5 dicas para os genros que sofrem influência negativa da sogra

Se você sente que sua sogra influencia negativamente a sua esposa e isso tem provocado conflitos em seu lar, este artigo pode ajudar você.

Suely Buriasco

As histórias sobre sogras são bastante antigas e muito se ouve falar sobre o assunto. É aquela velha questão; quando casou não levou em consideração “o pacote” que veio e a sogra é uma integrante muito importante desse sistema.

A relação sogra e nora é conhecida por ser pautada em dificuldades relacionadas, quase sempre, com a disputa em relação ao homem amado, sendo filho e marido. Mas o fato é que, embora quase sempre a sogra fique com a fama, as coisas não são bem assim, como escrevi no artigo: Como lidar com uma nora que joga o filho contra a mãe.

Também não é de hoje que a figura sogra/genro é motivo de conflitos para os casais. Muitos maridos afirmam que suas sogras influenciam negativamente em seus casamentos, quase sempre querendo dominar a vida do casal e jogando a filha contra o marido.

Pode ser que sua sogra não conheça mesmo o Manual da boa sogra, mas com boa vontade e disposição é sempre possível estabelecer relacionamentos melhores com a mãe da esposa, poupando o casal de graves conflitos.

Vejamos algumas estratégias:

Advertisement

1. Converse com sua esposa

Quando a convivência com a sogra é conflituosa, é preciso esforço de ambos os cônjuges para minimizar o estresse e preservar a privacidade do casal. Isso pode ser difícil para sua esposa, principalmente se ela é muito ligada à mãe, por isso mostre-se compreensivo, mas igualmente assertivo.

Leia também: Aprendendo a se comunicar melhor – 10 dicas para ser mais assertivo

2. Seja claro

Você precisa demonstrar para a sua esposa no que a mãe dela está sendo invasiva e causando irritação em você. Pontue as situações que o incomodam com bastante clareza.

Exemplo

Sua sogra costuma chegar sem aviso prévio e monopoliza as atenções da filha, ignorando a sua participação nos assuntos, inclusive os referentes ao casal. Nesse caso você pode pedir em particular para que a sua esposa se posicione e de forma firme inclua você na situação. Essa é a melhor forma da sua sogra entender que não pode tomar conta da vida de vocês.

3. Seja empático

Um dos grandes problemas dos relacionamentos humanos é que costumamos transformar dificuldades em antipatias. Se sua sogra o tem irritado muito, o momento é de fazer uma autoanálise para definir em sua mente se as coisas são mesmo tão ruins ou é você que já não tem mais paciência. A empatia ajuda você a entender o porquê das ações de sua sogra e o inspira a encontrar formas de lidar com ela que favoreçam o bom convívio.

Advertisement

4. Posicione-se com afetividade

Compreender não significa aceitar, por mais que você consiga entender as razões dela, tudo tem limite e, nesse caso, talvez tenha que ser você a impor esses limites. Ser afetivo e falar de forma afetiva é um bom começo para transformar essa relação e, ao mesmo tempo, não criar uma briga com a sua esposa. Lembre-se: é importante que as coisas sejam ditas, mas a forma como se diz faz toda a diferença.

5. Não misture as coisas

Colocar limites e não aceitar a influência de sua sogra não significa cortar relações com ela ou impedir que ela frequente a sua casa. Assim como você quer ser respeitado precisa respeitar também os laços da mãe e filha. Portanto, seja paciente e se não for mesmo possível uma relação harmônica com sua sogra, ao menos dê espaço para que a sua esposa conviva com a mãe dela.

Saber lidar com a família de origem é essencial para a harmonia do casal, portanto é inteligente criar estratégias que garantam a harmonia no relacionamento com a sogra.

Leia também: 10 frases que você nunca deve dizer a sua sogra

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.