10 hábitos que você precisa abandonar para ter mais energia

A falta de sono não é a única culpada! Conheça seus 10 piores sabotadores.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Se você se sente cansado e sem energia para nada, saiba que a falta de algumas horinhas de sono a mais não é a única culpada.

Existem hábitos que drenam nossa energia e nos deixam ainda mais para baixo.

Veja a lista a seguir e conheça seus 10 piores sabotadores:

1. Fugir do exercício

Eu sei que depois de um dia cansativo de trabalho dentro e fora de casa, a última coisa que você quer é ir para academia ou sair para uma caminhada, gastar a pouca energia que lhe resta. Ficar sentado no sofá assistindo televisão parece muito mais atraente.

Estudos recentes revelam que atividades físicas regulares aumentam a resistência física, fazem com que o sistema cardiovascular funcione melhor, o que leva a uma maior oxigenação do cérebro e diminui os efeitos da fadiga.

Advertisement

3 motivos para não fazer exercícios físicos

2. Não beber água suficiente

Mesmo uma leve desidratação já é capaz de alterar o volume do sangue. Isso faz com o que o coração tenha que fazer um esforço maior para bombear o sangue pelo corpo e reduz a velocidade com que o oxigênio e outros nutrientes chegam às células.

Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias!

3. Não consumir ferro suficiente

A falta de ferro pode lhe levar a se sentir fraco, irritável e com falta de concentração. Melhore sua ingestão de ferro consumindo mais feijões, ovo, folhas verde-escuras juntamente com alimentos ricos em vitamina C, como suco de laranja, acerola, limão.

4. Ser perfeccionista

A tentativa de ser perfeito em tudo (o que na maioria dos casos é impossível!) faz com que você trabalhe com muito mais intensidade e por muito mais tempo que o necessário para execução de cada tarefa.

Advertisement

Analise de maneira realista o que precisa ser feito e defina quanto tempo irá dedicar para isso. Seja fiel a seu planejamento.

5. Fazer tempestade em copo d’água

Se você já pensa que vai ser mandado embora cada vez que seu chefe lhe chama para conversar, saiba que a ansiedade está lhe tornando mentalmente exausto.

Faça um esforço consciente de não se preocupar com coisas que ainda não aconteceram (e talvez nem venham a acontecer!). Quando a ansiedade começar a se agitar dentro de você, respire fundo e foque no presente. Sinta seus pés dentro do sapato, tocando o chão, sinta o toque do tecido da sua roupa e o movimento do ar entrando e saindo dos pulmões. Faça isso por um minuto, em qualquer lugar, e traga a segurança do momento presente para sua mente.

8 sinais preocupantes de que você está esgotado mentalmente

6. Pular o café da manhã

Durante o sono, seu corpo continua queimando energia. Quando acorda, você precisa repor essa energia.

Advertisement

Em termos de disposição e energia, é preferível dormir 30 minutinhos menos e ter tempo para fazer um bom café da manhã, do que dormir mais e sair correndo para o trabalho ou a escola de barriga vazia.

7. Viver a base de porcarias

O que você come é o combustível do seu corpo. Assim como um carro não funciona bem com gasolina de péssima qualidade, seu corpo não irá apresentar o mesmo desempenho se você só ingerir alimentos de baixa qualidade e valor nutricional.

Mudanças simples, como incluir o consumo de 5 frutas na alimentação diária, já representam uma grande melhora.

Tente isso! Inicialmente você não precisa deixar de comer nada. Apenas inclua o consumo de 5 frutas no seu dia e comece a sentir os benefícios de uma alimentação mais natural.

8. Não saber dizer não

Querer fazer tudo por todos e esquecer-se de você é algo muito generoso com os outros e muito egoísta com sua saúde.

Advertisement

Lembre-se que para ter condições de ajudar outras pessoas e de cuidar de sua família, você precisa estar bem!

Se você não tem o hábito de dizer “não” comece a praticar. Diga essa palavra em voz alta várias vezes enquanto estiver sozinho. Parece bobagem, mas acostumar-se com o som da palavra irá ajudá-lo a dizer mais facilmente quando for necessário.

9. Ser desorganizado

A bagunça, especialmente no ambiente de estudo e de trabalho, dificulta a capacidade de concentração.

No final de cada dia, organize sua mesa de trabalho. Essa ação simples irá lhe ajudar a ter um começo de trabalho muito melhor no dia seguinte.

10. Beber café

Existem muitas controvérsias a respeito dos benefícios e malefícios do consumo do café.

Advertisement

Um estudo recente, publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine,_revelou que o consumo de café mesmo 6 horas antes da hora de dormir tem efeitos nocivos sobre a qualidade do sono.

Se você sente falta de uma bebida quentinha, experimente a cevada ou um chazinho de camomila, que não prejudicam o sono e ainda fazem bem para a saúde.

Mesmo com o tempo curto e uma rotina estressante é possível aumentar seu nível de energia simplesmente deixando de lado esses hábitos ruins.

Corte esses hábitos de sua vida e experimente uma qualidade de vida muito melhor!

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.