9 destruidores de orçamento: Armadilhas que desperdiçam seu dinheiro
Um orçamento é algo muito pessoal. Você conhece quais são suas necessidades, seus ganhos e gasta em conformidade. Mas cuidado com as armadilhas que desperdiçam tempo e dinheiro.
Megan Gladwell
Talvez você seja uma pessoa com um rendimento disponível ilimitado. Do tipo que saboreia muffins no café da manhã e bebidas quentes do Starbucks. O seu carro de luxo proporciona conforto e segurança ao transportar você e sua família para o trabalho, escola e atividades. Você viaja extensivamente; passa as férias em locais exóticos com sua família. Quando você quer algo, você compra imediatamente sem pensar em orçamentos ou finanças.
Se você se enquadra na categoria acima, ótimo! Mas, na realidade, a maioria das pessoas não tem dinheiro para gastar livremente.
Ganhar dinheiro e priorizar como iremos gastá-lo. Isso é o mais importante para você e seu estilo de vida, mas talvez você esteja forçando demais suas finanças, algumas formas de fazer isso incluem:
1. TV a Cabo
TV a cabo é frustrante. Você quer alguns canais especiais, mas para tê-los, você paga por um pacote de canais que nunca assiste. Por que não simplificar e assistir TV aberta em vez disso? Ou TV por internet, que permite assistir os canais a um preço muito mais barato do que a cabo e alguns até de graça. Com essas opções, você pode ter o que quer ao invés de gastar dinheiro com o que você não quer.
2. Cigarros
Se você é um fumante, você já sabe que alimentar seu hábito não é barato. Você não gostaria de gastar esse dinheiro em algo que vale a pena? Faça o que for preciso para sair do vício. Faça-o por sua família, sua saúde e longevidade e também por sua conta bancária.
3. Comer fora
Talvez você sinta que sair para almoçar é uma parte de sua rotina de trabalho e vida social e não vale a pena desistir disso. Se sente assim não corte por completo, mas economize. Gastar de 20 a 30 reais por refeição realmente significa muito no fim do mês. Tome a decisão de levar sua comida de casa duas ou três vezes por semana, e você vai se surpreender com o dinheiro economizado.
4. Comprar bebidas em restaurantes
Quando você analisa percebe que um refrigerante de 2 litros custa aproximadamente 6 reais. Mas quando você come fora, paga em média metade disso por um único copo. Mesmo que você tenha acesso a refrigerante ilimitado, você realmente quer todo aquele açúcar e calorias adicionados à sua dieta? A água é uma opção mais saudável e mais barata.
5. Roupas de marca
Claro, roupas da moda nos fazem sentir bem. Roupas caras dão um visual fino, e a admiração que você recebe por suas roupas o faz se sentir descolado. Mas, muitas vezes, você pode encontrar roupas tão bacanas quanto as de marca por um preço menor. Roupas e calçados caros, especialmente para crianças e jovens, que os deixam surrados depois de alguns meses, pode ser uma armadilha destruidora de orçamentos.
6. Eventos esportivos
Talvez você ame seu time e adore viver a emoção de torcer da arquibancada em cada jogo dele em casa. Ou, talvez você compre ingressos para todo o campeonato e nem pode ir a todos os jogos. Seja qual for a sua situação, pense duas vezes sobre bilhetes comprados antecipadamente. A vida é cheia de ocupações. Certifique-se de que você realmente vai comparecer a todos os jogos antes de adquirir os ingressos. Ou assista-os na TV.
7. O carro
Alguns têm o mesmo carro por toda a vida. Outros gostam de trocar em curto espaço de tempo. Com seus gastos com a família, alimentos, bebidas, contas e outros em potencial, por que não adiar a compra ou a troca do automóvel? Se puder, adquira um carro confiável e confortável que se adapte à sua família. Luxo é supérfluo.
8. Cosméticos e cuidados para a pele
Minha sogra procurou recentemente um item de maquiagem na seção de cosméticos de uma loja de departamentos. Ela assustou-se com o preço e decidiu não comprá-lo, em seguida, se queixou de que não tinha o tal item. A menos que as pessoas verifiquem todo o seu banheiro, ninguém pode realmente dizer se sua maquiagem é de marca cara ou se custou dez reais na farmácia. Muitos cosméticos e marcas famosas prometem resultados milagrosos e você acaba pagando caro por algo que não tem certeza se funciona realmente. Pergunte a um dermatologista, e ele provavelmente vai recomendar os produtos de farmácia.
9. Viagens
Viajar com a família para o exterior ou reservar um cruzeiro de uma semana é uma perspectiva excitante. Muitos poupam e planejam essas viagens com anos de antecedência. Outras famílias vão anualmente ou mais. Mas se você realmente não pode pagar um cruzeiro, seja realista. Planeje as férias dentro de seu orçamento. Faça um camping ou procure outro local que ofereça novidades a um preço acessível. O importante é priorizar o tempo passado juntos e não o local ou preço.
Há muitas outras formas que permitem o dinheiro escorregar por entre nossos dedos. Novamente, é muito subjetivo. Você conhece sua realidade, as suas prioridades e necessidades. Mas dê uma segunda olhada em algumas das coisas que você pode estar comprando sem pensar. Aqui tem algumas dicas que podem ser úteis.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 9 budget busters: Useless ways people spend money, de Megan Gladwell.