11 alegrias de mulher… Depois dos filhos!

Há coisas que deixamos de lado todos os dias porque damos prioridade à maternidade, e quando as fazemos, é uma felicidade que ninguém entende. Confira algumas!

Angi Simon

Este artigo foi publicado originalmente no blog Mãe de Guri e republicado aqui com permissão.

Esses dias o marido comentou que gostaria de se teletransportar para daqui a 10 anos. Segundo ele, daqui a 10 anos, vamos poder dormir mais, nos estressar menos, já que atualmente, com um bebê e um irmão ciumento, está bem cansativo.

Eu não queria não, nem para dormir a noite toda, até porque não acredito que vamos dormir a noite toda. Daqui a 10 anos não teremos bebezinho, apesar de os filhos serem para sempre os bebês de suas mães, mas teremos outros motivos para não dormirmos a noite toda – teremos um adolescente e um pré-adolescente, que podem precisar de nota em matemática, ou estar sofrendo porque o time de futebol perdeu, ou porque brigou com um amigo – enfim, em cada fase temos novos motivos para nos preocuparmos e não conseguirmos dormir.

Antes dos filhos, parecia que eu precisava de tanto para ser feliz! Agora me parece que preciso de menos! Será?

Hoje em dia, sinto a maior alegria do mundo com pequenas coisas, e essas pequenas coisas podem mudar o meu dia. Fiz uma lista de 11 coisinhas que me deixam muito feliz e quem sabe vocês se identifiquem com algumas delas!

Advertisement

1. Usar sutiã com aro, de renda e se for colorido melhor ainda

Eu AMO amamentar! Nem penso no dia em que o Caê decidir que já é grande para mamar. Mas toda vez que saio sem ele, seja para tomar café com amigas, ou para uma reunião de trabalho, eu coloco um sutiã com aro, de renda e colorido, já que a maioria dos sutiãs de amamentação são brancos, pretos, ou bege, e até meu humor muda. Eu não consigo acreditar que em 2015 ainda não existam sutiãs de amamentação com aro!

2. Fazer um programa com as amigas e sem filhos

Ahh, eu sei que não tem nada melhor do que ficar com os filhos. Eu sou mãe e sei disso! Mas fazer um programa com as amigas sem os filhos significa conseguir tomar um café sem se preocupar se seu filho vai comer um pedaço de pão que está no chão, ou se vai comer o livro do irmão, ou… (preencha com coisas que seus filhos fazem sempre, Caê está na fase oral, perceberam, né?).

Toda mãe precisa fazer um programa com amigas, e falar de assuntos que não seja os filhos – vale a pena tentar, mesmo que não consiga. Peça um capuccino com chantilly, coma um bolo de chocolate sem culpa e sem se preocupar que o filho de 11 meses vai te encarar como se soubesse que aquilo é uma delícia!

3. Dormir até 9:00 da manhã

Dormir era o meu hobby preferido. AMO dormir até tarde! Sou daquelas pessoas que funciona melhor à noite. Eu estudava de manhã, e no começo da faculdade troquei para o horário da noite, pois realmente demorava a acordar. Mas depois dos filhos eu acordo quando o primeiro acorda. Então quando o marido está em casa, aos finais de semana, ele acorda com os guris e me deixa dormir. Ah, e eu durmo até não conseguir mais, tem vezes que durmo até as 9:00 e acordo nova em folha, e tem dias que acordo às 10:30 e ainda xingo ele que me deixou dormir até tão tarde, hahahaha, vai entender, coisas de mulher…

4. Assistir a um filme

Sempre gostei de assistir filmes, mas depois dos filhos é muito mais difícil. Com o NETFLIX fica mais fácil, pois assisto o que conseguir, depois assisto o resto. E como eu demoro a dormir, quando os guris colaboram e dormem “cedo” eu gosto de assistir um filminho; é o meu momento com maridão, ou comigo mesma, e curto muito!

Advertisement

5. Praticar atividade física

Eu sou formada em Educação Física, amo praticar esportes, desde criança. Fiz pilates durante a gravidez, mas só senti vontade de voltar a praticar algum exercício quando o Caê fez 10 meses. Antes disso me sentia cansada na maior parte do dia. Não me animava a acordar cedo para malhar, nem ir para academia quando o marido chegava em casa.

Hoje, tenho ido às 6:30, ou mesmo às 20:00 e tenho adorado; me dá muita disposição, sem contar que já estou mais magra do que antes de engravidar do Caetano! O começo é difícil, mas depois a gente acostuma e não fica mais sem. Claro que tem que ter alguém que fique com as crianças, né? Aqui o maridão é superparceiro e me apoia a ter o meu momento.

6. Fazer as unhas

É uma das coisas que mudam meu humor. Eu adoro pintar as unhas! Como já trabalhei em salão de beleza, fiquei “viciada” em fazer toda semana, mas com filhos, é tão raro que quando consigo é quase como se tivesse ganho na loteria.

7. Voltar a usar a calça jeans de antes da gravidez

Com o Antônio eu demorei horrores para usar minha calça jeans de antes da gravidez. Por um ano usei apenas legging e calça jeans sem botão. Confesso que tinha medo de machucar o corte da cesárea. Eu fiquei quase 1 ano sem sentir a região da barriga em que foi feito o corte, e não queria usar calça que apertasse ali, mesmo sem sentir, hahahaha. Com o Caetano eu me cuidei mais durante a gravidez, fui à nutricionista, fiz pilates, e também me cuidei depois que ele nasceu, e já estou usando calça jeans 38.

Sério, é um prazer meio fútil, eu sei, mas por trás de uma calça jeans 38, para quem estava usando 40 desde quando teve o primeiro filho, tem o gostinho de sucesso, de conseguir conquistar um objetivo, que o sacrifício de não comer chocolate e bolo tem valido a pena!

Advertisement

8. Acordar com a pia limpa

Eu costumo dormir tarde, pois, como falei antes, funciono melhor à noite. Mesmo com sono, fico rolando de um lado para o outro na cama, por isso costumo ver filmes à noite. Sempre me preocupei de limpar a cozinha depois da janta, mas, depois do 2º filho, isso deixou de ser prioridade para mim. Passei um tempo ignorando a cozinha depois do jantar, mesmo que o marido não tivesse colaborado e deixado a louça lavada.

Agora, voltei a lavar a louça todas as noites, mesmo cansada, mesmo cheia de panelas, enfim… Eu vou lá, lavo, seco e guardo! E sim, acordar com a pia limpa é um prazer indescritível. Tentem!

9. Acordar antes dos guris e tomar meu café da manhã…

Gente, eu amo ser mãe, e parece que depois que a gente é mãe a gente fica na defensiva, né? A gente não precisa pensar o dia inteiro nos filhos para ser boa mãe. A gente precisa cuidar da gente! E sempre que acordo antes deles, eu consigo tomar meu café da manhã e até trabalhar um pouco, ou hidratar o cabelo…. Claro que tem dias que não consigo, que quero dormir até eles acordarem, mas sempre que acordo antes deles, me arrependo de não criar o hábito de fazer sempre assim.

Aliás, vou estabelecer esta meta, acordar todos os dias com o maridão e tomar café da manhã com ele! Acredito que será ótimo para o nosso casamento! Vou colocar em prática assim que voltarmos de viagem.

10. Tomar banho sozinha

Nem sei o que é isso – quando não é um, é o outro que quer tomar banho junto. Gurias, esses dias tinha um compromisso e o Caê não dormia, e tive que tomar banho com ele junto. Como desembaraço o meu cabelo no banho, é difícil tomar banho com ele no colo, então coloquei um banco embaixo do chuveiro, para mim, e ele na banheira… E foi o jeito, um olho no pente, e outro no Caetano. Foi caótico, claro, mas consegui tomar o banho. Por isso, quando consigo tomar um banho sozinha, é uma alegria enorme!

Advertisement

11. Comer uma refeição com calma

Ahhh, eu nem sei o que é isso mais, praticamente enfio a comida goela abaixo. Quando ouvia as mães falando sobre não conseguir comer tranquilamente, eu achava elas umas exageradas, mas hoje sou eu aqui exagerando! kkkkk O fato é que na hora do almoço eu dou comida para o Caetano, mesmo ele comendo “sozinho” algumas vezes, preciso cortar, cuidar, ajudar ele a se virar, senão brinca mais do que come. E quando não é o Caê, é o Antônio que quer comida na boca, ou fica 40 minutos para comer meio prato de comida. A hora das refeições é a mais estressante para mim, mesmo quando saímos, eu cuido deles, nunca consigo comer tranquilamente, sabem como é, né?

Melhor do que essas 11 coisas, pra mim é ter saúde, filhos saudáveis e um marido maravilhoso… Claro que a lista poderia ter 1000 coisas! Somos privilegiadas, temos sempre que dar valor a essas pequenas coisas simples que dão sentido a nossa vida!

E vocês, o que acrescentariam à listinha?

Leia também: 10 coisas que todo marido precisa saber sobre a vida de mãe

Toma un momento para compartir ...

Angi Simon

Mãe do Antônio e do Caetano em tempo integral e dona de casa nas horas vagas. Depois do filho, descobri minha verdadeira vocação, ser mãe!