4 atividades para fazer com seu filho autista

Aqui estão algumas atividades sugeridas por educadores e professores para você ajudar seu filho com necessidades especiais fazer, se divertir e aprender, passando um tempo precioso juntos.

3,528 views   |   4 shares
  • Já sabemos que o autismo é uma deficiência de desenvolvimento causado por uma desordem neurológica que afeta as habilidades sociais e de comunicação de uma pessoa. Porém, isso não impede que a maioria das pessoas com autismo seja qualificada de outras maneiras. Elas são especiais e com capacidade para aprender, desenvolver e realizar muitas atividades.

  • Leia: Como cuidar de um filho autista

  • As atividades manuais são divertidas para todas as pessoas, mas para crianças com autismo explorar as cores, as formas e as sensações estimulam a atenção, promovem a calma e criam muita diversão.

  • Aqui estão algumas atividades sugeridas por educadores e professores para você ajudar seu filho, com necessidades especiais, fazer, se divertir e aprender.

  • 1. Crie um buquê de flores com papel picado

  • Nem dá para imaginar que um monte de papel picado possa ficar tão bonito, não é mesmo? Nesta atividade criativa sugerida pela educadora de arte Ellen Dean, seu filho vai amar cortar ou rasgar papel colorido e fazer um lindo buquê de flores colorido para dar de presente a alguém especial ou até mesmo usar como decoração. Para crianças com necessidades especiais esta é uma excelente experiência sensorial de manuseio e manipulação de papel, onde você ensina as cores e formas.

  • Material: Papel de aquarela branco (tamanho A3 ou o que desejar); papel colorido cor da pele para o braço e mão; vários papéis em tons de verde para caules e folhas; papéis de cores vivas para as flores; lápis; tesoura; cola em bastão.

  • Como fazer: Ajude seu filho traçar seu braço e mão no papel cor de pele, recorte e reserve. Pegue o papel aquarela na posição retrato (vertical) e ajude-o a colar o braço e a mão em toda a parte inferior do papel branco, os dedos devem quase tocar o fim do papel. Se precisar reduza a parte do braço para que ela fique do tamanho do papel branco. Ajude-o a colar apenas a parte do braço no papel branco. Deixe a mão e os dedos sem cola neste momento e reserve. Juntos cortem longas hastes grossas e finas com os papéis verdes e várias formas de folhas, grandes e pequenas, redondas e gordas, longas e finas. Arrume as hastes entre os dedos da mão, algumas devem sobrepor-se o polegar, mas todos devem ficar sob os dedos. Ajude seu filho a colar as hastes debaixo do polegar, debaixo para cima. Não cole os topos das hastes ainda. Faça os dedos parecerem estar "segurando" as flores dobrando os dedos por baixo e colando-os, ou simplesmente cortando os dedos para dar o efeito de dedos dobrados. Cole os dedos. Agora ele poderá colocar as folhas em todas as hastes e colá-las. Em seguida, rasguem ou cortem os papéis coloridos nas formas de pétalas. Cole-as sobrepondo as hastes. Pronto, aí está este belo buquê para presentear alguém que ele ama.

  • Advertisement
  • 2. Faça uma garrafa de alfabeto aquático

  • Que criança não se sente atraída por brilho, glitter ou água? Fazer este alfabeto será bem divertido. Depois esta atividade irá manter seu filho atento e concentrado enquanto vocês brincam no carro viajando ou mesmo em casa naqueles dias chuvosos. Este artesanato, sugerido pela professora primária Tina Cho, ajudará seu filho aprender brincando a reconhecer as letras de uma forma criativa e divertida enquanto aprecia o brilho e as lantejoulas flutuantes. É um brinquedo baseado no jogo de adivinhação "I Spy" ("Eu Espio" – em português) onde o espião diz "Eu espio, ou vejo, com meu pequeno olho algo azul! " e os jogadores devem adivinhar o que o espião viu.

  • Material: Garrafa plástica de água ou refrigerante vazia e limpa (melhor usar uma sem sulcos); contas com as letras do alfabeto de lojas de artesanato; glitter; lantejoulas ou quaisquer pequenas contas ou coisas brilhantes; xarope de milho (tipo Karo); água; folha de papel; caneta marcadora de texto; pistola de cola, que só você usará (opcional).

  • Como fazer: Faça o alfabeto de A-Z numa folha de papel. Deixe seu filho colocar todas as contas de A-Z sobre a mesa e confira se contêm todas as 26 letras. Em seguida deixe-o colocá-las na garrafa vazia, depois dê a ele as lantejoulas para jogá-las na garrafa também. Ajude-o a salpicar um pouco de glitter dentro da garrafa. Encha metade da garrafa com água e a outra metade com xarope de milho. O xarope de milho torna lento o movimento do conteúdo e ajuda o glitter não ficar junto. Com a cola quente grude a tampa sobre a garrafa para que as pequenas mãozinhas não abram a tampa e derramem o conteúdo. Agite a garrafa e observem o brilho e a beleza água. Quantas letras o seu filho poderá espiar? Usando o papel com o alfabeto que você escreveu e a caneta marca texto, destaque a letra que ele deverá encontrar. Ele também poderá identificar as letras do próprio nome, dos nomes dos membros da família, de animais, etc. Aproveitem a brincadeira e divirtam-se muito aprendendo!

