8 dicas para celebrar formaturas do ensino médio

8 dicas para organizar um comitê de formatura e preparar um momento inesquecível para os estudantes.

64,166 views   |   76 shares
  • Após longos anos de estudo é chegado o momento de se preparar para uma formatura no ensino médio, fechando assim um ciclo escolar e iniciando uma nova jornada rumo ao ensino superior e com isso a iniciação de uma carreira no mercado de trabalho.

  • A preparação para este momento de formatura, normalmente se dá durante todo o ano letivo que antecipa a comemoração.

    1. Um comitê de formatura pode ser formado com alunos do terceiro ano do ensino médio, e poderá contar também com o auxílio de um professor, que ajudará a organizar os passos a serem dados durante este ano. Este comitê representará todos os alunos que participarão da formatura.

    2. O comitê organiza reuniões com todos os alunos das turmas envolvidas para decidirem em conjunto como será a forma de celebração deste momento. O mais comum nestes casos são as festas de formatura que ocorrem em clubes ou salões de festas, no entanto a opção por viagens também deve ser considerada.

    3. Se a opção da maioria for por uma festa, é importante definir com certa antecedência o local. Para isso, visitas aos locais previamente escolhidos podem ser feitas pelo comitê para avaliarem a capacidade e qualidade de cada um deles. O professor, neste caso, poderá intermediar a contratação.

    4. Outro ponto a definir é a maneira pela qual será paga esta celebração. Haverá um rateio entre as famílias de todos os alunos ou haverá rifas e outras formas de conseguir verba destinada a este fim? Isso poderá ser definido nas reuniões do comitê.

    5. A entrega dos diplomas é um capítulo a parte, normalmente ela é feita em uma cerimônia de colação de grau, separada da festa. Esta cerimônia é obrigatória na conclusão do ensino superior, mas tem sido muito utilizada nas conclusões do ensino médio.

    6. Outras coisas que precisarão ser definidas pelo comitê são em relação à quantidade de pessoas que poderão ser convidadas por aluno, a confecção dos convites, que tipo de roupas será usado nesta festa, a contratação de um bufê etc.

    7. Se a opção for de viagem é importante também, durante o ano, fazer cotações com empresas de turismo sobre pacotes de viagens para vários locais. Com essas informações em mãos, o comitê poderá convocar uma reunião com pais e alunos a fim definirem qual pacote mais se enquadra para a formatura.

    8. Algumas turmas do último ano do ensino médio, confeccionam também, durante o ano, uma camiseta com o nome de todos os formandos, bem como o nome da escola e com um desenho que represente bem a turma formada. É uma boa recordação desta época para estes jovens.

  • Advertisement
  • Incentive e auxilie seus filhos nesta época para que possam aproveitar ao máximo este momento tão especial de suas vidas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

8 dicas para celebrar formaturas do ensino médio

8 dicas para organizar um comitê de formatura e preparar um momento inesquecível para os estudantes.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr