7 questões essenciais para serem respondidas antes do casamento

Este artigo é uma proposta de avaliação para os noivos, para que ao declarem "sim" um ao outro saibam exatamente o que estão prometendo.

Suely Buriasco

O “sim” que muitos noivos pronunciam na cerimônia do casamento nem sempre é bem avaliado, afinal existe um complexo significado no que parece ser uma promessa simples. A vida a dois requer preparo para que não se transforme em palco de desentendimentos, enganos e traições.

O que se espera do casamento é a crescente união dos cônjuges, por isso, antes do “sim”, vale responder essas perguntas baseadas na matéria:

1. Você se compromete em lembrar regularmente o quanto me ama?

Com o passar do tempo as pessoas tendem a se acomodar nas demonstrações de amor, carinho e atenção. É normal que isso provoque certa insegurança, pior ainda se o cônjuge tem problemas com a autoestima. Portanto, o amor precisa ser manifestado sempre, especialmente nos momentos difíceis para lembrar aos dois o que realmente interessa a eles.

2. Você se dedicará a manter a “chama acessa”?

É preciso lembrar que a faísca precisa ser provocada para junto ao combustível acender a chama. O vigor do casamento precisa ser instigado, um casamento feliz só acontece se os cônjuges estiverem dispostos a produzir a energia que manterá a chama acesa. E isso não diz respeito apenas ao sexo, mas ao desejo e a satisfação de estarem juntos sempre.

Leia: 5 dicas para manter o vigor do casamento

Advertisement

3. Eu posso contar com o seu apoio incondicional?

Os cônjuges precisam saber que podem contar um com o outro para ajudá-los em suas necessidades, sejam elas financeiras, emocionais ou de qualquer natureza. O inesperado pode acontecer e é nos momentos de fragilidade que os cônjuges precisam estar unidos e enfrentar de mãos dadas as adversidades.

4. Será que você vai cuidar de si mesmo?

Não basta apenas cuidar do outro; é essencial cuidar de si mesmo e isso engloba muita coisa, como ter uma vida saudável: comer bem, fazer exercícios, cuidar da aparência e da saúde. É responsabilidade de cada um cuidar de si mesmo e fazer o possível para não se transformar em um fardo na vida de quem os ama.

5. Você quer ter filhos?

Os planos para a formação da família devem ser muito bem conversados. Alguns cônjuges deixam de dizer o que desejam para o futuro e acabam criando grandes conflitos de interesse. Ter filhos e quando tê-los precisa ser tratado antes, para que não venha a ser um problema depois. Claro que nem tudo acontece como planejado, mas o casal precisa se manter junto mesmo que haja mudança de planos.

6. Seremos um só?

Embora a individualidade de cada um deva ser respeitada e, mais que isso, incentivada, para que ambos sintam satisfação pessoal, a vida a dois não é pródiga se o pensamento relevante não for o “nós”. Assim, todo tipo de individualismo deve ser combatido desde o início.

Leia: Autorrealização no casamento: Individualidade x Individualismo

Advertisement

7. Você vai estar comigo até o fim?

Ninguém gosta de pensar em morte, mas esse deve ser um assunto a ser tratado, afinal, ela é uma contingência da vida. É importante que os cônjuges estejam acordados em se manter juntos em qualquer situação, tendo em mente a seriedade da promessa: “amando-se e respeitando-se por todos os dias da vida, até que a morte os separe”. E quem sabe além.

Responder juntos essas questões, certamente, será de grande importância para que os noivos tenham condições de avaliar se realmente “estão um para o outro”.

Leia Também: 8 perguntas que todos casais deveriam responder antes de se casarem

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.