Por mais que eu me esforce, ele não muda!

Algumas reflexões que inspiram a compreensão e a aceitação do que não se pode mudar.

Suely Buriasco

Ouço muitas mulheres reclamarem por mudanças que não acontecem e do quanto isso tem causado brigas e desentendimentos em seus relacionamentos amorosos. A expectativa pela mudança do outro gera muita frustração que, comumente, abala as relações. Por isso é tão importante a fase do namoro para que o casal se conheça melhor e analise se é mesmo com essa pessoa que deseja compartilhar a vida.

Leia: Será que ele é o cara certo?

Você não muda o outro

Só temos o poder de mudar a nós mesmos e, cá para nós, sabemos o quanto isso é difícil. Muitas mulheres, mesmo ciente disso, exigem mudanças radicais e vertiginosas de seus parceiros, que não acontecem, claro, e por isso se sentem magoadas e infelizes. Toda pessoa tem sua própria forma de agir e pensar, algumas dessas particularidades podem mudar com o tempo e o amadurecimento, todavia esse é um processo individual, lento e contínuo. Assim, querer operar mudanças no outro é total perda de tempo e energia.

Você pode influenciar a mudança

O ser humano só muda quando quer ou quando sente necessidade disso. Uma boa alternativa, pois, é demonstrar o quão interessante poderia ser essa mudança para ele mesmo e para a vida de vocês. É muito mais proveitoso colocar-se numa postura compreensiva, inspirando por palavras, mas principalmente por ações as mudanças que deseja. Se ele perceber que você busca melhorar também a si mesma, aceita as próprias fraquezas e demonstra esforço em superá-las, existe uma grande chance de influenciá-lo a fazer o mesmo.

Você não vai ganhar nada brigando

Se o seu namorado ou cônjuge se sentir pressionado, dificilmente vai reagir bem, de forma geral o ser humano não acata o que lhe é imposto. Brigas e desentendimentos farão com que ele acentue as atitudes que você não gosta, por orgulho, birra mesmo. Uma estratégia interessante é fazer exatamente o contrário, elogiar o que você gosta para que ele se sinta incentivado a receber mais elogios e, então, procure formas de agir que mereçam a sua admiração. Desde que você aja com sinceridade, o elogio é uma forma muito eficaz de persuasão.

Advertisement

Leia: Efeitos da crítica e do elogio no casamento

Sábias palavras

“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado, resignação para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra”. Esse trecho da Oração da Serenidade de São Francisco de Assis tem profundo significado.

Aceite a pessoa que você ama

Não se pode amar uma pessoa apenas por suas qualidades ou pelo que você admira nela. Ao amar alguém você, necessariamente, está aceitando um “pacote”, ou seja, tudo o que ele é: qualidades e defeitos; força e fraqueza. Compreender que existem mudanças que não acontecerão e, principalmente, que ele, mesmo amando muito você, não tem a obrigação de corresponder às suas expectativas é um grande avanço nesse processo de aceitá-lo como ele é.

No livro “Amar pode dar certo” encontrei o seguinte parágrafo: “Não existe nada nem situação alguma tão ruim que você não possa piorá-la sempre um pouco mais, assim como não existe nada tão bom que não se possa melhorar. Mudar o comportamento em uma relação é o resultado de um processo de aprendizado que vale a pena”.

Leia também: Você não pode salvar pessoas, você somente pode amá-las

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.