10 maneiras incríveis pelas quais os exercícios físicos conseguem reverter o envelhecimento

Quer parecer mais jovem? Coloque em prática alguns destes exercícios em sua vida e confira cada vantagem que eles trazem para sua saúde e bem-estar.

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  • Os alquimistas da Idade Média dedicavam suas pesquisas em busca de 2 grandes maravilhas: a pedra filosofal e o elixir da longa vida.

  • A pedra filosofal teria o poder de transformar qualquer outro metal em ouro – o que para mim não faz muito sentido. Uma vez que o que torna o outro especialmente valioso é sua escassez. Se pudéssemos transformar qualquer metal em ouro, ele se tornaria uma coisa comum e perderia seu valor.

  • Já o elixir da longa vida seria a maravilha das maravilhas! Imagine uma poção capaz de rejuvenescer o corpo e tratar de todas as doenças? O resultado disso seria a imortalidade!

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  • Sinto informar que os alquimistas não conseguiram elaborar nem a pedra filosofal nem o elixir da longa vida.

  • Apesar de não termos em nossos dias tal poção mágica, a ciência moderna tem descoberto cada vez mais os benefícios preciosos da atividade física – entre eles, o poder de rejuvenescimento!

  • Veja abaixo uma lista de 10 maneiras pelas quais os exercícios nos fazem parecer mais jovens:

  • 1. Mais energia e vigor

  • Os exercícios são como uma poção natural de energia. A maior irrigação que acontece no corpo e no cérebro torna a pessoa mais desperta e ativa.

  • 2. Mais disposição sexual

  • A Dra. Mary Jane Minkin, professora de Obstetrícia Clinica da Universidade de Yale, EUA, explica que além dos benefícios para o desempenho sexual, promovidos pela melhora na circulação sanguínea, há benefícios psicológicos também – consequência do sentimento maior de confiança com a aparência do corpo.

  • 3. Pele macia e brilhante

  • Pesquisadores da Universidade McMaster, em Ontario, Canadá, concluíram que os exercícios ajudam o corpo na produção de substâncias que agem como firmadores da pele.

  • 4. Postura melhor

  • Os exercícios fortalecem a musculatura e a saúde dos ossos, especialmente os da região do tronco, o que promove um posicionamento correto da coluna.

  • Além disso, a pessoa que pratica exercícios tende a andar com uma postura mais ereta, resultado do aumento da autoestima.

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  • 5. Maior flexibilidade

  • Uma característica do processo de envelhecimento é o aumento na rigidez dos músculos e articulações.

  • Exercícios de alongamento, como Yoga e Pilates, mantêm a pessoa flexível e ágil mesmo com o avançar da idade.

  • 6. Bom humor

  • A melhora no humor pode ser explicada pelo aumento da produção de endorfinas pelo corpo em decorrência da prática de exercícios físicos regularmente.

  • O Dr. Eric Sternlicht, PhD, da Universidade Chapman, explica que as endorfinas funcionam como opiáceos naturais.

  • Além disso, nada se compara com a alegria de caber novamente dentro daquele jeans 2 números menor!

  • 7. Qualidade do sono

  • Uma boa noite de sono é como um bálsamo reparador. E os exercícios físicos ajudam você a conseguir isso!

  • Pesquisas recentes revelaram que 150 minutos de atividades cardiorrespiratórias por semana melhoram em 65% a qualidade do sono de uma pessoa.

  • É importante lembrar, que a qualidade do sono reflete também no ganho de peso, na regeneração da pele e no fortalecimento do sistema imunológico.

  • 8. Mantém o metabolismo alto

  • O metabolismo diminui naturalmente com o avançar da idade.

  • Felizmente, a prática regular de exercícios físicos aumenta o número de calorias que seu corpo gasta diariamente.

  • Além disso, os músculos construídos por meio da atividade física também consomem mais energia.

  • Isso contribui para que você consiga manter seu metabolismo alto e um peso saudável.

  • 9. Memória melhor

  • Uma matéria publicada no British Journal of Sports Medicine revelou que a prática regular de exercícios aeróbicos aumenta a parte do cérebro associada à memória.

  • 10. Redução do envelhecimento celular

  • Os exercícios não lhe fazem somente se sentir mais jovem – eles podem realmente reverter o processo de envelhecimento!

  • Eles não são a garantia de uma vida longa. Mas, a atividade física associada a uma alimentação saudável pode aumentar muito as chances disso acontecer, por meio de uma reprogramação celular. Esse foi o resultado da pesquisa liderada por Dean Ornish, MD, fundador e presidente do Preventive Medicine Research Institute, EUA.

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  • Se você está acostumado a uma vida sedentária, pode ser difícil começar a se exercitar. Acredite, eu sei exatamente como você se sente.

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  • Mas posso garantir que o esforço vale a pena! Logo nas primeiras semanas você já conseguirá sentir os benefícios e isso o motivará a continuar em frente.

  • Experimente! Você irá se surpreender com os resultados.

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Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.

Website: http://lar-umpedacinhodoceu.blogspot.com.br/

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