O que todo homem deveria saber quando sua esposa ganha mais do que ele

O que provoca o desentendimento e o mal-estar que abalam o casamento não é a mulher ganhar mais, e sim o casal não saber como lidar com isso.

8,304 views   |   19 shares
  • Embora isso já nem seja assim tão raro, a mulher ganhar mais, ainda é motivo de desconforto para o marido. Isso porque o sexo feminino como chefe de família foge aos padrões tradicionais da sociedade que, de forma arcaica, estabelece o homem como provedor principal.

  • Estudos

  • Segundo essa matéria um estudo da Universidade de Chicago realizado com casais de cerca de 25 anos de casados, levantou um dado alarmante: nos casos em que a mulher é a maior fonte de renda familiar é baixo o índice dos que se consideram "muito felizes"; eles são mais propensos a relatar problemas e falam mais em separação. Outro estudo feito com adultos mais jovens, casados entre 2001 e 2011, mostrou que os maridos são mais propensos a trapacear quando suas esposas ganham significantemente mais que eles. Esses resultados não são aplicáveis aos mais jovens que estão se casando agora. Mas o que fica claro é que esse tipo de união ainda é um desafio importante.

  • Intromissões

  • Segundo a psicóloga Cláudia Moraes em entrevista no site, esse é um desafio que pode ser contornado, todavia a maior dificuldade é quando o casal permite intromissões negativas da sociedade e, principalmente, das famílias de origem que possuem ideias tradicionais arraigadas e consideram que essa seja uma situação humilhante ou mal-intencionada do marido. De uma forma ou outra essas demonstrações causam grande mal-estar entre os cônjuges.

  • O desafio

  • É importante que homem e mulher compreendam as dificuldades de um e de outro para lidar com a situação, estabelecendo um relacionamento empático e respeitoso pelo qual um busque compreender o outro. Casais que conversam sobre suas dificuldades, mostram-se solidários e gentis, têm maior facilidade de enfrentar e superar essa questão. Se ambos valorizam o papel do outro na família esse desconforto gerado pela inversão do provedor tradicional é facilmente superado.

  • Leia: Aprendendo a se comunicar melhor: 10 dicas para ser mais assertivo

  • Planejamento

  • Problemas financeiros comumente abalam os relacionamentos e provocam grande mal-estar no convívio do casal. Dediquei-me a esse tema também neste livro. O grande problema é quando as cobranças surgem e se multiplicam, provocando a discórdia e os mal-entendidos. Por isso um planejamento financeiro feito a dois, baseado em muito diálogo e acordos pelos quais ambos se sintam considerados, é a melhor forma de evitar conflitos desse gênero. O ideal é que seja um planejamento escrito e que todos os itens sejam discutidos por ambos, assim ninguém se sentirá lesado nem financeiramente, tampouco emocionalmente.

  • Advertisement
  • A blindagem

  • Questões familiares dizem respeito unicamente aos cônjuges, somente os filhos, quando maiores, podem ser convidados a participar. As famílias de origem, por mais importantes que sejam, não devem participar das decisões que envolvam a dinâmica familiar. Quando o casal blinda o casamento não aceitando intromissões externas, mais facilmente mantém a harmonia familiar. Claro que um e outro podem, em algum momento, pedir conselhos às pessoas que confiam, o que não se pode aceitar é opiniões que desestabilizam a união do casal.

  • O que todo homem precisa entender nessa situação é que seu papel na família pode ser diferente da maioria, mas nem por isso é menor, pior ou menos valoroso. E que sempre e em qualquer situação pode desempenhar suas funções com dignidade, comprometimento e alegria.

  • Leia também: 10 segredos de casais de sucesso que todo casal precisa descobrir

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

O que todo homem deveria saber quando sua esposa ganha mais do que ele

O que provoca o desentendimento e o mal-estar que abalam o casamento não é a mulher ganhar mais, e sim o casal não saber como lidar com isso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr