9 causas inusitadas para dores de cabeça
Você com certeza já deve ter passado pela maioria dessas experiências. A 9 sempre acontece. Comece a prestar mais atenção a partir de agora.
Erika Strassburger
Quem nunca teve um episódio de dor de cabeça insistente e latejante pode se considerar uma pessoa realmente privilegiada. A dor pode vir a qualquer momento e se concentrar na testa, na região dos olhos, no topo da cabeça, na lateral, na parte de trás ou na nuca. Cada tipo de dor e local de concentração pode indicar um problema distinto.
Segundo esta matéria, há 150 tipos de dores de cabeça, mas três delas são primárias, ou seja, a própria dor é a doença:
Enxaqueca
Não é uma simples dor de cabeça. É uma dor latejante, que pode durar dias e que geralmente envolve a metade da cabeça, concentrando-se principalmente na área ao redor da sobrancelha. Afeta completamente a nossa rotina.
Cefaleia Tensional
É a dor de cabeça mais frequente, que pode afetar a nossa rotina, cuja intensidade é leve ou moderada e o tempo de duração variado. É sentida como uma pressão na região da testa.
Cefaleia em Salvas
É uma dor pulsante e intensa localizada na região do olho. Ocorre com menos frequência e vem acompanhada de sintomas como: olhos vermelhos e lacrimejantes, nariz entupido e coriza. As crises são diárias, podendo ocorrer até 8 vezes por dia e se repetir por meses. Afeta a nossa rotina com mais intensidade.
Fatores desencadeantes
Apesar de as dores de cabeça acima serem doenças primárias, há fatores ou estímulos que podem desencadear crises nos indivíduos predispostos.
Abaixo estão algumas causas inusitadas de vários tipos dor de cabeça, as quais, muitas vezes, não são arroladas como possíveis raízes da dor:
1. Bruxismo
O ato de ranger os dentes ou pressionar a arcada dentária, principalmente durante o sono, pode provar uma forte dor na região das têmporas e no rosto. A dor pode piorar durante a mastigação.
2. Odores fortes
Segundo artigo do doutor Jefferson Figueiredo Moreira, neurologista pós-graduado em dor, “os odores têm a capacidade de desencadear sensações físicas reais. Ao sentir o cheiro de lixo, por exemplo, o paciente pode ter náuseas e até mesmo vômito. (…) Os odores mais perfumados, como de perfumes, embora sejam agradáveis, também podem desencadear fortes dores de cabeça”.
Então, se você está pronto(a) para sair e, de repente, surgir uma forte dor de cabeça, considere a possibilidade de aquele seu perfume marcante ser o grande vilão.
3. Claridade
Uma das principais causas de enxaqueca é a fotofobia, que é a sensibilidade à luz – natural ou artificial. Algumas saídas eficazes são o uso de lentes transitions ou fotossensíveis, a redução do brilho das telas de celulares e computadores, o uso de cortinas nas janelas, suavizar a iluminação dos ambientes, entre outros.
4. Gelados
Sorvete, picolé, água gelada e outros líquidos em temperatura muito baixa podem desencadear a chamada Cefaleia do Sorvete, que costuma ser sentida na testa, no topo da cabeça, nos olhos ou nas têmporas. Ela começa logo após a ingestão do gelado e dura de alguns segundos a poucos minutos.
5. Coluna
Algumas dores de cabeça têm origem na coluna cervical. É a chamada Cefaleia Cervicogênica. Quando há inflamação em alguma articulação, principalmente a C2 e C3, essa dor costuma irradiar para a cabeça e a face.
6. Fome
Não apenas a fome, mas também alimentar-se de maneira errata causa dor de cabeça. Isso acontece porque o nível de açúcar no sangue cai e impulsiona as vias nervosas.
7. Viajar
Até chegarem ao destino e aproveitar as férias ou passeio, muitas pessoas sofrem de uma terrível dor de cabeça durante uma viagem de carro, de ônibus ou de avião. Esse mal-estar é chamado de Doença do Movimento, e vem acompanhado também de tontura, náusea, vômitos e sudorese.
8. Preocupação
Você provavelmente vai se lembrar de ter sentido uma terrível dor de cabeça quando estava preocupado com algo. Isso ocorre porque ficamos estressados, ansiosos e muitas vezes perdemos o sono pensando nos problemas. Estes são todos fatores desencadeantes de dor de cabeça.
9. Ambientes pesados e pessoas tóxicas
Devido ao fato de a mente, o corpo e o espírito estarem interligados, sempre que você fica em um ambiente em que há desentendimentos, brigas, fofocas – ou diante de pessoas que cultivam sentimentos ruins como ódio, rancor ou inveja – essas “energias negativas” acabam afetando você fisicamente. Elas costumam se manifestar por meio de dores de cabeça e, às vezes, também de um mal-estar no estômago.
Quando a dor de cabeça chega, nosso interesse maior é fazê-la desaparecer o mais rápido possível para prosseguirmos em paz com a nossa rotina. Mas seria importante prestar mais atenção em nosso corpo, no ambiente à nossa volta e avaliar nossos hábitos. Só assim conseguiremos identificar a causa e tratá-la de maneira eficaz.