5 formas de proteger seu casamento da intromissão de terceiros

A vida a dois já é complexa por natureza e, por isso, o casal deve saber como proteger a sua relação de influências externas e, assim, fortalecer a harmonia no seu amor.

26,312 views   |   27 shares
  • Segundo a Dra. Susan Heitler, o casamento pode ser visto como "uma família que funciona como um sistema vivo. Como qualquer ser vivo, o casamento pode ser infetado por agentes externos tóxicos que podem levar à morte, isto é, ao fim do casamento". Durante a sua vida a dois, o casal irá ser bombardeado por tentações, influências externas e outros problemas/conflitos que poderão levar a que o casal se afaste e o amor diminua. Proteger o casamento deve ser a nossa prioridade número um. Como diz o velho ditado: "Mais vale prevenir do que remediar" e, por isso mesmo, não podemos esperar que o mal aconteça para, finalmente agir e tentar fazer algo pela relação; isso tem de começar mais cedo.

  • Vamos ver 5 formas de como podemos proteger as nossas relações de influências externas.

  • 1. Evitar a tendência do foco excessivo no trabalho

  • O trabalho é muito importante, pois é com ele que ganhamos o sustento para o nosso lar e o conforto que desejamos para a nossa família. O problema surge quando a nossa ambição se torna mais importante do que o bem-estar da nossa família; ou quando começamos a confundir conforto com luxo e desejamos ter mais coisas, uma casa maior, um carro top de linha. Na nossa vida provavelmente iremos passar pela escolha difícil entre uma promoção no emprego que implica mais dinheiro mas, por outro lado, irá tirar tempo precioso à família – o que vamos escolher? Muitas das discussões familiares são baseadas em dinheiro – seja quem tem pouco, mas principalmente entre aqueles que têm o suficiente para o sustento mas desejam mais e prejudicam a família.

  • Leia: Estudos comprovam: O casamento é o segredo para sua felicidade e bem-estar

  • 2. Evitar as tentações

  • A infidelidade arruína uma relação, mas nós temos o poder para negar essas tentações. Este tema lembra-me a história da Bíblia Sagrada, sobre José do Egito. Ele foi seduzido pela esposa do Faraó e, apesar de saber que ela poderia arruinar a vida dele e até mandar matá-lo, ele fugiu da frente dela e evitou cair na sedução e chantagem dela. Devemos fazer como José do Egito fez e, quando nos sentirmos tentados, nós devemos sair dessa situação. O que também devemos fazer para evitar até esse tipo de pensamento sensual é evitando ver pornografia e outro tipo de conversa ou rede social que leve a pensamentos menos virtuosos.

  • Advertisement
  • 3. Estar atento aos vícios

  • O vício do álcool e das drogas são fatores que podem destruir relações. Os vícios normalmente estão ligados à incapacidade de lidar com situações de stress, depressão ou para esqueceros problemas. Pessoas preferem beber para esquecer os seus problemas; outras usam as drogas para aliviar o stress, mas o que no fundo estão fazendo, usando estas substâncias, é evitar os problemas. Devemos aprender a lidar com os problemas e, fazendo isso, as nossas relações irão sair fortalecidas. Que esposa gosta de estar com um marido que raramente chega em casa sóbrio? O vício é como uma corrente que nos prende e impede de crescer e de ser livres; uma relação torna-se mais feliz quando está livre desses vícios.

  • 4. Cuidar de si mesmo

  • Devemos ter cuidado com os nossos corpos e isso implica manter uma dieta saudável, fazer exercício físico (e isso pode ser apenas umas caminhadas diárias). Cuidar de nós próprios também quer dizer que vamos andar com a roupa arrumada e com uma aparência limpa. A Dra. Pepper Schwartz afirma que a "atenção aos detalhes relativos à nossa saúde e aparência física tornam-nos mais atraentes para a pessoa que amamos."

  • Leia: Como gostar mais de si mesmo

  • 5. Passar mais tempo juntos

  • Esta é uma forma maravilhosa de manter uma relação viva e a chama do amor bem acesa. Como podemos nós demonstrar que amamos alguém se não passamos tempo com essa pessoa? Devemos investir mais tempo de qualidade com a pessoa que amamos. Aprendam algo juntos, riam juntos, façam passeios juntos. Quanto mais tempo o casal passa junto, então menos oportunidades irão surgir para que influências externas entrem na relação e causem dano.

  • Leia: 7 conselhos para aprender a lidar com a interferência dos sogros

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts

Website: http://minhaalmatempo.blogspot.pt/

5 formas de proteger seu casamento da intromissão de terceiros

A vida a dois já é complexa por natureza e, por isso, o casal deve saber como proteger a sua relação de influências externas e, assim, fortalecer a harmonia no seu amor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr