A arte de encontrar e entender a felicidade em 4 passos

Se eu lhe perguntar agora quais são as realizações e as circunstâncias que vão lhe proporcionar felicidade verdadeira, você saberia responder?

4,875 views   |   shares
  • Qual é o seu maior sonho? Uma pessoa próxima respondeu essa pergunta dizendo que o maior sonho dela era ser feliz. Repliquei perguntando: "E como você pode ser feliz?". Ela disse que queria ser feliz e ponto. Foi aí que percebi que muitas vezes nós não nos damos conta de que queremos alcançar a felicidade, no entanto, não buscamos meios para que isso aconteça, e ainda mais, nem sabemos ao certo o que nos proporcionaria a felicidade.

  • Todo mundo quer ser feliz

  • Você conhece alguém que queira ser infeliz? Duvido muito, porque a verdade é que a felicidade é o objetivo principal da vida. Assim que nascem, as pessoas já passam a almejar a felicidade.

  • O grande segredo da felicidade
  • O desafio então é descobrir como alcançá-la, afinal, felicidade não é um jogo que possui regras e metas específicas e um tempo determinado a ser cumprido. No jogo da felicidade, cada um tem sua própria regra, suas próprias metas e seu próprio tempo. Algumas das considerações a seguir podem abrir seus olhos no processo de buscar a felicidade.

  • 1. Felicidade é feita de bons e maus momentos

  • Quando eu era criança, certa vez escutei alguém dizer que a felicidade inclui os momentos alegres e os tristes também. Ou seja, podemos ser felizes mesmo quando as coisas não estão 100 por cento. No item 2 você vai entender por quê.

  • 2. Felicidade é um processo

  • Quando falamos em felicidade, somos levados a pensar em algo que vai nos deixar em profunda alegria para sempre, como no último capítulo de uma novela, em que todos os problemas se resolveram e nada mais vai dar errado. O caso é que a felicidade tem seus altos e baixos, e ela está intrinsecamente ligada a objetivos de vida. Por isso, nossa busca por ela dura toda a vida, porque o ser humano tem uma forte tendência a estar sempre almejando algo novo. Sempre haverá algo a mais para ser acrescentado em nossa busca pela felicidade, apesar de todas as conquistas anteriores.

  • Só temos que tomar cuidado, no entanto, com outra tendência comum no ser humano: a de achar que nunca nada está bom, e por isso acabar mudando de planos constantemente, depreciando tudo o que já foi conquistado antes, por achar que a felicidade não foi alcançada. Muitas vezes aquele que faz isso não consegue se sentir feliz nunca, mesmo pulando constantemente de um objetivo para outro.

  • 3. Descobrindo sua própria felicidade

  • Advertisement
  • Quando estamos à procura de nossa felicidade, precisamos entender que ela não brota do "nada". Ser feliz requer que tenhamos objetivos e metas específicas, além de muito ânimo, coragem e perseverança. Então, descobrir quais são os objetivos de vida é o primeiro, e quem sabe, mais importante passo para que a felicidade enfim seja encontrada. Depois que os objetivos se tornam claros, é a hora de estabelecer metas para cumpri-las.

  • Sou muito fã do filme À Procura da Felicidade, estrelado por Will Smith, que conta a história de um homem que ao lado do filho saiu da miséria para o universo multimilionário. Mas não foi com um passe de mágicas, não. Foi com objetivos de vida, metas muito bem planejadas e, principalmente, muita fé, determinação e grandes lições aprendidas nos momentos mais difíceis de sua jornada. Lembrando que esse é apenas um exemplo, e que os objetivos que nos trarão felicidade não se limitam a objetivos materiais, claro.

  • No artigo 21 segredos para ser mais feliz agora, você vai encontrar dicas que também podem ajudar você a aproveitar os pequenos, mas maravilhosos momentos da vida e assim enxergar a felicidade até mesmo nas coisas aparentemente mais simples.

  • 4. A felicidade primordial

  • Para encontrar felicidade plena e duradoura, e ter ânimo para buscar todos os outros objetivos que darão ainda mais sentido para a vida, cito as palavras do grande educador Benjamín de Hoyos que diz: "A vida é boa se vivermos de maneira a torná-la assim". Isso faz parte de uma mensagem inspiradora que li há muitos anos. O que a mensagem chama de "vida boa" é o resultado do modo como fazemos as coisas, das palavras que escolhemos dizer e até do tipo de pensamentos que escolhemos ter. "Ninguém precisa sentir-se sozinho na estrada da vida, pois todos somos convidados a vir a Cristo e ser aperfeiçoados Nele. A felicidade é o propósito do evangelho e de Seu Sacrifício que redime toda a humanidade. (...) A felicidade é uma condição da alma. Esse estado de alegria é fruto de uma vida digna".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

A arte de encontrar e entender a felicidade em 4 passos

Se eu lhe perguntar agora quais são as realizações e as circunstâncias que vão lhe proporcionar felicidade verdadeira, você saberia responder?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr