Seu filho adolescente sabe a importância de ter valores?

Os valores são o que realmente definem quem somos. Nossos valores terão um impacto em cada decisão que tomarmos. Por isso, é tão importante saber quais são os valores para que então possamos ensinar nossos.

4,001 views   |   2 shares
  • O grande físico Albert Einstein aconselhou: “Não procure se tornar um homem de sucesso, mas um homem de valor”. Nunca devemos subestimar a importância de ensinar nossos filhos adolescentes como é vital ter valores pessoais e viver de acordo com eles. Quanto mais cedo começarmos, mais chances teremos de assegurar que nossos filhos adolescentes tenham valores que lhes permitirão alcançar todo o seu potencial.

  • Os valores são o que realmente define quem somos. Nossos valores terão um impacto em cada decisão que tomarmos. Por isso, é tão importante saber quais são os valores para que então possamos ensinar nossos filhos a importância deles. Ao identificarmos e desenvolvermos nossos valores, e depois vivermos de acordo com eles diariamente, teremos mais força por meio do nosso exemplo. Que bênção é poder ajudar nossos filhos adolescentes a sentir a força desse exemplo agora, quando estão lidando com tantas decisões importantes todos os dias. A seguir estão quatro maneiras de ensinar os filhos adolescentes a importância de ter valores.

  • Entender como as crenças levam aos valores

  • Nossas crenças vêm do que praticamos na vida. Certamente, isso virá das coisas que nos são ensinadas e das que vemos, sentimos, ouvimos ou das que não fazemos. Ao experimentarmos diferentes situações na vida, vamos estabelecendo nossas crenças. Essas crenças por fim se transformarão em nossos valores à medida que as fortalecemos. É importante ajudar seus filhos adolescentes a entenderem que há muitas coisas que os influenciarão, assim como a suas crenças. Como consequência, isso influenciará o que eles valorizam. Seus valores como pais aumentarão quando vocês ajudarem seus filhos a desenvolver um conjunto de valores essenciais bem definidos.

  • Compartilhar com seus filhos o que vocês valorizam

  • Esse é o momento em que vocês devem fazer uma autoavaliação para se certificarem de que realmente conhecem seus valores pessoais. Ao compartilhar seus valores mais importantes com seus filhos adolescentes — e por que eles são importantes e como se tornaram seus valores principais — vocês abrirão canais significativos de comunicação e confiança. Será um benefício extra para vocês e seus filhos quando esse relacionamento adquirir um novo significado ou se tornar mais forte. Compartilhar seus valores mostra que vocês se importam e — tão impactante como — que sabem sobre o que estão falando.

  • Ajudem seus filhos a começarem a identificar os valores pessoais deles

  • Advertisement
  • Assim que tiverem aproveitado a oportunidade de esclarecer como as crenças levam aos valores, vocês também vão querer aproveitar a oportunidade para ajudar seus filhos a começarem a identificar alguns dos valores deles. Vocês talvez se surpreendam ao perceberem o quanto eles já pensaram a esse respeito. Seus desejos sinceros de ajudar seus adolescentes a identificarem os valores que eles têm, abrirão excelentes portas de comunicação, além de criar um relacionamento mais forte. Para ajudá-los a começar, abaixo estão algumas perguntas úteis para identificar os valores pessoais de alguém:

    • Em que momentos você se sente mais feliz?

    • O que lhe traz os melhores sentimentos de realização e sucesso?

    • Quais são algumas das pessoas (amigos, professores, líderes, pais, irmãos) que você admira e por quê?

    • O que você espera realizar na próxima semana, no próximo mês, daqui a três meses?

  • Quando essas respostas — e outras que vocês podem fazer — forem respondidas, vocês terão uma indicação do que poderia ser o início de uma lista de valores. Seja atento e cuidadoso ao realizar esse exercício para que a pessoa não se sinta pressionada.

  • Seja o exemplo

  • Nada terá um impacto maior quando estiver ensinando seus filhos adolescentes sobre a importância de terem valores do que seu próprio exemplo como pai ou mãe. Se vocês disserem que valorizam algo, mas agirem de forma completamente contrária, estarão ensinando várias lições que não são úteis para nenhum de vocês. Não deixem que suas ações falem mais alto do que suas palavras, especialmente no que diz respeito a seus valores. Se valorizam o amor, precisam demonstrar isso abraçando seus filhos, conversando com eles e passando tempo com eles. Apenas dizer que os amam não é suficiente. Suas ações terão um profundo impacto tanto nas crenças quanto nos valores de seus filhos adolescentes. Portanto, sejam representantes sábios dessa grande responsabilidade.

  • Meus pais foram um grande exemplo ao me ensinarem seus valores, vivendo de acordo com eles. Nunca precisei perguntar qual era a posição deles em relação a decisões importantes. Eles já haviam estabelecido seus valores e trabalhavam regularmente para desenvolvê-los e fortalecê-los. Minha mãe valorizava muitas coisas. No entanto, algo que ela sempre colocava à frente de tudo era aproveitar cada oportunidade de nos ensinar.

  • Eu me lembro de que quando viajávamos em família, ela lia para nós dentro do carro. Ela lia sobre vários assuntos. Eu era muito novo naquela época e por isso não me lembro sobre o que ela lia, mas consigo me lembrar de que sentia o quanto ela nos amava e se importava conosco. Ela valorizava o tempo que passava conosco e não queria perder tempo que pudesse usar para nos ensinar. Seus valores a definiam, e ainda a definem até hoje. Sou um marido, pai, filho, irmão, amigo e líder melhor devido às crenças e valores de minha mãe, os quais ela ajudou a instilar em mim. O tempo que ela passou conosco valeu muito a pena.

  • Advertisement
  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original Does your teen know the value of values?, de Seth Saunders.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Seth Saunders sempre teve paixão por ajudar ao próximo. Estudou jornalismo na faculdade e tem sido executivo no ensino superior nos últimos 13 anos. Ele e um parceiro são os criadores de uma fundação para capacitação de jovens chamada “The Pink Shoe Hero Foundation – A Fundação do Heró do Sapato Rosa.” Seu objetivo é ajudar a inspirar os heróis de amanhã. Seth tem escrito como free-lance para uma série de fontes de notícias. Ele tem um casamento feliz há mais de 16 anos. Ele e sua esposa têm três meninos incríveis cujas idades são 14, 12 e 8. Seth aprecia a oportunidade de passar tempo com a família, tanto quanto possível. Ele gosta de jogar e assistir a esportes com atenção especial para beisebol e golfe. Seth sempre foi ativo em sua comunidade e atualmente participa da Liga Urbana de Hampton Roads, bem como da Câmara de Comércio de Hampton Roads. Ele é membro do Rotary Club de Hampton Roads e encontra alegria servindo com seus companheiros rotarianos. Seth é o presidente do ramo da congregação local hispânica de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Tem orgulho de ser um escoteiro Águia.

Website: http://www.pinkshoehero.org

Seu filho adolescente sabe a importância de ter valores?

Os valores são o que realmente definem quem somos. Nossos valores terão um impacto em cada decisão que tomarmos. Por isso, é tão importante saber quais são os valores para que então possamos ensinar nossos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr