7 maneiras de dizer eu te amo

Lembro-me da primeira vez que eu disse: "Eu te amo", para minha incrível esposa, Ashley.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Na época, éramos ambos estudantes universitários. Eu estava buscando coragem para dizê-lo por um longo tempo, mas por alguma razão, o pensamento de dizer isso em voz alta me fez ficar em pânico, o que me dava vontade de vomitar! Minha mente criava todos esses cenários aterrorizantes…

E se ela não disser que me ama também?

E se eu vomitar em cima dela enquanto tento falar?

E se ela rir e disser que vê em mim apenas um amigo, ou pior, um “irmão”?

Advertisement

Vivíamos no estado americano de Kentucky, então se casar com um irmão poderia ter sido tecnicamente legal. Minha avó se casou com um primo há muitos anos atrás. Sério. É uma história verídica. Nós combinamos a palavra “marido” (husband em inglês) e “primo” (cousin em inglês) e o chamávamos de “cuzband”.

E se ela esperava que eu me declarasse em uma cena perfeita que poderia rivalizar com qualquer cenário de um romance de Nicholas Sparks, e ouvi-lo no meu quarto de dormitório de faculdade a ofendesse?

E se…

Ela poderia dizer que eu estava doido, mas então ela perguntou docemente: “O que você está pensando?”

Eu tinha que dizer alguma coisa! Eu fui pego. Eu não podia mentir, então eu disse: “Eu estava pensando… Eu estava pensando… Que eu te amo.”

Advertisement

Minha voz guinchou como a de um estudante pré-púbere. Não havia nada de “suave”, mas eu tinha começado a dizer (sem vomitar), então senti que era uma vitória. Ela sorriu e disse: “Eu também te amo.”

Foi um belo momento (embora, eu duvido que você vá vê-lo recontado nos romances de Nicholas Sparks).

Ashley e eu já estamos casados há quase 15 anos. Nossa compreensão do amor tem crescido muito desde que trocamos essas palavras. Viemos a entender que o amor é muito mais do que um sentimento. É um compromisso, é uma promessa, e é uma ação.

O amor é o fundamento de todo casamento saudável. Quando você comunica o seu amor clara e consistentemente (tanto através de palavras quanto ações) ao seu cônjuge, isso tem o poder de transformar o seu relacionamento.

Aqui estão sete maneiras de dizer “eu te amo” a seu cônjuge. (Em nenhuma ordem particular)

Advertisement

1. Ouça

Nosso amor é comunicado através da nossa escuta tanto quanto através de nossas palavras. Ouvir envia uma mensagem poderosa que silenciosamente diz, “Eu te amo. Eu gosto de você. Eu respeito você, e eu valorizo o que você tem a dizer.”

2. Seja específico

É bom dizer: “Eu te amo”, mas também é importante comunicar claramente atributos específicos que você ama sobre o outro. Dizer coisas como: “Eu amo a sua criatividade. Você me ajuda a criar novos pensamentos.” Ou “Eu amo a sua compaixão. Você me estimula a ser uma pessoa melhor” Ou “Eu amo a grande mãe/pai que você é”.

3. Sirva o seu cônjuge

O egoísmo é inimigo do amor. O amor, por sua própria natureza, significa colocar as necessidades de outros à frente das próprias. Servir o seu cônjuge, seja com pequenos atos, como uma massagem nos pés ou atos maiores, é uma maneira simples de comunicar o seu amor por ele.

Leia:5 coisas que o seu casamento precisa todos os dias

4. Escreva uma carta de amor

Em nossa era digital, enviamos mensagens de texto durante todo o dia, mas quantas vezes o seu cônjuge recebeu algo escrito à mão por você? Escreva uma carta de amor para ele/ela. Isso provavelmente irá se tornar uma lembrança querida para os próximos anos.

Advertisement

5. Valorize o que o outro valoriza

Você e seu cônjuge têm personalidades diferentes, e terão interesses diferentes. Mostrar interesse por aquilo que interessa ao seu par o fará se sentir valorizado e amado. Adote um dos hobbies que o outro ama. Junte-se a ele/ela em uma causa que o apaixona. Isso vai aproximá-los muito.

Leia: 5 segredos que ótimos casais e melhores amigos têm em comum

6. Mantenha seus olhos no seu cônjuge (e não em outra pessoa)

A pessoa amada precisa ter a confiança de saber que você a ama e só a ela. Mantenha seus olhos, seus pensamentos e seu flerte com foco exclusivo em seu cônjuge.

7. Continue na conquista

Não deixe seu relacionamento no piloto automático e não pense que o amor do outro já está garantido! Continue a cortejar, conquistar, adorar, namorar, seduzir, apreciar e amar um ao outro através de todas as estações de seu casamento.

Leia: 4 maneiras de garantir que o seu cônjuge se sinta amado

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.