9 dicas para acelerar o metabolismo depois dos 30

Fernanda Gonzales Casafús

Depois dos 30, você começa a perceber como seu corpo não é mais o mesmo. Surgem aqueles pneuzinhos teimosos que não querem ir embora, a pele já não é tão elástica como antes e seu metabolismo desacelera.

Muitas de nós passa por isso, e por muito mais. Quando você tinha 20 anos, provavelmente não dava tanta importância à qualidade do que comia, e até tinha preguiça de se exercitar diariamente. Agora, você sabe que, se não fizer essas coisas, seu corpo pagará o preço; e se não cuidar da alimentação, você se arrependerá para sempre.

E no meio de tudo isso, enquanto devoramos o último pedaço de bolo de chocolate (embora seja a culpa que nos devora), lembramos que o metabolismo não é mais o mesmo, e que, agora, para queimar as calorias daquele doce delicioso, devemos nos exercitar em dobro.

O que é metabolismo

Metabolismo é o conjunto de processos físicos e químicos que ocorrem nas células vivas de um organismo, que convertem os nutrientes dos alimentos em energia para o corpo utilizar em todas as funções necessárias.

Essa energia que é transformada pelo metabolismo é utilizada na respiração, na digestão, na circulação sanguínea, na eliminação de resíduos do corpo e na regulação da temperatura corporal, entre outras funções.

Advertisement

Normalmente, associa-se o metabolismo à perda ou ganho de peso. E, embora não seja um fator diretamente proporcional, está intimamente relacionado.

Em que consiste um “metabolismo lento”

Quando ingerimos algum alimento, as enzimas do sistema digestivo quebram os nutrientes, e estes são absorvidos pelo sangue, que os leva às células onde outras enzimas aceleram ou regulam as reações químicas necessárias para serem metabolizadas; isto é, eles são processados ​​para que a energia seja liberada ou armazenada.

A “velocidade” em que nosso metabolismo funciona é regulada por diferentes hormônios, como a tiroxina e a insulina. Quando esses hormônios não funcionam normalmente, estamos falando de metabolismo “lento”.

Quando consumimos mais calorias do que o corpo precisa, elas se acumulam em forma de gordura. E quanto mais gordura corporal, mais lento será o metabolismo. O corpo queima calorias mais rapidamente se houver mais músculo que gordura. É por isso que os homens têm menos dificuldade que as mulheres para perder peso. Ou, pelo menos, emagrecem mais rápido.

Antes dos 30 anos, o metabolismo costuma funcionar normalmente. No entanto, com o passar dos anos, esse processo de transformar comida em energia se torna mais lento, e é quando começamos a sentir que tudo o que comemos nos engorda mais do que antes.

Advertisement

Seu corpo entrou em um a nova fase, mas, antes de se desesperar, tome nota dessas dicas, elas ajudarão a fazer com que seu metabolismo funcione como um relógio, ou como se você tivesse 20 anos.

Acelere seu metabolismo agora

Já sabemos o básico, que ouvimos uma vez ou outra: fazer exercícios e adotar uma dieta saudável. Isso, sem dúvida, manterá nosso metabolismo sob controle. Além disso, você não pode deixar de colocar em prática as dicas a seguir, se quiser que seu metabolismo não comece a ficar preguiçoso.

1. Porções menores, porém, mais vezes por dia

Especialistas advertem que é muito melhor para o corpo comer pequenas porções várias vezes ao dia, do que ingerir grandes porções. Para ajudar seu metabolismo, cuide para que cada refeição principal não seja excessivamente calórica.

2. Menos sal, mais temperos

Mostarda, açafrão, gengibre e pimenta do reino são algumas especiarias que, além de deliciosas, contribuem para a aceleração do metabolismo. Tente temperar com menos sal, e comece a experimentar novos sabores em sua comida. Será mais saudável e delicioso.

3. Menos gordura, mais proteína

Pelo menos, tente. Claro que é chato passar a semana inteira sem comer aquele frango frito que você adora. Mas, você pode começar definindo a meta de comer menos gordura e se dar esse prazer apenas nos finais de semana ou em um dia específico. Seu corpo precisa de mais proteína para acelerar o metabolismo. Lembre-se disso.

Advertisement

4. Água, água e mais água

Existem muitos aplicativos, que você pode baixar no celular, para ajudá-lo a beber mais água durante o dia. Procure ter sempre à mão uma garrafinha e a reabasteça 3 ou 4 vezes ao dia.

5. Mastigue calmamente

Mastigar rápido e comer rapidamente leva à má digestão e, portanto, à má assimilação dos alimentos. Mastigar calmamente ajudará seu metabolismo a funcionar plenamente.

6. Coma mais frutas

Comer mais frutas durante o dia o ajudará a se manter longe daqueles snacks tentadores, cheios de gorduras saturadas e subtâncias químicas. Coloque o “chip” e comece a optar pelo natural.

7. Beba chá verde

Está provado que o chá verde ajuda  a regular o nível de insulina no sangue e a aumentar o tempo de oxidação das gorduras.

8. Ria

Os risos diários podem ajudar a acelerar o nosso metabolismo. Além de liberar endorfinas, rir nos ajuda a perder calorias. Uma boa desculpa para ser feliz, não é mesmo?

Advertisement

9. Diga “não” a dietas milagrosas

Esse tipo de dieta faz com que seu peso volte rapidamente, além de tornar seu metabolismo mais lento ao perder massa muscular (e quanto maior a perda de massa muscular, maior será a desaceleração do metabolismo).

Entre em ação e mexa o corpo, para ativar seu metabolismo. Não existe milagre, o que existe é determinação, perseverança e vontade. Se o seu metabolismo funcionar corretamente, você verá  como vai se sentir muito melhor. Seu corpo e sua mente vão lhe agradecer.

Traduzido e adaptado por  Erika Strassburger, do original 9 consejos para acelerar metabolismo después de los 30

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.