9 cuidados ao deixar sua casa segura enquanto está viajando
Viajar é divertido e planejamos isso sempre com grande expectativa e alegria. Todavia, deixar a nossa casa e encontrá-la como a deixamos, exige de nós alguns cuidados e planejamento tão importantes quanto a viagem.
Ivani Bastos Irineu
Vai viajar mas está preocupado como sua casa será protegida enquanto estiver fora? Siga essas dicas:
1. Avise aos vizinhos e parentes
Comente com seus vizinhos, tanto o que vê sua casa todo dia de frente quanto aos das laterais, que você estará viajando por tantos dias. Deixe seus telefones de contato. Se tem um bom relacionamento com algum vizinho, pode até deixar a chave com ele e pedir para que regularmente abra as janelas para ventilar e dar ideia de movimento na casa.
Se tiver um parente que possa ir a sua casa periodicamente deixe também uma cópia das chaves com ele. Avise seus vizinhos sobre esse parente e peça-lhes que troquem seus respectivos telefones.
2. Sobre luzes acesas
Não deixe as lâmpadas acessas para parecer à noite que tem gente em casa. O problema é que elas não se apagam durante o dia e isso dá indícios que a casa está vazia. Se puder, adquira e instale um bocal de acendimento automático. Ele acende à noite e quando chega a luz do dia, ele apaga automaticamente. Não são caros.
3. Aparelhos elétricos/eletrônicos
Retire o plugue dos aparelhos das tomadas. Isso evita, caso ocorra uma oscilação de energia, danos aos aparelhos ou mesmo um incêndio. A geladeira é a única exceção. Os fabricantes recomendam que, devido o gás com que ela trabalha, ela deva permanecer ligada. Todavia, com um pouco de planejamento, o melhor é esvaziá-la uns 2 dias antes de viajar e deixá-la ligada apenas na refrigeração mínima.
4. Desligue os registros de água
Isso garante qualquer tipo de vazamento ou problema derivado das torneiras ou encanamento na sua ausência.
5. Cancele a entrega de jornais e revistas
Se você é assinante de alguma publicação, peça com antecedência para suspender a entrega das mesmas. Acumular jornais e revistas na sua porta denuncia claramente que não tem ninguém em casa.
6. Desligue a campainha
Desligar a campainha dá a ideia de que ela pode estar com defeito e quem apertá-la não saberá com certeza se tem ou não alguém em casa.
7. Deixe o jardim cuidado
Se possuir jardim, é melhor aparar a grama antes de viajar para não dar a aparência de abandono. Se possuir um jardineiro de confiança, programe com ele uma aparada durante os dias de sua viagem.
8. Planeje onde ficarão os animais de estimação
Seus bichos de estimação devem ser levados, preferencialmente, para os hotéis de animais. Coloque isso no custo da viagem. Além de alimentá-los, eles cuidarão com banhos e tosas, dependendo do tempo de duração da sua viagem. Caso não queira ou não possa fazer isso, então terá que combinar com alguém para que diariamente vá até sua casa e coloque água e comida para eles. Isso dá mais trabalho, incomoda e reduz a segurança, mas é uma opção.
9. Contrate uma empresa de segurança
Uma boa opção, se puder, é fazer um contrato temporário com uma empresa de segurança. Coloque isso no custo da viagem. Ela será vigiada 24 horas todos os dias até sua volta. Essas empresas são especializadas em segurança domiciliar, dispondo de treinamento e recursos para situações de prevenção e risco ao seu patrimônio.
Com a casa em segurança, a viagem poderá ser usufruída com mais tranquilidade na certeza de que na volta tudo estará conforme foi deixado.