Acreditar que você não pode mudar pode arruinar seu casamento

A mudança é tão real quanto essencial para o progresso do seu casamento.

3,994 views   |   6 shares
  • Todos os relacionamentos são marcados por conflitos. Afinal, obviamente todas as pessoas são distintas, com temperamentos, opiniões e posturas diferentes diante de uma mesma situação. Além disso, muitas e muitas vezes todos nós agimos de maneira claramente insensata, quando somos egoístas ou nos exaltamos demais, ou ainda jogamos a responsabilidade de todos os problemas nas costas do outro. Isso é, até certo ponto, normal, porque as questões da vida não são "escritas" em preto no branco. Ou seja, como não existe necessariamente um certo e um errado para a maioria das questões humanas, é comum que tentemos defender o nosso ponto de vista como sendo o correto, muito embora nem sempre façamos isso da forma mais pacífica e ponderada possível.

  • O problema é que muitos relacionamentos acabam sem retorno porque nenhuma das partes toma a responsabilidade do problema para si, e nem assume suas próprias falhas, apontando o outro como o bandido da história. E se ambos pensarem que o outro é que deve pedir desculpas porque ele é que estava errado, provavelmente, a situação vai ficar sem resolução, nenhuma mudança de comportamento vai ocorrer em nenhum dos lados envolvidos, e em últimos casos, aparentemente o único remédio é cortar relações e ponto.

  • Na relação conjugal, principalmente, a fim de evitar um possível desastre, é imprescindível que VOCÊ dê o primeiro passo, e trabalhe para mudar algumas coisas em você mesmo, o que vai ajudar a preservar algo mais importante do que seu próprio ego: o seu casamento. Sua atitude tem a forte tendência de influenciar positivamente seu cônjuge a fazer o mesmo. Mas será que é possível mudar algo que já está fortemente arraigado na personalidade?

  • Acreditar na mudança

  • Muitas pessoas apoiam a ideia de que a personalidade não pode ser mudada. Mas pesquisas apontam que a mudança está relativamente ligada a acreditar que ela seja possível. Isso quer dizer que quando acreditamos que podemos melhorar e mudar algo em nossa personalidade, essa mudança se torna real. E quando batemos o pé na crença de que as coisas são o que são e que não há o que fazer, a transformação se torna bem menos propensa.

  • Um grande aliado para a mudança: Assumir responsabilidades pelas próprias ações

  • O mesmo estudo citado anteriormente aponta que quando passamos a acreditar que a mudança é real, é mais provável que consigamos admitir os erros e assumir a responsabilidade de nossos atos. Isso acontece porque, se acreditarmos na mudança, ao assumir a culpa, temos consciência de que é possível trabalhar para mudar o que está errado em nosso comportamento, e apesar das imperfeições, podemos progredir. Ao passo que, ao desacreditar na mudança, é difícil admitir que algo esteja errado, já que para as pessoas descrentes na mudança, essa falha permaneceria imutável. Você já imaginou como deve ser duro para uma pessoa e como ela se sente ameaçada ao assumir uma falha muito grande, se ela acreditar veementemente que não tem conserto? Então, para essas pessoas se torna mais fácil simplesmente ignorar os próprios erros, já que assumi-los seria admitir que eles não podem ser corrigidos.

  • Advertisement
  • Por isso, se você estiver disposto a trabalhar para acreditar na mudança, e com isso, procurar admitir as falhas e assumir as responsabilidades pelos seus atos, automaticamente vai agir em prol da mudança, e consequentemente, do progresso pessoal e do seu relacionamento.

  • A mudança exige esforço

  • É claro que os seus problemas não serão simplesmente resolvidos somente por acreditar na mudança. Antes de mais nada, é importante que você procure tomar algumas atitudes para esse processo, como:

  • Levar em consideração o que as pessoas lhe dizem

  • procure ser humilde e aceitar se alguém lhe disser que você precisa mudar algo específico, porque quem sabe essa pessoa esteja enxergando em você algo que você mesmo não consegue.

  • Reconhecer o problema

  • uma das partes mais importantes do processo de mudança é reconhecer a falha. Somente assim você conseguirá focar nela para tentar mudar.

  • Aprenda com os acertos, mas também com os erros

  • errar é natural no processo de aprendizado e aperfeiçoamento, mas depois que você erra, é importante que faça um esforço considerável para não repeti-los. Por isso é importante acreditar na mudança, para trabalhar seu interior a assumir os seus erros e mudar o que você sabe estar prejudicando você mesmo e aqueles que você ama.

  • Não espere o outro tomar a iniciativa de salvar seu casamento: Tome você!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Acreditar que você não pode mudar pode arruinar seu casamento

A mudança é tão real quanto essencial para o progresso do seu casamento.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr