Como aprender a ser um pai bem-humorado

“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Pai é um titulo sagrado, e junto com esse titulo sagrado vem as alegrias e as responsabilidades de cuidar de um lar e dos filhos. Para os filhos, o pai é considerado um herói, porque enxergam nele o poder de proteção. E os pais que enxergam e tomam para si essas responsabilidades, às vezes, sentem-se sobrecarregados e, muitas vezes, ficam mal humorados com tanta responsabilidade.

O pai, como provedor do lar, precisa saber lidar com as dificuldades da vida e aprender a ser feliz e bem-humorado independente das situações, e isso será um constante aprendizado para a vida. Na Bíblia sagrada encontramos o seguinte conselho:“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4)

Portanto, é necessário que possamos agir com paciência em todos os momentos na relação pai e filho.

“Sábio é o pai que conhece o seu próprio filho.” (

William Shakespeare)

O pai precisa conhecer o seu próprio filho, não apenas suprindo suas necessidades, mas conhecendo seus desejos e anseios. E para isso, é necessário entrar em um processo de constante aprendizagem, e essa aprendizagem é uma via de mão dupla, ou seja, precisa-se querer e agir.

Advertisement

Quando queremos agir com bom humor na relação pai e filho, não é a primeira dificuldade que tira a paciência e nossa alegria, ou até mesmo aproveita-se desses momentos para descontar nos filhos. Portanto, precisamos agir com brandura e mansidão, mantendo sempre um sorriso para nossa família, principalmente para nossos filhos, mostrando que não serão as dificuldades que irão nos desanimar.

_”O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.”_(Alfred Montapert)

Quando queremos ser bem-humorados, as pequenas coisas em família, seja um abraço, um beijo ou as experiências por mais fantasiosas que sejam contadas por nossos filhos serão motivos de alegria e agiremos com interesse por todas as coisas que acontecem com nossa família.

“Tudo é importante na vida. Os pequenos atos são preparatórios dos gestos grandiosos e das realizações vultosas.” (Joanna De Ângelis)

Quando queremos ser bem-humorados não significa que devemos contar piadas o tempo todo, mas significa ter sempre uma palavra de perseverança, autoestima e coragem.

Advertisement

Ser pai é mostrar que você não precisa ser grande em estatura ou ser um super-herói a todos os momentos, mas que os desafios são enfrentados com sabedoria, discernimento e bom humor, porque tudo nesta vida é passageiro e não existe dinheiro que compre a felicidade e a alegria de ser pai.

O cargo de pai nunca lhe é tirado

Pai e mãe é um cargo do qual nunca lhe será tirado, por mais que não queiram assumir essa responsabilidade, ao nascerem os filhos, vocês nunca deixarão de ter o título de pai e mãe.

“Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de se penetrar o coração.” (Augusto Cury)

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.