9 maneiras eficientes de punir seus filhos de modos não cruéis

Usando um pouco de criatividade você conseguirá ensinar seus filhos a maneira correta de comportamento.

Renata Finholdt

Todas as crianças, no auge de sua infância, tendem a aprontar algumas molecagens. Algumas vezes desrespeitam as ordens dadas por seus pais, outras criam tanta bagunça com seus brinquedos que é impossível olhar e não falar nada. E ainda algumas vezes brigam com seus irmãos em brigas que parecem intermináveis.

Cabe aos pais neste momento interferir e educar seus filhos para que possam aprender a se comportar corretamente e mudarem seus instintos. Muitos de nós, talvez, já tenhamos passado por situações semelhantes a esta enquanto ainda éramos crianças e a forma como aprendemos que aquilo era errado pode não ser a mais adequada.

Antigamente castigos dolorosos, além de pequenos tapas, serviam como forma de mostrar aos filhos que os pais estavam no comando. Hoje, felizmente, sabemos que há outras maneiras de ensiná-los a ter um bom comportamento.

Leia: 7 maneiras de disciplinar as crianças sem bater

1. Peça que se abracem

Quando a briga é com os irmãos uma boa forma de mostrar que o amor entre eles deve ser maior do que qualquer desentendimento é pedir que se abracem e fiquem assim até sentirem-se em paz normalmente. Frequentemente este tipo de castigo acaba em boas risadas e a paz volta a reinar.

Advertisement

2. Fiquem de mãos dadas

Outra forma de ensinar irmãos a respeitarem-se e pararem com as brigas é deixá-los de mãos dadas por um tempo determinado. Durante este período não vale soltar as mãos, pois se assim o fizerem o tempo aumentará, sendo assim, farão tudo juntos e poderão até mesmo ajudarem-se uma vez que uma das mãos está ocupada.

3. Redação

Você pode providenciar um caderno para cada um de seus filhos e a cada desentendimento dentro de casa solicitar que escrevam uma redação explicando por que não devem agir daquela forma. Através desses textos seus filhos poderão expor seus sentimentos de forma mais aberta e isso vai facilitar para os pais compreendê-los.

4. Trabalho comunitário

A cada desentendimento ou briga você pode solicitar que prestem auxílio comunitário como forma de recompensar o erro cometido. Cortar a grama do vizinho, ajudar alguém com necessidade ou outras coisas possíveis.

Leia: Como participar de projetos sociais de voluntariado

5. Quadro de mesada

Crie um quadro com as tarefas de cada um de seus filhos e deixe exposto em algum local da casa. Explique a eles que cada tarefa completa vale um ponto para o recebimento da mesada no término daquele mês. Para cada briga ou desentendimento o ponto não será acrescentado e desta forma implicará em desconto na mesada.

Advertisement

6. Atividades de lazer

Você pode estipular como castigo pelo mal comportamento dias sem praticar a atividade de lazer que eles tanto gostam. Vale para a bicicleta, o futebol com os amigos ou o videogame. O importante é que você estipule o prazo e cumpra com ele.

7. Tempo sem celular

Para os mais velhos uma punição bastante sentida é um tempo sem o telefone celular que eles tanto usam. Assim como as atividades de lazer, é importante que você retire o aparelho e guarde em um local que ele não saiba e apenas devolva após ter terminado o período combinado.

8. Tarefas do lar

É extremamente saudável que as crianças, desde pequenas, tenham suas próprias tarefas dentro de casa para assim aprenderem sobre responsabilidades. Você pode, em casos de mal comportamento, acrescentar tarefas em suas responsabilidades durante um período determinado.

9. Dia sem brinquedo

As crianças menores diariamente brincam com seus brinquedos favoritos, naqueles dias em que elas estão se comportando de forma errada você pode retirar os brinquedos para que durante aquele dia não brinquem com ele.

Agressões verbais e físicas podem causar danos aos pequenos, esta não é a forma correta de educar as crianças. Com certeza você conseguirá que aprendam e sejam educadas usando de outras formas criativas para ensiná-las.

Advertisement

Leia também: 5 técnicas básicas para educar bem uma criança

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.