O que todo homem deveria saber quando sua esposa ganha mais do que ele

O que provoca o desentendimento e o mal-estar que abalam o casamento não é a mulher ganhar mais, e sim o casal não saber como lidar com isso.

Suely Buriasco

Embora isso já nem seja assim tão raro, a mulher ganhar mais, ainda é motivo de desconforto para o marido. Isso porque o sexo feminino como chefe de família foge aos padrões tradicionais da sociedade que, de forma arcaica, estabelece o homem como provedor principal.

Estudos

Segundo essa matéria um estudo da Universidade de Chicago realizado com casais de cerca de 25 anos de casados, levantou um dado alarmante: nos casos em que a mulher é a maior fonte de renda familiar é baixo o índice dos que se consideram “muito felizes”; eles são mais propensos a relatar problemas e falam mais em separação. Outro estudo feito com adultos mais jovens, casados entre 2001 e 2011, mostrou que os maridos são mais propensos a trapacear quando suas esposas ganham significantemente mais que eles. Esses resultados não são aplicáveis aos mais jovens que estão se casando agora. Mas o que fica claro é que esse tipo de união ainda é um desafio importante.

Intromissões

Segundo a psicóloga Cláudia Moraes em entrevista no site, esse é um desafio que pode ser contornado, todavia a maior dificuldade é quando o casal permite intromissões negativas da sociedade e, principalmente, das famílias de origem que possuem ideias tradicionais arraigadas e consideram que essa seja uma situação humilhante ou mal-intencionada do marido. De uma forma ou outra essas demonstrações causam grande mal-estar entre os cônjuges.

O desafio

É importante que homem e mulher compreendam as dificuldades de um e de outro para lidar com a situação, estabelecendo um relacionamento empático e respeitoso pelo qual um busque compreender o outro. Casais que conversam sobre suas dificuldades, mostram-se solidários e gentis, têm maior facilidade de enfrentar e superar essa questão. Se ambos valorizam o papel do outro na família esse desconforto gerado pela inversão do provedor tradicional é facilmente superado.

Leia: Aprendendo a se comunicar melhor: 10 dicas para ser mais assertivo

Advertisement

Planejamento

Problemas financeiros comumente abalam os relacionamentos e provocam grande mal-estar no convívio do casal. Dediquei-me a esse tema também neste livro. O grande problema é quando as cobranças surgem e se multiplicam, provocando a discórdia e os mal-entendidos. Por isso um planejamento financeiro feito a dois, baseado em muito diálogo e acordos pelos quais ambos se sintam considerados, é a melhor forma de evitar conflitos desse gênero. O ideal é que seja um planejamento escrito e que todos os itens sejam discutidos por ambos, assim ninguém se sentirá lesado nem financeiramente, tampouco emocionalmente.

A blindagem

Questões familiares dizem respeito unicamente aos cônjuges, somente os filhos, quando maiores, podem ser convidados a participar. As famílias de origem, por mais importantes que sejam, não devem participar das decisões que envolvam a dinâmica familiar. Quando o casal blinda o casamento não aceitando intromissões externas, mais facilmente mantém a harmonia familiar. Claro que um e outro podem, em algum momento, pedir conselhos às pessoas que confiam, o que não se pode aceitar é opiniões que desestabilizam a união do casal.

O que todo homem precisa entender nessa situação é que seu papel na família pode ser diferente da maioria, mas nem por isso é menor, pior ou menos valoroso. E que sempre e em qualquer situação pode desempenhar suas funções com dignidade, comprometimento e alegria.

Leia também: 10 segredos de casais de sucesso que todo casal precisa descobrir

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.