10 verdades que as mães não dizem – mas gostariam

Alguns segredinhos das mães fazem com que elas sobrevivam a um dia agitado. Você já fez alguma dessas coisas?

Caroline Canazart

A maternidade é um divisor na vida de uma mulher. Existe a vida antes de ser mãe e a vida depois de ter um filho. Esses pequenos seres têm o poder de nos transformar em pessoas melhores, que desejam ser um bom exemplo, que desejam um mundo melhor e que esperam que os filhos sejam perfeitos, como nós. Como nós?

Às vezes as coisas não saem exatamente dessa forma. A perfeição até pode vir, mas só depois de um considerado número de erros. E eles acontecem quase todos os dias.

A mãe perfeita que você imaginava ser se desfaz na primeira noite em claro com o filho ou na primeira birra pública dele. E isso é muito bom, pois nos dá a chance de ensinar aos filhos que nós também erramos e que é possível errar, consertar o erro e depois fazer o que é melhor.

Para as pessoas do nosso círculo de amizade, porém, às vezes é mais difícil de admitir os tropeços. Por conta disso podemos iniciar discussões defendendo algo que, na prática, ela nem acontece dentro de casa. Só por medo de ser considerada uma “mãe ruim”.

Saia da guerra Mães que trabalham x Mães que ficam em casa

Advertisement

Em alguns momentos as mães têm que apenas sobreviver aquele dia. E algumas coisas “fora da lei” acabam sendo aceitas. É difícil de admitir, mas certamente acontece em milhares de lares.

  1. As crianças comem doces para ficarem quietos ou para suborná-los a fazerem alguma atividade.

  2. Eles comem coisas do chão, depois daquela assoprada purificadora da mãe.

  3. Tem dias em que as crianças assistem muita televisão para que alguma coisa possa ser feita em casa.

  4. Alguns dias as crianças derrotam a mãe e ela tem vontade de só ficar sozinha por um tempo. Um bom tempo.

    Advertisement
  5. Quando foi a última vez que tiveram um banho? Não me lembro…

  6. Às vezes a casa parece que foi bombardeada e ela fica assim até que a vontade de vê-la organizada volte. E isso pode demorar alguns dias.

  7. Se você olhar bem de perto, talvez as meias das crianças não combinem. Assim como a blusa e a calça.

  8. A maternidade pode ser solitária.

  9. Há dias em que as crianças vão poder fazer até o que não é “permitido” só para ficarem calmas. Como assistir um filme no tablet na mesa do jantar.

    Advertisement
  10. A maternidade é difícil. É lindo, maravilhoso, um presente, mas ainda assim, é difícil.

Assumir que a vida não é um mar de rosas pode ser uma maneira de você encontrar ajuda ou apenas dividir as mesmas experiências, em alguns momentos difíceis, com outras mães. Essa troca de informações muitas vezes é um alívio para os ombros daquelas que se sentem pressionadas. É um fôlego para começar bem o próximo dia.

Apontar os defeitos e julgar outras mães não nos dá um certificado de “boa mãe” ou de “mãe perfeita”. O melhor mesmo é respeitar, ter consciência que os erros vão acontecer e focar no que nos diz respeito: nossa família.

Leia também: Por que as mulheres sentem a necessidade de fazer guerra de mães?

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.