5 itens a planejar mais cedo para uma festa de Natal de sucesso

Organizar a reunião natalina com antecedência faz desta data um momento muito mais especial e tranquilo.

4,738 views   |   shares
  • Quando eu era solteira, não costumava receber convidados para datas comemorativas em minha casa. Festas de aniversário, Dia dos Pais e das Mães, e os dias de Natal eram sempre celebrados nas residências dos familiares, onde reuníamos todos, e eu me sentia mais como uma convidada do que como uma anfitriã. Desde que me casei, isso mudou. E ainda estou me adequando à nova dinâmica familiar. Organizar eventos, mesmo que sejam para poucas pessoas e que essas sejam “de casa”, dá certo trabalho, principalmente se deixarmos tudo para a última hora.

  • Assim, descobri que, apesar dos inúmeros afazeres que temos ao longo do ano, se optarmos por dividir em doses homeopáticas a organização da festa, quando chegar mais próximo da data, vai parecer que não há nada mais a ser feito. Tentei isso com o aniversário da minha filha e deu certo. Aqui vão algumas dicas sobre como você pode planejar uma reunião natalina perfeita desde já, sem estresse, em sua casa, e ainda receber elogios dos convidados, que vão achar que você passou madrugadas a fio decorando e cozinhando para a festa!

  • 1. Enfeites natalinos

  • Aqui em São Paulo, cidade onde moro, existe a Rua 25 de Março, onde podemos encontrar de tudo durante o ano todo. É claro que o melhor fica reservado (e com preços mais altos) para as épocas mais próximas às festas, mas não é por isso que não vale a pena dar uma chegadinha lá de vez em quando para verificar as novidades. Os achados são bárbaros e bem em conta, se soubermos procurar. Se você reside em outra cidade, deve haver um local similar onde possa buscar enfeites natalinos. Outra opção é pesquisar na Internet. Há muitas lojas online que entregam produtos direto na sua casa (os preços variam bastante!). Se você gosta de artesanato, planejar com antecedência é um prato cheio, pois você pode criar enfeites únicos para sua festa e ainda utilizar sua produção como forma de relaxamento.

  • 2. Cardápio

  • Planejar o cardápio com antecedência conta muitos pontos na sua conta bancária. Isso não significa que você vá poder comprar todos os ingredientes dos pratos que deseja fazer meses antes da festa, mas alguns deles, como enlatados, sim. O interessante em ir desenvolvendo o cardápio ao longo do tempo é que você pode combinar pratos fáceis de fazer (que não vão tomar muito seu tempo na cozinha), que podem ser preparados um ou dois dias antes (deixar para cozinhar tudo no dia da reunião vai deixá-la de cabelos em pé), e que não utilizem ingredientes muito caros. Se, na sua família, cada membro costuma levar um prato à festa, procure saber o que cada um deles deseja fazer para que você possa complementar. Outra opção é contratar um bufê. Para isso, você deve pesquisar não só os preços, que variam muito, como a qualidade dos ingredientes utilizados e do serviço oferecido.

  • Advertisement
  • 3. Louças e toalhas de mesa

  • Se você escolheu contratar um bufê para o catering da sua festa, verifique com eles, se faz parte do pacote a louça, os talheres, as toalhas de mesa e os guardanapos de pano. Se não fizer, e você não fizer questão, verifique se você tem louça suficiente em casa para servir todos os seus convidados. Isso vale também para os cardápios caseiros. Se não tiver tudo, não se preocupe. Já que está organizando a festa com antecedência, recorra aos empréstimos de parentes ou então às lojas de louças e tecidos.

  • 4. Lista de convidados

  • Fazer uma lista de convidados é muito importante, para saber a quantidade de comida e bebida que você deverá servir, além de como vai fazer com os presentes (muitos convidados vão exigir um jogo, por exemplo, pois não há como todos serem presenteados por todos devido aos gastos) e com mesas e cadeiras. Você precisa saber receber bem seus convidados, por mais que seja somente sua família.

  • 5. Lista de presentes

  • É de bom tom que o anfitrião presenteie os membros mais próximos de sua família (pai, mãe, avós, irmãos, filhos, cônjuge e sobrinhos), além dos sogros e cunhados. Basta dar uma pequena lembrança se o dinheiro estiver curto. O que costumamos ver cada vez mais nas festas de Natal são brincadeiras para as trocas de presentes, desde o famoso amigo secreto (que só funciona quando se trata de uma reunião entre pessoas que têm relação de proximidade entre si) até jogos de adivinhação para ver quem fica com determinado presente depois que ele é aberto e todos vêm a saber o que é.

  • Com paciência e um pouquinho de tempo, você vai conseguir organizar uma reunião de primeira qualidade e não se estressar com isso. O importante é chegar ao final da festa com aquele sentimento de realização e não com a sensação de que nunca mais vai desejar reunir família e amigos em sua casa por ser muito trabalhoso. Feliz Natal!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

5 itens a planejar mais cedo para uma festa de Natal de sucesso

Organizar a reunião natalina com antecedência faz desta data um momento muito mais especial e tranquilo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr