Cuidado com os aconselhamentos matrimoniais

Ao trabalhar com casais eu e minha esposa Ashley descobrimos um princípio fundamental. Se você já recebeu ou deu algum conselho a casais, você precisa ler isso.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Um dos fatores mais importantes para determinar o sucesso ou o fracasso de um casamento é a fonte de onde o casal recebe aconselhamento matrimonial.

Em outras palavras, se vocês estão recebendo sólidos conselhos, estão mais propensos a terem um casamento sólido. Se forem conselhos ruins, a tendência é a um mau casamento (ou casamento nenhum). Aconselhamento matrimonial pode ser extremamente útil ou extremamente perigoso!

Então, como podemos dizer se o aconselhamento é bom ou ruim?

É tudo uma questão de opinião ou preferência? Eu desafio você a colocar todo o seu processo de aconselhamento (quer seja de fontes online como eu, programas de TV, livros, amigos, parentes, colegas de trabalho ou qualquer outra fonte) através da seguinte matriz para determinar o que é bom e jogar para fora o que é ruim:

Advertisement

Para determinar se o aconselhamento matrimonial recebido é saudável, faça a si mesmo estas perguntas…

1. É baseado em fato ou opinião?

Há certamente um lugar para as opiniões, mas o seu casamento é muito importante para basear-se unicamente nelas. Como cristão, eu acredito firmemente que todo casamento é mais forte quando baseado na verdade do desígnio de Deus para o amor. Eu baseio todo meu aconselhamento através do filtro da Bíblia.

Leia: 14 versículos da Bíblia que lhe ajudarão a ter um casamento melhor

2. Será que o doador deste conselho tem um casamento saudável?

Obtenha conselhos de pessoas que têm o tipo de casamento que você gostaria de ter. Sua cabeleireira pode dar conselhos sobre tudo, mas se ela já está no quinto casamento, aproveite seus conselhos sobre cabelos, mas não sobre casamentos. Nenhum casamento é perfeito, mas há uma abundância de casamentos saudáveis. Pergunte aos casais saudáveis.

Leia: 3 segredos que você está contando a seus amigos que estão destruindo seu casamento

Advertisement

3. Será que o doador deste conselho tem boas intenções em relação a mim e meu cônjuge?

Algumas pessoas em sua vida podem amá-lo, mas não se importar muito com o seu cônjuge. Então, seus conselhos nunca serão equilibrados. Os melhores conselhos virão daqueles que se preocupam com você e seu cônjuge também. Qualquer conselho que possa ajudá-lo, mas prejudicar o seu cônjuge não é um bom conselho.

4. Este conselho é realmente o melhor para o meu casamento e família?

Sobre qualquer conselho que lhe seja dado por alguém (inclusive eu), pergunte a si mesmo: “Se eu colocar isso em prática, meu casamento e minha família serão beneficiados?

“Cuidado com a fonte de seus conselhos conjugais. Se for alguém que não ama casamentos, não ama Deus, nem você e seu cônjuge, essa pessoa não dará conselhos saudáveis a você.”

Leia: Um dos melhores conselhos que você recebeu sobre casamento pode ser o pior

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.