9 coisas que você nunca deve dizer a uma mulher divorciada

Todos gostam de ser conselheiros. Todos querem ajudar. Isso é louvável. Porém, nem todos sabem medir o teor de suas palavras.

Stael Ferreira Pedrosa

É muito comum pessoas bem-intencionadas dizerem coisas que magoam os outros. Seja falando de um filho ou do peso de alguém, essas pessoas atiram no que viram e acertam no que não viram. Muitos de nós já fizemos isso sem nos darmos conta de como podemos ferir corações já dilacerados por um problema ou perda.

Um exemplo de situação delicada onde todos os amigos e parentes querem ajudar é quando alguém que amamos se divorcia. Li a história de uma mulher que foi traída pelo marido por longo tempo e com uma pessoa bastante conhecida. Ela conta dos conselhos que recebeu e como alguns a cortaram fundo. Conscientes da dor dela por romper o casamento e dissolver a família, os amigos e parentes correram a dar conselhos que nem sempre ajudaram.

Não faça os seguintes comentários a uma mulher que se divorciou:

1. Que pena que você tem filhos, né? Vai ter sempre uma ligação com o ex-marido

Isso é doloroso. Nenhuma mãe quer ouvir que seus filhos são um problema. Muitas vezes são esses filhos que dão a ela forças para mais um dia e amenizam sua solidão.

2. Eu também me sinto divorciada essa semana (porque o marido viajou)

É, a pessoa pode estar sentindo falta de ajuda ou companhia, mas isso não se compara a estar divorciado. A sensação de solidão, raiva e mágoa que acompanham o divórcio estão presentes 24 horas por dia, sete dias da semana. E quando o cônjuge viaja ninguém experimenta tais sentimentos. Portanto, evite dizer tal coisa.

Advertisement

3. Eu sinto é um pouco de inveja da sua solteirice

Quem se divorcia certamente não está solteiro por escolha. Há muita mágoa e dor envolvida no processo que pode ter dilacerado o coração de quem se separou. Sem falar na carga de gerir uma família sozinha.

Redescobrindo a vida: 13 dicas para ser feliz depois do divórcio

4. Você não vai encontrar a felicidade enquanto não perdoar

Quando um divórcio acontece, não é por banalidade, provavelmente há uma traição e corações partidos. O perdão é sim libertador, mas a felicidade de alguém não deve estar condicionada a perdoar ou não perdoar. Essa é uma questão muito pessoal. Cada um sabe o tamanho da sua dor e quando estará preparado (ou não) para perdoar.

5. Eu sei como é isso

Não, você não sabe. Cada caso é diferente. Cada relação é diferente e cada um sente seu divórcio de maneira diferente. Por mais que você tenha experienciado um divórcio doloroso, você ainda não sabe como outra pessoa o experiencia. Esse tipo de comentário só abre mais a ferida.

6. Será melhor daqui para frente

Esse comentário parece oferecer esperança. É o que esperamos. Mas, geralmente quem acaba de sair de um casamento sente insegurança financeira e emocional. Ela não tem certeza sobre como ficam suas finanças ou se vai encontrar um novo parceiro. Dizer que será melhor daí em diante é não dar muito crédito às ansiedades do recém-divorciado.

Advertisement

7. Eu morreria se fosse comigo

Ao contrário do comentário anterior, esse parece querer tirar qualquer esperança. Afinal um divórcio é fatal! Pode matar alguém… Não há necessidade de superdimensionar o problema. A pessoa divorciada só quer se sentir uma pessoa normal. Divórcios acontecem sempre e nem por isso tem gente morrendo por causa deles.

8. Você é muito corajosa

Acredite em mim, esse comentário não ajuda nada! Ela preferiria não ter que ser corajosa. Ela preferiria estar nos braços do amado e em paz. Infelizmente algo de muito ruim aconteceu e ela não teve escolha, ela precisou ser corajosa.

9. Eu nunca toleraria… (coloque aqui o motivo do divórcio)

A mulher a quem você está dizendo isso percebeu dolorosamente o seu limite de tolerância. Ela teve que tomar uma decisão difícil e certamente a última coisa que ela deseja ouvir é o que você faria no lugar dela. Ninguém sabe o quanto pode tolerar até que esteja dentro da situação.

3 formas de socorrer um amigo que passa por crise amorosa

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.