9 problemas de saúde possíveis se você se move muito durante o sono
Mover-se muito ao dormir pode ser o primeiro alarme do seu corpo (pergunte ao seu parceiro se você se move muito quando dorme)
Mariel Reimann
Você dorme como uma “pedra” ou não para de se mexer?
Todos nos movemos ao dormir, mas algumas pessoas o fazem mais que outras, e os especialistas encontraram uma conexão entre este comportamento e seis deficiências na saúde de uma pessoa.
Todos nos movemos ao dormir, mas nem todos os movimentos são normais
De acordo com a Dra. Harriet Hiscock, os movimentos do nosso corpo enquanto dormimos são “uma reação normal para prevenir dores de pressão prolongada em alguma área do corpo pela falta de circulação sanguínea adequada”. Isto acontece quando nos deitamos de lado ou em alguma posição em que apertamos um membro de nosso corpo diminuindo a passagem de sangue a certas áreas.
E, embora o normal seja ter cerca de 45 movimentos por noite, que geralmente ocorrem nos momentos em que alcançamos o sono profundo, muitas pessoas se movem muito mais que isso.
Quando seus movimentos à noite podem ser motivo de preocupação?
Se você dorme sozinho ou com alguém que tem “sono pesado” e não percebe o quanto você se move, um dos primeiros sintomas é que você acorda cansado e, geralmente, de mau humor. E isso é compreensível, já que seu corpo não descansa o suficiente.
De acordo com o publicado pelo Hospital Privado Comunitário de Mar del Plata, Argentina, um dos movimentos mais característicos que pode indicar um problema, é a necessidade de mover as pernas.
Essa necessidade de mover as pernas, e às vezes os braços, vem associada a um formigamento, espécie de cãibra ou mal-estar nos membros inferiores. No entanto, esse desconforto às vezes não é lembrado porque acontece durante as horas de sono mais profundas.
Algumas das patologias associadas ao movimento excessivo durante o sono são:
- Anemia
- Deficiência de ferro
- Distúrbios hematológicos
- Insuficiência da função renal
- Má alimentação
- Ansiedade
- Depressão
- Estresse
- O início de alguma complicação em sua saúde que pode ser mais séria
O que fazer
O melhor é sempre consultar um médico e ser específico sobre os sintomas e suspeitas de alguma complicação que se apresenta ao dormir. Os especialistas conduzirão os estudos apropriados para descartar algo grave e ajudar na solução do problema que afeta você.
Por isso, se você acorda cansado, mexe-se muito e está sempre de mau humor, não ignore estes sintomas e consulte um especialista.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 9 problemas de salud que puedes identificar si te mueves mucho al dormir