20 dicas para economizar fácil em casa

Uma lista de ideias simples que irão lhe ajudar a fazer o dinheiro sobrar no final do mês.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Seja para enfrentar um momento de crise, ou para um projeto especial, só existem 2 maneiras de fazer o dinheiro sobrar no final do mês: ganhar mais ou gastar menos.

Ganhar mais é possível, mas depende de muitos fatores externos (como, por exemplo, seu empregador resolver lhe dar um aumento, ou você conseguir um emprego melhor), e alguns deles estão fora de seu poder de decisão.

Por outro lado, gastar menos depende única e exclusivamente de você e sua força de vontade!

Separamos aqui uma lista de 20 ideias para ajudá-lo a economizar fácil com as despesas de casa:

  1. Comida pronta custa muito caro. Comida saudável pronta é mais cara ainda. Compre os ingredientes e prepare você mesmo sua comida. Leia: 6 dicas úteis para preparar refeições rápidas em casa

    Advertisement
  2. Faça um planejamento mensal, ou semanal, de todas as refeições do dia e prepare sua lista de compras em cima desse planejamento.

  3. Não vá ao mercado antes de ter pelo menos 10 itens em sua lista.

  4. Planeje-se para fazer apenas 1 ida ao mercado por semana.

  5. Antes de fazer a lista de compras, avalie o que você já tem na despensa e planeje seu cardápio em cima disso.

  6. Plante sua própria comida. Mesmo em apartamentos, é possível cultivar vários tipos de hortaliças em vasos. Leia: 7 instruções úteis para manter uma horta em vasos

    Advertisement
  7. Diminua o consumo de carne e aumente a ingestão de vegetais. Isso representa uma grande economia para o bolso e um ganho imenso para a saúde.

  8. Compre no atacado. Se você mora sozinho ou tem uma família pequena, pode dividir a compra no atacado com alguns amigos.

  9. No frio, se aqueça com roupa de frio (foi para isso que elas foram criadas, não é verdade?) e deixe o aquecedor desligado.

  10. No calor, desligue o ar condicionado, use roupas leves e tome duchas rápidas durante o dia para afastar o calor.

  11. Quando presentear alguém, doe seu tempo e talentos! Você pode fazer um presente manual personalizado, cozinhar algo gostoso, ou mesmo um serviço – como ajudar com as crianças uma tarde ou dar uma força na limpeza.

    Advertisement
  12. Fique sócio da biblioteca – além de livros sobre todos os temas, bibliotecas geralmente possuem jornais, revistas (até gibis!), discos e CDs para empréstimo.

  13. Aproveite cursos gratuitos, especialmente se você tem crianças em casa. Informe-se na Secretaria de Esporte e Cultura de seu Município e desfrute de diversas opções que estão a sua disposição gratuitamente.

  14. Desfrute de passeios ao ar livre. Caminhadas em praças, parques ou zoológicos. Leve um lanche feito em casa e uma toalha para o pic-nic. As crianças irão amar!

  15. Fique mais em casa – se você gasta por impulso, tente encontrar maneiras de se divertir em casa.

  16. Tenha apenas 1 carro na família, se for possível. Isso exigirá um planejamento melhor, usar mais o transporte público e andar mais a pé. Mas representará uma redução imensa nas despesas com manutenção, combustível e seguro.

    Advertisement
  17. Faça seus próprios produtos de limpeza – você economiza e o meio ambiente agradece.

  18. Combine com aquela sua amiga com as crianças um pouco mais velhas que as suas de passar as roupas que não servirem mais para você. Você também pode combinar com uma amiga com os filhos mais novos que os seus para ir repassando adiante.

  19. As crianças se cansam fácil dos brinquedos. Organize com suas amigas um bazar de trocas de brinquedos.

  20. Faça um orçamento! No final de cada mês anote todas as despesas previstas para o próximo mês: luz, aluguel, transporte, supermercado, etc. Durante o mês anote TODAS as despesas que tiver durante o mês e avalie se conseguiu ser fiel ao planejamento. Lembre-se de separar uma parte do orçamento para uma reserva de emergências.

Leia: Os 4 mandamentos para a segurança financeira de sua família

Advertisement

Algumas dessas dicas são bem simples. Outras podem exigir um pouco mais. Mas vale realmente a pena tentar cada uma delas!

Meu conselho é: escolha 5 ideias e comece a colocar em prática hoje mesmo.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.