7 coisas para se lembrar quando você estiver com o coração partido

Você tem muitas pessoas que amam você e um Salvador que prometeu nunca deixá-lo nem desampará-lo. Não perca a esperança. Deus vai ajudá-lo a passar por isso.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis. Foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Semana passada, eu fiz uma das coisas mais difíceis da minha vida.

Um amigo meu da igreja que sofria com dor crônica tomou a decisão desesperada de acabar com sua própria vida. Recebi o telefonema de sua irmã com o coração partido. Eu descobri que a mãe de meu amigo ainda não sabia da notícia trágica. Eu senti que eu precisava fazer parte da caminhada desta família durante seu momento mais difícil, por isso me ofereci para ir com seus irmãos e contar a mãe do meu amigo que seu filho havia morrido.

Foi uma experiência surreal. Não há nada de natural em um pai ter que enterrar um filho (de qualquer idade). Cria o tipo de ferida no coração de um pai que nunca cura realmente deste lado do céu. Eu abracei sua mãe que estava de coração partido enquanto ela lamentava a perda de seu filho. Orei com ela e sua família, e apesar da emoção e corações partidos, Deus penetrou a escuridão com uma paz inexplicável.

Como pastor, eu já celebrei com as pessoas durante os momentos mais alegres de suas vidas (nascimentos de bebês, casamentos) e eu me entristeci com os outros em seus momentos de tragédia indescritível. Nesses momentos de desespero, eu aprendi algumas lições que me deram paz e perspectiva naqueles momentos em que toda a esperança parece perdida.

Advertisement

Se você está sofrendo de coração partido, depressão ou dificuldade em qualquer área da vida, eu oro para que essas palavras lhe tragam esperança e conforto também.

7 coisas para se lembrar quando você estiver com o coração partido

1. Deus tem um plano

Deste lado do céu, nós provavelmente não veremos como cada pedacinho da nossa vida está sendo unido para criar algo belo, mas a fé nos dá a força para acreditar nas promessas de Deus, mesmo quando a vida parece não fazer sentido.

2. Tenha um tempo para se lamentar (mas não muito)

Às vezes pensamos que o choro é um sinal de fraqueza, mas eu vejo lágrimas como um dom que Deus nos dá para nos ajudar a processar a dor de uma forma única. Não há problema em chorar e lamentar, mas não fique no processo de luto por muito tempo, porque a dor é como uma sauna… Permanecer nela por períodos curtos pode ser saudável, mas ficar lá por muito tempo pode ser perigoso.

3. Toda dor é temporária

Esta temporada difícil pela qual você está passando é uma fase temporária. Pode parecer que ela irá durar para sempre, mas isso vai passar. Não perca a esperança.

Advertisement

Leia: Uma dica milagrosa para ajudá-lo a passar o dia

4. Deus não está distante de nossa dor

Para mim, um dos versos mais reconfortante na Bíblia é o verso mais curto de todos. Ele diz: “Jesus chorou.” Essas duas palavras me dão esperança, porque eu sou lembrado de que temos um Salvador que não está distante de nossa dor.

5. Você pode não “superar” isso, mas você vai conseguir passar por isso

Algumas tragédias deixam feridas que nunca cicatrizam totalmente deste lado do céu, mas mesmo que você sempre tenha uma cicatriz disso, Deus vai ajudá-lo a passar por isso e trazer cura e esperança. Dê a Deus as partes quebradas de seu coração, e Ele vai criar algo belo com elas ao longo do tempo.

Leia: 3 respostas encontradas na bíblia para problemas diários

6. Você se tornará mais forte com isso

Nos sentimos fracos quando estamos com essa dor, mas na verdade estamos cada vez mais fortes à medida que a suportamos. Uma das únicas coisas que podemos experimentar nesta vida que não poderemos experimentar no céu, é a dor e o crescimento que vem com ela.

Advertisement

7. Você não está sozinho

O luto nos faz sentir sozinhos e isolados, mas esses sentimentos são uma ilusão. Você tem muitas pessoas que amam você e um Salvador que prometeu nunca deixá-lo nem desampará-lo. Não perca a esperança. Deus vai ajudá-lo a passar por isso.

Leia: 7 passos para evocar os poderes divinos em tempos difíceis

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.