9 coisas que você deve saber sobre o amor verdadeiro
Este é o segredo que os casais bem-sucedidos escondem: eles têm executado essas ações para encontrar o amor verdadeiro.
Adriana Acosta Bujan
Todos nós desejamos experimentar o amor verdadeiro, aquele que é estável, sólido e bem-sucedido, o que você pode visualizar com a pessoa amada ao envelhecer, em um piscar de olhos. Embora saibamos que é necessário passar por muitas adversidades para chegar a esse estágio, no final, é algo que pode ser conquistado.
É um tanto quanto difícil definir o amor verdadeiro, uma vez que todos temos interpretações e ideias diferentes; no entanto, há coisas que alguns casais fazem que podem servir de guia para ter o sucesso garantido. A ideia principal é saber quais ações enriquecem o amor e o fortalecem, a despeito de qualquer dificuldade.
Tirar a venda dos olhos
Talvez alguém lhe tenha dito que o casamento é uma ação que faz você amadurecer, que não é fácil ter uma boa convivência, que envolve muita responsabilidade e limita seus sonhos. Pode ser que tenham razão, no entanto, o verdadeiro amor envolve certas questões:
1. Você é amor
É impossível amar os outros quando você se esquece de si mesmo(a), de suas necessidades ou de sua individualidade. Quando quiser que seu relacionamento transcenda, você deve aprender a se amar, fortalecendo sua segurança, confiança e autoestima, dia após dia. Não se trata de ser egoísta, mas de se conhecer como você é, fazer as coisas que gosta e alcançar seus próprios objetivos. Quando sabe que ama a si mesmo, você pode irradiar amor para os outros.
2. Escutar para ser escutado
Algo que os casais estáveis fazem é comunicar-se assertivamente. Eles aprenderam a se escutar, dando ao cônjuge total liberdade para expressar suas ideias, necessidades, sonhos e até mesmo suas inquietações e tensões. Eles não se julgam, mas conseguem ter empatia e se entender para que entre os dois trabalhem para se satisfazer. Lembre-se de que há uma grande diferença entre ouvir e escutar; ouvir é deixar o outro falar e falar sem se importar com nada, escutar é prestar atenção.
3. Eu o(a) aceito como você é
É quase impossível para o seu parceiro chegar perto da perfeição que você tanto deseja, sempre haverá coisas que você gosta e não gosta, inclusive ideologias. No entanto, o amor verdadeiro é demonstrado quando você aceita seu parceiro com todos os seus defeitos e fraquezas; isto é, quando suas ideias contrárias ou costumes estranhos deixarem de ser um conflito entre vocês.
Amar é não tentar mudar seu parceiro, embora às vezes você queira fazer isso; é deixá-lo ser. Às vezes, pensa-se que as pessoas não mudam, mas nós mudamos, pois vamos tomando decisões mais acertadas quando cometemos erros.
4. Valorizar
Um segredo para sentir o amor verdadeiro é valorizar o que o cônjuge faz. Às vezes, as pessoas acham que estão levando o fardo maior de responsabilidade sobre os ombros, sem perceber que a outra pessoa também tem obrigações diferentes. Não se trata de ver quem faz mais coisas, mas de ser grato e reconhecer o esforço que cada um faz para alcançar um bem comum.
5. Sem segredos
Claro! Todo mundo tem algo reservado que prefere não contar, um segredo. Neste ponto, refiro-me a quando o casal não esconde nada; ele se mostra e se comporta livremente, como diz o ditado, “quem não deve não teme”. É isso que torna o casal mais forte para criar laços emocionais sólidos. Não há dúvidas nem suposições, ou coisas do gênero. A confiança é a base do seu relacionamento.
6. Respeito
Respeito não se refere apenas a não insultar o parceiro quando se perde o controle das emoções diante de uma discussão. Mas que suas ideias, opiniões, sentimentos, integridade, espaço e individualidade também sejam respeitados, mesmo na intimidade. Respeitar um ao outro como um casal fortalecerá seus valores e vínculos, pois os dois terão aprendido a chegar a acordos, a encontrar soluções e a levar adiante seu compromisso.
7. Antecipar-se
Uma bela maneira de demonstrar amor é antecipar as necessidades do outro. Quando os dois disserem que se conhecem perfeitamente, será fácil atender às suas necessidades, gostos, hobbies e outros. Em outras palavras, trata-se de conhecer o outro para fornecer uma ajuda oportuna, apoio reconfortante ou ideias para resolver problemas.
Será uma forma de expressar o amor sem dizê-lo em palavras, pois as ações exigem coragem e falam por si.
8. Na mesma sintonia
É ter metas e objetivos em comum, lutar na mesma equipe e ter uma missão clara. Quando os casais não têm um objetivo comum, a convivência se torna difícil, pois cada qual estará de um lado – ficam de lados opostos. É por isso que devem estar em sintonia, concentrando todos os seus esforços para realizar um sonho, aquele que ambos quiseram concretizar. Por exemplo: ter filhos, comprar uma casa, ter um carro, cuidar de um animal de estimação, entre outras coisas.
9. Você é a minha prioridade
Sem pôr em jogo suas próprias necessidades, objetivos e interesses, os casais que alcançam o amor verdadeiro sabem como priorizar. Eles dedicam seus esforços para mostrar ao cônjuge o quanto o amam; fazem-no por meio de pequeno gestos, cuidando dele e respeitando-o. Este ponto me faz lembrar da frase “Minha prioridade é o seu bem-estar, porque se você está bem, eu também estou”. É estar presente na hora certa, sem ninguém lhe pedir; trata-se de apoiar sem medida.
O verdadeiro amor é reforçado com ações que têm uma intenção e um valor; você ama sem esperar receber nada em troca, sem tentar controlar a pessoa, sem julgá-la ou criticá-la. Esses são os segredos que tornam os casamentos bem-sucedidos e duradouros.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 9 cosas que debes saber sobre el amor verdadero