.

5. Incentivem os outros a manter seu casamento

Ao ver seu bom relacionamento em casal, alguns amigos podem lhe pedir conselhos, e neste momento você pode influenciar um outro casamento positivamente, a um parceiro lembrar como ama o outro, manter a calma e fazer a sua parte do casamento.

Meu casamento precisa de ajuda e eu não sei mais o que fazer

Incentive o amor e não ao divórcio, vai ser recompensador ver outros casais se reconciliando!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!