12 causas surpreendentes de depressão

Há muitas causas para a depressão e conhecê-las pode nos ajudar evitar essa doença que detrói mente e alma.

Évila Campos de Sant'Ana

Sofrimento, problemas familiares e financeiros, traumas e até desemprego são fatores que podem desencadear a depressão. No entanto, sentir-se deprimido não se isola a esses fatos apenas. Há uma série de outros motivos que podem desencadear um estado depressivo e são pouco conhecidos. Confira cada um e fique atento:

Depressão é doença séria: Lidando com quem não entende o que é depressão

1. Mudanças no clima

Muitas pessoas são afetadas por mudanças de clima, principalmente quando há mudanças drásticas na estação, como entre o verão e o inverno. As pessoas demoram para se adaptar à nova estação. De acordo com Alfred Lewy, Professor Doutor de Psiquiatria da Oregon Health and Science University, em Portland, o nosso corpo pode encontrar dificuldades para se ajustar e o motivo pode ser a um desequilíbrio químico no cérebro e na produção do hormônio melatonina.

2. Uso de cigarro

Já sabemos o quão prejudicial o cigarro é para nossa saúde. Ele traz uma série de problemas graves e contribui e muito para a depressão. Como suas substâncias alteram a química do cérebro, o fumante sente as mudanças constantes de humor. Então, não caia nessa armadilha. Por que muitos acabam se viciando quando estão em quadro depressivo, e na verdade o cigarro por si só leva você a desenvolver depressão, pois altera o controle do seu cérebro sobre as emoções, tornando-o vulnerável.

3. Problemas na glândula Tireoide

Essa glândula localizada na região do pescoço é responsável entre outras coisas por regular os níveis de serotonina no corpo. Quando o hormônio não é produzido corretamente, desenvolve-se o hipertireoidismo. Se você sentir um desses sintomas, sensibilidade ao frio, constipação e fadiga, juntamente com depressão, deve então procurar um endocrinologista e fazer os exames necessários.

Advertisement

4. Dormir pouco

O cérebro precisa descansar e seu corpo repor as energias. É durante o sono que o cérebro repõe suas células e se isso não acontece, o cérebro não funciona bem e sua irritabilidade aumenta, levando ao risco de depressão.

5. Overdose de Facebook e outras redes sociais

Estudos já sugerem que passar muito tempo na internet está associado a depressão. Geralmente são pessoas que têm dificuldade para relacionar-se e preferem uma interação virtual ao invés de uma interação na vida real. Essas pessoas apresentam quadro depressivo de moderado a grave. Nenhum estudo chegou ainda a uma conclusão, mas podemos notar que pessoas deprimidas são mais propensas a se fecharam no mundo virtual.

6. O final de um filme ou programa de TV

Emily Moyer-Gusé, PhD, Professora Assistente de Comunicação na Ohio State University, em Columbus, afirmou que as pessoas se envolvem nas histórias a tal ponto que se esquecem de sua realidade. E esse envolvimento intenso pode torná-las depressivas quando percebem que a vida real não é como no mundo ficcional que elas acompanharam.

7. O local onde você mora

É comprovado que pessoas que moram na zona urbana são mais propensas a desenvolverem transtornos psicóticos, ao contrário daquelas que vivem na zona rural. E isso porque nosso cérebro fica mais ativo quando moramos nas cidades, na parte que regula o stress. E além dessa questão, quadros depressivos variam entre países e estados. E também a altitude influencia muito, com riscos altos quando o assunto é homicídio.

8. Perfeccionismo

Entrar num supermercado e ao se deparar com uma grande oferta de opções de um mesmo produto pode parecer uma tarefa fácil. É fácil se você consegue definir o que realmente atende suas necessidades. Mas, para algumas pessoas, isso torna-se um grande desafio e demanda uma sobrecarga, e pode deixar o cérebro exausto ao tentar buscar o melhor item. Pessoas perfeccionistas apresentam quadros comportamentais que podem levar ao estresse.

Advertisement

9. A falta de peixe na alimentação

Nosso corpo precisa de ômega-3. Os ácidos graxos regulam neurotransmissores como a serotonina. A falta de peixe no organismo pode estar associada ao aumento de risco de depressão. Um estudo finlandês, em 2004, revelou que mulheres que consumiam menos peixe apresentaram quadros depressivos.

Receitas fáceis com salmão

10. O relacionamento entre irmãos

Todo relacionamento infeliz pode tornar-se um causador de depressão. No entanto, estudos mostram que a relação entre irmãos pode influenciar o desenvolvimento de depressão na vida adulta. Quando os irmãos não constroem uma boa relação na infância e adolescência, os adultos tendem a desenvolver depressão antes dos 50 anos.

11. Pílulas anticoncepcionais

Nenhum estudo chegou a uma conclusão ainda. Mas, é fato que essas pílulas apresentam efeitos secundários. Algumas mulheres apresentam depressão ao fazerem uso de pílulas enquanto outras não. É preciso avaliar bem os efeitos no organismo e se houver alterações, optar por um contraceptivo que não apresente uso de hormônios, como o diafragma.

12. Medicamentos

Há uma série de medicamentos que apresentam entre seus efeitos colaterais, a depressão. Alguns podem levar até a pensamentos suicidas. Então sempre confira na bula do medicamento as reações que ele pode ocasionar no seu organismo e consulte seu médico sobre os riscos.

Advertisement

Como manter a saúde mental e emocional

A depressão é algo para ser levado a sério. Quando se está deprimido é indicado procurar ajuda de um profissional que conseguirá orientar a melhor forma de tratamento. Em tempos de grande correria e no qual o estresse tem sido um companheiro diário de muitas pessoas, precisamos ficar atentos, para que o cansaço e estresse não se tornem uma doença incapacitante como a depressão.

Toma un momento para compartir ...

Évila Campos de Sant'Ana

Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade.