12 coisas que homens realmente maduros não fazem

A maturidade não vem com a idade mas, sim, com mudanças de atitudes. Existem pelo menos 12 coisas que homens maduros não fazem.

João Martins

Hugo Hofmannsthal, um escritor Austríaco, disse que “amadurecer significa separar de forma mais nítida, ligar de forma mais íntima”. Existe uma altura na vida em que os homens começam a desejar deixar a sua vida de ressacas, festas e noitadas e desejam trocar por uma vida mais responsável e calma.

15 coisas que mulheres maduras não fazem num relacionamento

Quando uma pessoa se torna mais madura é capaz de saber realmente distinguir, e separar, entre o que é bom e o que, apesar de parecer divertido e trazer algum prazer, não terá bons resultados. Vamos ver 12 coisas que homens maduros evitam fazer:

1. Eles não fazem noitadas em dias de trabalho

Seja em tempo de escola ou já trabalhando, alguém realmente maduro sabe que sair e ir para um bar ou festa na noite anterior a um dia de trabalho, ou de escola, irá prejudicar o seu rendimento no trabalho. O descanso é muito importante para a nossa saúde física e mental e as noites de sono perdidas não podem ser recuperadas. Para o nosso rendimento no trabalho estar a 100%, o descanso é essencial.

10 sinais de que você é um homem de verdade, não um moleque imaturo

Advertisement

2. Eles não olham para as suas companheiras como secundárias em relação aos seus amigos

Infelizmente há homens que colocam os amigos num patamar mais elevado do que a pessoa que amam. Homens maduros entendem que a pessoa que têm ao seu lado é uma prioridade e que é com ela que desejam passar o resto da vida. Isto, claro, não quer dizer que se vá esquecer os amigos, pelo contrário, o homem maduro será capaz de manter uma relação saudável com os amigos e, ao mesmo tempo, será capaz de passar tempo de qualidade com a sua companheira e de a ver como uma melhor amiga, com quem é capaz de falar sobre todos os assuntos, principalmente os mais íntimos.

3. Eles não irão dispensar passar tempo com a família

Homens maduros irão entender que o seu pai, mãe e até avós são importantes para ele. Ele sabe que eles não estarão sempre lá e que eles ajudaram para que ele se tornasse quem é hoje. Por isso, ele não irá trocar uma tarde que podia passar com a sua família por uma tarde sentado no sofá vendo televisão.

4. Eles não focam em agradar os outros

A generalidade dos homens (também acontece com as mulheres) irá tentar sempre agradar os amigos, isto é, irão sair com eles, mesmo que estejam cansados ou sem dinheiro, para que os amigos não fiquem olhando para ele como “aquela pessoa que nunca sai e é um chato”. Quando se fica mais maduro é capaz de entender que há momentos para descanso, momentos pessoais, e os momentos para estar com os amigos. Agradar aos outros, apenas por agradar, prejudicando a si mesmo, torna-se algo do passado e deixa de fazer sentido.

5. Eles não encaram o confronto com raiva

Homens, quando ainda jovens, são capazes de demonstrar violência, seja por ações ou de forma verbal, sempre que são contrariados ou confrontados com alguma situação que eles não gostem. Homens maduros entendem que a violência não leva a lugar nenhum e que a raiva não é boa conselheira. Eles saberão se acalmar e agir de cabeça fria.

6. Eles não fogem das situações difíceis

Homens maduros sabem que a vida não é, nem será, um mar de rosas. Eles sabem que existirão dificuldades – seja no trabalho ou nas relações – e eles as irão enfrentar e tentar ultrapassar, não fugindo delas. Eles sabem que as dificuldades nos tornam mais fortes e que servem para aprendermos.

Advertisement

7. Eles abraçam a responsabilidade

O termo “responsabilidade” assusta muita gente. À medida que a vida se torna mais complexa – com trabalho, família, vida pessoal, etc. – a responsabilidade de uma pessoa aumenta. Homens maduros abraçam a responsabilidade e são capazes de aceitá-la até quando as coisas correm mal.

Caros homens solteiros: É hora de tornar-se Homem

8. Eles não vivem para o fim de semana

Apesar de todos desejarem o merecido descanso depois de uma semana de trabalho árduo, homens maduros irão aproveitar todos os dias da semana para realizar as coisas que gostam. O trabalho pode ser muito cansativo e tem de ser feito, mas há sempre tempo para uns hobbies, ou uns momentos bem passados com a pessoa amada ou com os amigos.

9. Eles não têm um grande grupo de amigos

Homens mais jovens têm aquele grupo de amigos com quem fazem tudo. À medida que se tornam mais maduros, entendem que a vida requer mais responsabilidades e que isso implica menos tempo para brincadeiras e noitadas e mais serões bem passados com boas conversas e boa comida. Isto pode também significar que o grande grupo de amigos irá ser substituído por um grupo mais pequeno de bons amigos, com quem podem contar tanto nos bons momentos como principalmente nos maus.

10. Eles não têm medo de mostrar as suas fraquezas em frente à pessoa que amam

Os homens sofrem do preconceito de que não mostram as suas emoções e isso deixa as mulheres furiosas. Um homem maduro não tem medo de mostrar o seu lado mais sensível à pessoa que ama, principalmente porque ele sabe que é melhor mostrar o que sente do que reprimir esses sentimentos. Ele sabe que, ao fazer isso, ele e a sua amada irão ficar mais próximos e a sua relação será mais saudável.

Advertisement

10 meios de saber com certeza que você ama um bom homem

11. Eles não se assustam com a possibilidade de começar uma nova família

Nem todos desejam ter filhos ou casar, mas, homens maduros, não fogem dessa responsabilidade caso ela surja. Aliás, são até capazes de gostar da ideia de ter um pequeno ser a quem ensinar algo novo, fazer umas brincadeiras e até soltar a criança que têm dentro de si.

12. Eles não vivem no momento

Homens maduros entendem que todas as escolhas têm consequências. Apesar de não viverem obcecados com o futuro, eles sabem que é para lá que a vida caminha e, por isso, tentam fazer as melhores escolhas para que o futuro seja o mais brilhante possível – seja para si mesmo como também para as pessoas que ele ama.

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts