Como fazer da “hora de dormir” a melhor parte do dia de sua família

Na casa dos Willis, a parte menos favorita de todos é a hora de ir para a cama.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Não importa o quão maravilhoso o dia tenha sido, nossa rotina noturna de drama faz sumir o dia maravilho em um piscar de olhos. Há muitas vezes gritos, choro, pedidos e birras (e que é exatamente o que estou enfrentando)!

Tentamos quase tudo que se possa imaginar para tornar melhor essa etapa do dia, mas nada parecia funcionar.

Algumas noites atrás decidi tentar uma abordagem diferente. Percebi que tenho alimentado o tom negativo na hora de dormir, dando um monte de ordens, falando muito, mas se eu quero definir um tom mais positivo, preciso começar com palavras mais positivas.

Leia: Hora de dormir: Um presente de amor

Advertisement

Chamei a todos para uma “Reunião de Família” onde nos sentamos na sala de estar e eu disse que estaríamos fazendo algo diferente antes de deitar. Expliquei a necessidade na família de incentivarmos uns aos outros. Precisamos edificar um ao outro. Antes de dormir, iríamos para a sala e cada membro da família teria que dizer algo que eles amam e apreciam sobre todos os outros no grupo. Ofereci-me para ser o primeiro.

Seja um encorajador. O mundo já tem muitos críticos.

Eu disse algo como: “Ashley, você é a melhor esposa e mãe no mundo. Você é o coração desta casa e eu a amo muito. Cooper, você é um líder forte. Eu amo o jeito que você protege seus irmãos mais novos e ensina-lhes coisas novas. Connor, você tem um coração muito grande. Eu amo o quanto você se importa com todos. Chandler, você é muito valente. Eu amo como você sempre procura experimentar coisas novas. Chatham, você é o bebê mais bonito de todos. Você também produz uma quantidade excepcional de cocô.”

(Eu recebo uma risada garantida a partir de outros meninos com qualquer referência a “cocô”. Troquei tantas fraldas, que estou pensando em escrever um livro sobre minha vida com o título de “Limpador americano”!)

Leia: Relacionamento familiar: Aprendendo a ouvir

Advertisement

Todos se revezaram em seguida compartilhando alguns elogios e encorajamento uns aos outros. Fizemos uma oração e todos foram para a cama. Que eu me lembre foi a primeira vez em muito tempo que houve paz em vez de caos na hora de deitar. Isso me lembrou do poder de nossas palavras e lembrou-me destas instruções importantes da Bíblia:

“Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” 1 Tessalonicenses 5:11

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” Efésios 4:29

Deixe que o incentivo defina um tom positivo em sua casa (e não apenas na hora de dormir)!

Leia: 12 ferramentas para fortalecer a estrutura familiar

Advertisement

Uma tradição positiva que tivemos na hora de dormir por um longo tempo foi o tempo de histórias. Era a única vez durante todo o dia em que eu tinha plena e total atenção dos meninos, então eu tento fazer sempre que possível. Eu costumo contar aos garotos uma história com algum tipo de lição incorporada.

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.