9 qualidades essenciais de casais que se amam
São 9 qualidades de casais que venceram todas as crises que você também pode aplicar em seu relacionamento e torná-lo forte.
Suely Buriasco
As pessoas se casam porque acreditam que encontraram a pessoa certa, que junto a ela poderão realizar sonhos e viver o melhor que há na vida. Mas, porque muitas se sentem frustradas e desiludidas depois de algum tempo? Quase sempre porque não observaram algo muito simples: o casamento não é um fim, e sim um meio. Não é pois o casamento que configura o que desejamos, e sim o que fazemos dele.
No sentido de construir uma relação próspera, leve em conta o que os casais felizes têm como essencial:
1. Acreditar na prosperidade do casamento
Crer que o casamento pode e deve corresponder aos anseios de ambos é fundamental para o comprometimento dos cônjuges. Isso não faz com que o casal seja perfeito, mas os incentiva a buscar o melhor para a relação.
2. Ter boa vontade
Construir laços harmônicos exige disposição e boa vontade um com o outro. Significa ter tolerância em relação ao que não concorda no cônjuge, compreendendo os pontos de vista diferentes. É, pois, um exercício de se concentrar nas qualidades positivas do cônjuge, desenvolvendo aceitação mútua, respeito e confiança.
3. Priorizar o tempo juntos
Claro que o tempo é curto, mas ter qualidade de vida juntos é fundamental num casamento feliz. Portanto, os bons momentos a dois precisam ser priorizados no programa familiar e isso inclui quebrar rotinas e criar situações propícias para divertirem-se juntos.
4. Alimentar o entusiasmo
O casamento precisa ser revitalizado para manter os cônjuges motivados um com o outro. É preciso desenvolver a arte de seduzir continuamente e, para tanto, novidades são bem-vindas. Vale criar situações que despertem o interesse do cônjuge.
5. Respeitar a individualidade
Estar junto é muito bom, mas respeitar as atividades individuais de cada cônjuge também é essencial. Como ponderei no artigo Autorrealização no casamento – Individualidade x Individualismo: (…) apenas quando nos sentimos satisfeitos com nós mesmos, estamos preparados para construir relacionamentos saudáveis.
6. Unir forças
Ter perspectivas positivas para o futuro, afinal entendem que os desafios enfrentados juntos promovem maior união e fortalecimento do casal. Com isso a confiança diante das dificuldades é muito maior.
7. Comunicar-se de forma eficaz
Casais felizes são os que se entendem até mesmo com o olhar, porque criaram um sistema de comunicação que flui livremente. Aprenderam a ouvir com atenção e carinho para compreender um ao outro, evitando brigas que só desgastam o relacionamento.
Algumas dicas importantes em Aprendendo a se comunicar melhor – 10 dicas para ser mais assertivo.
8. Cultivar a intimidade
A vida a dois precisa ser pautada em grande intimidade, em momentos únicos que pertençam exclusivamente aos cônjuges. Isso garante maior transparência um com o outro e, certamente, edifica laços de confiança, respeito e amor.
9. Estimular a paixão
Com o tempo a paixão inicial dá lugar ao amor que é um sentimento maduro que promove a paz e o aconchego. No entanto, faz parte da vida amorosa manter a faísca da paixão acessa e, de quando em quando, fazê-la acender revigorando o relacionamento. Neste livro escrevi: Manter-se enamorado num relacionamento continuado é um desafio que promove grande ganho para ambos.
Construir um casamento feliz é trabalho árduo que exige muita dedicação de ambos os cônjuges, entretanto, os que conseguem fazem questão de afirmar que vale muito o esforço. Afinal, bom mesmo é ser feliz, certo?
Leia também: 3 passos descomplicados para uma relação completamente feliz