  • 3. Escreva histórias com um catálogo de cores

  • Advertisement
  • Contar ou criar história é uma arte, é como pintar usando palavras em vez de tinta. Nesta atividade imaginativa criada por Beth Levin, com mestrado em Currículo e Educação pela Universidade de Columbia e escritora de atividades educativas para as editoras Macmillan, McGraw-Hill e Renaissance Learning, seu filho usará os nomes das tintas para escrever ou contar uma história. Bem criativo, não é mesmo? As tintas de parede dos catálogos, muitas vezes, têm nomes únicos, originais e interessantes que são o início perfeito para inspirar e estimular a criação de uma boa história. Desde um piquenique na praia até as noites do oriente por exemplo, já imaginou quantas histórias poderão criar com aqueles nomes! Mudar esta atividade, de acordo com o nível de seu filho, despertará sua imaginação e habilidades narrativas enquanto vocês passam um tempo juntos e bem colorido.

  • Material: Caneta e papel (ou computador); Catálogo de cores com os nomes das cores impresso (gratuito na maioria das lojas de tintas ou pela internet, clicando neste link do Catálogo de cores; Dicionário; Cola.

  • Como fazer: Deixe seu filho escolher cinco cores com nomes interessantes que ele acha que será capaz de usar em uma história ou, para tornar as coisas interessantes, incentive-o a pegar cores aleatórias, sem olhar para os nomes. Caso ele encontre palavras que não conheça, ajude-o a procurar no dicionário o significado delas. Em seguida ele deverá pensar como irá usar os cinco nomes em uma história. Sugira que ele comece a escrever um parágrafo com cada palavra. Lembre seu filho que cada parágrafo deverá se unir como uma história. Finalmente, se desejarem, deixe-o colar as amostras de cores ao lado dos parágrafos para "ilustrar" a história e dar às páginas um colorido. Ao terminar a história deixe seu filho lê-la em voz alta para você. Reconheça seus esforços criativos, comente o texto escrito, elogie o vocabulário novo e fale sobre a criatividade de sua história. Estas histórias serão um tesouro para ser guardado e lembrado com carinho.

  • 4. Monte um "Jogo da correspondência"

  • Advertisement
  • Esta atividade, de Jasmine Evans, é uma ótima maneira para seu filho começar a aprender e identificar as formas e para introduzir o conceito de quebra-cabeças, correspondendo às expectativas de ordem e simplicidade que as crianças com necessidades especiais têm. Cada palito de sorvete terá a metade de uma forma onde ele deverá encontrar o palito com a outra metade da figura que falta e colocá-las juntas, lado a lado, para completar cada forma.

  • Material: Pelo menos 20 palitos de sorvete (certifique-se que você tem um número par e até mesmo alguns extras em caso de erros); marcadores ou canetinhas de várias cores; uma caixinha para guardar o jogo depois.

  • Como fazer: Coloque dois palitos um ao lado do outro. Ajude seu filho a desenhar uma forma sobre os dois palitos, pintando todo o interior daquela forma para ficar bem visível. Tente dividir a forma em partes iguais entre os dois palitos. Repita até que seu filho tenha criado todos os pares de formas que ele quiser. Deixe-o misturar os palitos. Incentive seu filho a combinar os palitos para criar as formas. As formas não precisam ser complicadas. Deixe que o seu filho tente desenhar um círculo, quadrado, triângulo ou qualquer outra coisa que seja fácil. Além disso, você poderá falar sobre o conceito de simetria e ajudar seu filho a entender quais formas, que ele criou para seu jogo de quebra-cabeça, são simétricas e quais não são. Antes que você perceba o seu filho vai ser um mestre nisso. Se você quiser, amplie essa atividade em um jogo de observação de formas. Pergunte, depois de completar a forma: "Quantos círculos diferentes você pode encontrar em casa? Quantos quadrados? ". Ao jogar várias vezes esse jogo ficará mais e mais fácil para ele reconhecer as diferentes formas e as suas características especiais.

  • Ame seu filho da maneira como ele é, dedique tempo a ele e faça atividades que ajudarão a transformar e enriquecer a vida dele, proporcionando oportunidades de crescimento e alegria que o farão ganhar autonomia para ser feliz.

  • Leia: 3 tipos de atividades lúdicas para entreter crianças com autismo

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Sou esposa e mãe de duas lindas filhas. Amo minha família! Gosto de ler e me informar sobre vários assuntos, de artesanato e atividades que envolvam a família e os amigos.

4 atividades para fazer com seu filho autista

Aqui estão algumas atividades sugeridas por educadores e professores para você ajudar seu filho com necessidades especiais fazer, se divertir e aprender, passando um tempo precioso juntos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr