3 razões válidas para ficar atenta ao uso da maquiagem

Todo cuidado é pouco para a sua beleza. Não basta apenas escolher a melhor cor de sombra, batom ou blush, é preciso também prestar atenção nas condições dos itens e no seu conteúdo.

10,405 views   |   shares
  • Toda mulher gosta de realçar sua beleza e para isso não abre mão da maquiagem. Independente do motivo para o uso dela, toda mulher deve ficar atenta sobre o seu impacto na saúde, pois o uso diário e prolongado desses produtos também pode ter efeitos negativos, principalmente na pele sensível ou que apresenta algum problema crônico que exige atenção e tratamento constante.

  • As maquiagens contêm substâncias químicas que podem favorecer o surgimento de doenças e alergias e se estiverem vencidas são capazes de causar infecções, inchaço, dermatites de contato e até conjuntivite. A empresa Opinium Research realizou uma pesquisa que mostrou que "15% das inglesas usam maquiagem após o vencimento, sem saber, e 50% delas continuam a usar, mesmo sabendo que já estão vencidas."

  • Veja três razões válidas para você ficar atenta ao uso da maquiagem.

  • 1. Maquiagem pode causar acne

  • Será que maquiagem pode causar mesmo a acne? Sim pode, segundo o site Acne.org "um recente estudo brasileiro mostrou que 45% das mulheres tiveram dermatoses ou doenças de pele associadas ao uso de cosméticos e 14% tiveram lesões ativas de acne na pele."

  • De acordo com esse site os cosméticos que provocam a acne chamam-se acne cosmética. Essas acnes se apresentam como pequenas feridas esbranquiçadas, parecidas com "grãos", perceptíveis quando a pele está esticada, podendo também ter uma cor vermelha, são lentamente formadas ao longo do tempo.

  • Outra coisa importante, que muitas mulheres não fazem, é retirar a maquiagem à noite. Conforme ressalta Karin Adriana Helmer, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Paraná, "não tirar a maquiagem pode causar a obstrução dos poros e glândulas sebáceas do rosto, aumentando as chances do aparecimento de cravos e espinhas. O uso mais prolongado e frequente também pode aumentar a propensão para o desenvolvimento de alergias."

  • 2. Maquiagem dos olhos pode causar rugas e ressecar os cílios

  • Não remover a maquiagem dos olhos durante a noite acentua o envelhecimento precoce e, conforme a declaração de Luana Kloster, professora de estética facial e corporal do Centro de Educação Profissional Martinus, se não retirarmos a máscara dos cílios eles podem ficar ressecados e quebradiços.

  • A esteticista licenciada e especialista em acne, Daniela Ferri, explica como rugas se formam, ela diz que é "por causa da inflamação que acontece como resultado de exposição ou do ato de provocar um colapso celular de proteínas que mantém a pele para cima. Existe um efeito dominó denominado Inflamação em Cascata. Uma ruga é a pele dobrada formando uma vala onde costumava existir proteínas embaixo e que não existem mais. A inflamação interna ou externa da pele é a causa para linhas e rugas se formarem. A maquiagem contém substâncias que entopem os poros no segundo em que é aplicada, se ela ficar na pele a noite toda ocorre uma mistura do suor natural da pele com o óleo da maquiagem criando mais substâncias para entrarem nos poros. Então, por que não pode dormir com maquiagem? Porque causa irritação nos olhos, fazendo você coçá-los. Coçando-os causa inflamação e consequentemente as rugas. "

  • Advertisement
  • Experiência própria: A jornalista Anna Persglove, do jornal Daily Mail da Inglaterra, usou maquiagem de marcas internacionais de alta qualidade durante 30 dias e lavou seu rosto apenas com água e sabonete, no banho, sem retirar a maquiagem. Como resultado dessa falta de cuidado o envelhecimento da pele da jornalista se tornou visível em um curto período de tempo.

  • Leia: 7 coisas simples que as mulheres podem fazer para se sentirem mais bonitas

  • 3. Metais tóxicos de batons e brilhos labiais podem causar problemas de saúde

  • Uma matéria da CBSNews.com mostrou que "pesquisadores testaram diferentes tipos de batons populares encontrados em lojas e farmácias e descobriram níveis de metais tóxicos que podem causar problemas de saúde. "Este estudo preliminar de metal encontrado em produtos para os lábios sugere potenciais preocupações de saúde", escreveu um dos autores do novo estudo, publicado em 2 de maio no Environmental Health Perspectives, um jornal financiado pelo governo. "

  • Testes de espectrometria foram realizados para determinar o que esses produtos labiais continham e encontraram níveis detectáveis de chumbo, cádmio, cromo, alumínio e cinco outros tipos de metais nos produtos. "Somente encontrar esses metais não é um problema; o nível dos mesmos é o que importa.", disse à imprensa S. Katherine Hammond, professora de ciências de saúde ambiental da UC Berkeley e pesquisadora líder do estudo, "Alguns dos metais tóxicos estão ocorrendo em níveis elevados que podem possivelmente ter efeito a longo prazo".

  • Os pesquisadores também afirmam que "o uso de batons e brilhos labiais podem representar riscos específicos para os consumidores, porque são absorvidos e engolidos pouco a pouco durante o uso." Recomendam remover o excesso após a aplicação para diminuir a exposição e apelam para uma regulamentação mais rígida da indústria de cosméticos nos Estados Unidos.

  • O Dr. Ken Spaeth, diretor do Centro de Medicina Ocupacional e Ambiental em North Shore LIJ Health System em Great Neck, N.Y., que não estava envolvido nessa pesquisa, contou num e-mail enviado a CBSNews.com que "Como um grupo, esses metais representam uma série de riscos à saúde incluindo danos nos nervos e no cérebro, nos rins, bem como uma variedade de canceres, e que as mulheres grávidas estão em elevado risco desses metais encontrados devido aos problemas neurológicos e cognitivos que podem causar ao feto em desenvolvimento. Também é um risco para as meninas, pois seus órgãos e cérebro ainda estão em desenvolvimento. Alguns desses metais, como o chumbo, podem ser inseguros em qualquer nível."

  • Advertisement
  • Dr. Spaeth também apela para uma regulamentação mais rigorosa das indústrias, prevendo que "este não será o último estudo a encontrar toxinas em batons sem medidas mais rígidas. De uma perspectiva política de saúde pública, dever haver zero de tolerância para esses metais e outros tóxicos contaminantes em produtos de consumo e de cuidado pessoal, em particular."

  • Não basta apenas escolher a melhor cor de sombra, batom ou blush, é preciso também prestar atenção nas condições dos itens e no seu conteúdo. Geralmente, junto à embalagem vêm informações e instruções de uso que devem ser seguidas. Fique atenta e procure ajuda médica caso surja algum problema, um especialista poderá orientar o melhor tratamento, afinal você não quer perder a sua beleza, certo?

  • Leia: A transformação desta mulher prova que NÃO existe mulher feia

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Sou esposa e mãe de duas lindas filhas. Amo minha família! Gosto de ler e me informar sobre vários assuntos, de artesanato e atividades que envolvam a família e os amigos.

3 razões válidas para ficar atenta ao uso da maquiagem

Todo cuidado é pouco para a sua beleza. Não basta apenas escolher a melhor cor de sombra, batom ou blush, é preciso também prestar atenção nas condições dos itens e no seu conteúdo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr