Será que ele é o cara certo?

Algumas reflexões importantes no momento de escolher a pessoa com a qual deseja compartilhar sua vida.

Suely Buriasco

Depois que a pessoa casa, formaliza um compromisso que envolve não só os cônjuges, mas a família e amigos de cada um. Quando a família já é composta por filhos, os laços são ainda mais efetivos. Então é preciso enfrentar as dificuldades e arcar, muitas vezes, com as consequências de não ter levado em consideração conhecer melhor a pessoa com que se casou.

Mas o discurso muda quando você namora ou mesmo está noiva, afinal, ainda tem a chance de “dar o fora” e buscar uma opção melhor para o seu futuro. Por isso é muito importante prestar atenção na pessoa que você está se relacionando.

Não se deixe cegar pela paixão

O período de namoro é importante para que a atração inicial dê lugar a um relacionamento mais sério, estenda esse tempo até que você possa avaliar melhor se realmente encontrou a pessoa com a qual deseja dividir a vida.

5 características de uma relação que tem futuro

Observe cuidadosamente o caráter dele

A conduta do ser humano é regida por um conjunto de qualidades e defeitos que determinam os seus valores e crenças. Procure avaliar se a maneira de agir e reagir dele corresponde ao que você considera aceitável e moral.

Advertisement

Alguns fatores são primordiais

1. Como ele se comporta em grupo

É importante observar a socialização de seu namorado. Ele se mostra educado? É gentil com todos? É paciente e simpático? Sabe ceder se for necessário? Sabe ouvir com empatia? Enfim, a maneira como ele se comporta socialmente é agradável a você?

2. Qual a sua dinâmica familiar

Sabe aquela história: “você vai casar com ele e não com a família dele”? Não acredite nisso. Tanto ele como você levarão muito dos hábitos, valores e crenças herdados pela família de origem de vocês. Essa questão é tão dominante nos relacionamentos que dediquei um capítulo inteiro de meu livro ao assunto.

3. Como ele se relaciona com os familiares

Minha mãe costumava dizer para mim e minhas irmãs: “Preste atenção na forma como ele trata os familiares; vai tratar você assim também”. Verifique se ele é gentil e educado com os seus familiares, se valoriza a família e demonstra amor e carinho.

4. Como reage diante de reveses

Nas dificuldades é que as pessoas demonstram realmente quem são, portanto, as reações de seu namorado devem ser levadas especialmente em conta. Ele fica agressivo? Perde facilmente o equilíbrio? Fica mal-humorado por muito tempo? O nível de tolerância é um diferencial a ser levado em conta.

5. Qual é o grau de comprometimento dele

Como ele assume o compromisso que tem com você? Demonstra atenção e valoriza a sua presença? É respeitoso e amigo? Não deixe de levar em conta que um homem apaixonado quer compromisso e valoriza a mulher pela qual tem interesse.

Advertisement

10 sinais de que um homem está apaixonado

Depois é preciso observar ainda algumas particularidades que tenham correlação com que é importante para você, tipo, se você quer filhos é fundamental observar se essa também é a vontade dele. Também vale notar as condições econômicas dele a fim de não cair no erro de cobrar depois o que ele não tem condições de lhe dar.

Mas não se deixe enganar; você não vai encontrar um homem perfeito, cujas atitudes a agradem sempre. É como dizem: “Quem muito escolhe, acaba escolhido”.

Assim, se você encontrou alguém que desperta seus bons sentimentos e não há nada nele que provoque suas crenças e valores, vale a pena investir na relação, enfrentando as dificuldades comuns em qualquer relacionamento amoroso.

10 mandamentos para um casamento feliz

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.