5 soluções para restaurar a autoestima de suas filhas

Querem ajudar sua filha a ter uma boa autoestima? Estes conselhos poderão ajudar com isso!

Sônia Penha

Estão preocupados com sua filha e querem ajudá-la a ter uma boa autoestima? Prestem mais atenção à opinião e aos sentimentos que vocês têm de si mesmos. Vocês são capazes de confiar, respeitar e gostar de si mesmos?

30 ideias para aumentar sua autoestima instantaneamente

Se vocês têm uma imagem negativa de si mesmos isso pode estar prejudicando a autoestima de sua filha. Se ela já está dizendo que se odeia e vocês querem evitar isso, vejam aqui alguns conselhos do psicólogo e consultor de comportamento e relações humanas Dr. Phil McGraw que ajudarão a elevar a autoestima de sua filha, pré-adolescente ou adolescente.

1. Cuidado com o exemplo que você está dando para sua filha

Mãe, você não está feliz com o seu corpo ou com a maneira como você se vê? Sua filha certamente copiará isso. Você é um grande exemplo para ela e isso pode definir quem ela é. Dr. Phil explica que “se ela a vê se olhando no espelho e dizendo ‘Eu estou horrível. Eu estou gorda. Não fico bem nesta roupa.’, e observa como você se esconde da vida, não se dá o respeito e a dignidade, não se orgulha e nem anda com sua cabeça erguida, ela vai aprender e imitar essas mesmas atitudes.” Para que ela não aja assim seja um exemplo de “autoaceitação e autoconfiança” em sua própria vida.

2. Incentivem sua filha a encontrar seus dons e talentos

Sua filha pode não ser a próxima Gisele Bündchen ou Luiza Helena Trajano, mesmo assim, procurem, como pais, incentivá-la a descobrir seus talentos e habilidades. Dr. Phil disse que os “pais superprotetores falam para os filhos: ‘Você não vai entrar no time de basquete’ ou ‘Você não é uma cantora’ por não querer vê-los criarem expectativas e depois se frustrarem caso não seja o talento deles.”

Advertisement

A melhor forma de criar uma filha

Segundo o que ele explica, a melhor forma de ajudarem sua filha é entender que ela pode ter que explorar várias atividades e falhar algumas vezes antes de encontrar sua verdadeira vocação. Então, não tenham medo de deixá-la tentar e descobrir.

3. Tenham uma definição clara, como pais, do que é ter sucesso

“Se como pais vocês não têm uma ideia clara do que querem, nem do que é o ‘sucesso’, como vão saber se um determinado passo os levará mais próximos ou não daquilo que querem?”, pergunta o Dr. Phil. Sucesso pode ser criar sua filha de modo que ela seja uma pessoa confiante e feliz, e ajudá-la a descobrir seu lado autêntico – a parte dela que não é definida por seu cargo, função ou papel, diz ele, e que os pais precisam fazer o que puderem para ajudá-la a descobrir isso.

4. Os filhos tendem a confundir imagem corporal com autoimagem

A maioria das pré-adolescentes e adolescentes tem a ideia de um corpo perfeito nas modelos de revistas. “Se elas não pensarem que se parecerem com seus ídolos e têm uma imagem ruim de seu corpo, isso prejudicará sua autoimagem, ou seja, a maneira como elas se veem”, afirma o Dr. Phil.

12 coisas básicas que precisamos ensinar a nossas filhas antes de se tornarem mulheres

Advertisement

Se a sua filha estiver assim, ajudem-na a adquirir confiança em si mesma, naquilo que ela acredita sobre ela mesma, quando ninguém estiver por perto. Quando ela acreditar que é inteligente, bonita, confiante e que tem muitos amigos, estará menos vulnerável ao que os outros dizem. Afinal, como diz o ditado, a beleza está nos olhos de quem vê.

5. Ajudem sua filha a mudar seu diálogo interno

Diálogo interno é o que falamos para nós mesmos sobre tudo o que nos acontece. O que sua filha diz para ela mesma moldará seu autoconceito, garante Dr. Phil. Se ela está dizendo para si mesma: “Eu sou gorda”, “Eu odeio minha barriga” ou “Minhas pernas são muito grandes”, mesmo com tudo o que ela tem feito para melhorar, com todo seu esforço, esse “diálogo interno negativo” poderá convencê-la do contrário. Ajudem sua filha a aceitar-se e melhorar as expectativas que ela tem de si mesma. Mudar o diálogo interno irá ajudá-la a encontrar seu caminho para o sucesso.

10 maneiras de aumentar a autoestima

Para que sua filha mude e seja uma pessoa feliz, confiante e capaz, primeiro será preciso que vocês sejam assim e mostrem isso a ela cada dia. Seguindo esses cinco conselhos e irradiando felicidade pela vida vocês ajudarão sua filha e certamente descobrirão as pessoas incríveis que são!

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.