5 hábitos dos homens nos casamentos mais felizes

Ser feliz no casamento é uma escolha. A escolha de ter ou desenvolver atitudes que levarão à felicidade conjugal.

Neil Kennedy

É realmente um milagre quando duas pessoas se unem em aliança, embarcam em seu “empreendimento” e aprendem a trabalhar juntas. O desenvolvimento de alguns bons hábitos práticos desde o início vai ajudar o seu casamento a permanecer forte e feliz.

Minha esposa Kay e eu estamos completando 30 anos de casamento. Devo admitir que nosso casamento é melhor do que eu jamais esperava que fosse e parece ficar melhor com a idade. Há muitos fatores que contribuem para um bom casamento; alguns são tangíveis, como provisão (abrigo, alimentação) e proteção (segurança financeira, segurança). Outros fatores são menos concretos, mas tão reais quanto – compreensão, respeito, empatia e outras qualidades fundamentais em um casamento feliz. Tão importante quanto todos esses fatores são os cinco hábitos dos homens nos casamentos mais felizes:

1. Arrumar-se

Lembra de como era seus primeiros encontros durante o namoro/noivado? Você provavelmente se esmerava em tornar-se o mais apresentável possível. Infelizmente, em algum lugar na rotina diária, os homens parecem diminuir seu padrão de apresentação física. Não tem que ser assim. Eu recomendo fortemente que você retome o cuidado com sua aparência; não pare de se arrumar e nem trate a higiene como algo sem importância.

Há um mal no mundo. Um homem de meia-idade tem uma crise no casamento e de repente se vê sozinho. O que ele faz? Ele faz uma dieta, atualiza seu guarda-roupa, vai para o barbeiro, faz academia e compra um carro novo. Por quê? Porque ele está tentando recuperar sua virilidade, tentando fazer-se mais atraente. Eu recomendo que você faça essas coisas, mas enquanto você ainda está casado.

2. Limpeza

Um dos primeiros princípios que minha esposa e eu programamos em nosso casamento foi que não iríamos para a cama com a casa em desordem. Eu tinha uma noite agitada quando a casa não estava em ordem. Para nos certificarmos de que nossa casa estava limpa e arrumada eu ajudava isso a acontecer. Eu tenho o hábito de arrumar minha bagunça. Se eu vejo algo a ser feito, eu faço. Se há pratos que precisam ser lavados, eu faço isso sem pensar. Estamos nisso juntos e queremos que a nossa casa seja confortável. Surpreendentemente, descobrimos que esse hábito simples nos ajuda a manter contenda fora de nosso lar.

Advertisement

3. Atenção

Estamos vivendo em uma cultura da distração. Dê uma olhada ao redor na próxima vez que você for a um restaurante. Quantos casais estão olhando para seus telefones, em vez de um para o outro? Estamos muito conectados, mas pouco íntimos. Eu adotei o hábito de deixar o meu telefone desligado ou em modo silencioso quando estou com minha esposa. Quando falamos, olho para ela e faço contato visual. Eu escuto e realmente me envolvo na conversa, independentemente do que estamos falando. Sinto-me abençoado por minha esposa ser uma das pessoas mais inteligentes que eu já conheci (e eu já conheci um monte de pessoas realmente inteligentes). Após 30 anos de casamento, ela ainda é intrigante para mim.

4. Afeição

Afeto é atenção emocional e física. Dar carinho é algo que um homem deve ser proativo em fazer. Alguns homens deixam o hábito de conquistar a sua esposa. Eles permitem que as suas mãos se tornem frias, suas palavras se tornem maçantes, e o seus corações endurecidos.

Os casamentos mais felizes são aqueles onde há proatividade na afeição. E, mais uma vez, fica melhor com a idade. Quanto mais tempo o seu casamento dura mais precioso ele se torna.

5. Oração

Não tenho certeza do porquê era difícil para mim começar este hábito, mas uma vez que eu o iniciei, isso nos uniu mais do que qualquer outra coisa. Eu desejo que o meu tempo de oração com minha esposa seja autêntico, íntimo e privado. Comecei a me preparar para essa comunhão e a orar com minha esposa quando começamos a separar o dízimo a ser pago à nossa igreja. E realmente se tornou um dos nossos momentos mais preciosos juntos. Nós celebramos a bondade de Deus em nossas vidas, com as nossas famílias, e na manutenção de nosso lar. A oração é uma diferença encontrada em casamentos felizes.

Nossos três filhos se casaram nos últimos cinco anos. É interessante ver cada um deles navegar por seus jovens casamentos e desenvolver hábitos próprios dentro de seus relacionamentos. É realmente um milagre quando duas pessoas se unem em aliança para aprender a trabalhar juntos e ter um casamento feliz. O desenvolvimento de alguns bons hábitos práticos desde o início vai ajudar seus casamentos a permanecerem fortes e jovens através dos muitos anos juntos.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original 5 habits of men in the happiest marriages.

Toma un momento para compartir ...

Neil Kennedy

Neil Kennedy is CEO of FivestarMan and author of multiple books.