8 perguntas que todos casais deveriam responder antes de se casarem

Casamento exige preparo e a resposta para estas perguntas podem ajudar você a começar uma relação de grande sucesso.

Suely Buriasco

Muitas pessoas gostam de falar mal do casamento, mas o fato é que a grande maioria deseja viver um bom relacionamento. Se existem dificuldades no casamento a responsabilidade não é da instituição, mas dos cônjuges que não se preparam adequadamente.

Leia: 10 passos para viver um casamento para a vida inteira

O ideal é que os noivos estejam certos do que desejam antes de se comprometerem um com o outro. Nesse sentido, baseei-me nessa matéria para formular algumas perguntas a serem respondidas pelos noivos antes do casamento. Vamos a elas:

1. Por que você me ama?

Não se trata de definir o amor, mas é preciso saber o que existe no outro que inspira esse sentimento em você e vice-versa. Se isso ficar claro agora, no futuro iluminará o caminho sempre que alguma insegurança surgir.

2. Por que você quer passar o resto da sua vida comigo?

Não basta dizer “porque amo você”, o amor é imprescindível, mas o casamento precisa de outros pilares para se sustentar, tais como a amizade e o companheirismo. Vocês devem saber dizer um ao outro o que querem compartilhar, que planos têm e como querem fazer isso juntos.

Advertisement

3. Você compreende que precisará agir para manter o romance?

Não é concebível casar achando que tudo será sempre “cor de rosa” ou “um mar de rosa”. Manter o romance depois de tempos juntos exige vontade e ação. Isso implica em dizer que ambos precisam se comprometer em dar o melhor para que a relação não perca o viço.

4. Você vai evoluir comigo?

As pessoas mudam com o tempo e seus objetivos também e esse pode ser um grande problema na vida a dois, afinal quando cada um segue uma direção diferente, dificilmente o casal consegue manter um relacionamento feliz. Então vocês precisam estar acordados, desde já, para andarem de mãos dadas, buscando um ajudar o outro a crescer juntos.

Leia: Maridos e esposas: Vocês estão evoluindo juntos ou seguindo em direções opostas?

5. Você estará comigo nos tempos difíceis?

Isso não pode ser uma simples promessa; é preciso que seja uma decisão que envolva comprometimento. Dessa forma, vocês estarão aptos a enfrentar os torvelinhos da vida procurando sempre soluções para estarem juntos. A separação não será vista nunca como uma opção.

6. Você está disposto a abrir mão de ter razão sempre?

A vida a dois exige muita renúncia, principalmente ao que diz respeito ao ego e ao orgulho. Vocês precisam estar de acordo que o mais importante não é “ganhar” uma divergência, mas ser feliz e manter a paz.

Advertisement

7. Você colocará o nosso casamento acima de qualquer coisa?

É natural querermos muito da vida, mas também o é que precisamos fazer escolhas, já que não se pode realizar ou ter tudo. Essa ânsia costuma afastar o casal que não prioriza o casamento e a família que formaram. Por isso é preciso que se esclareça, logo no início, que essa parceria será a base para tudo o que desejarem alcançar na vida.

8. Você continuará perseguindo os seus objetivos e sonhos pessoais?

Essa parceria precisa ser de tal forma ampla que corresponda a incentivar um ao outro nas realizações pessoais. A individualidade de cada cônjuge precisa ser preservada para que a pessoa possa se sentir satisfeita e inteira na vida.

Quando os noivos dedicam-se a planejar a vida a dois, definindo o que esperam um do outro, facilitam a superação de qualquer dificuldade futura.

Leia também: 7 questões essenciais para serem respondidas antes do casamento

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.